Especialista Responde: Dúvidas sobre Candidíase e Infecção Urinária!

Recebo muitas dúvidas sobre candidíase e infecção urinária em relação a fertilidade e a gravidez, então convidei a Dra. Adriana de Góes para uma entrevista, vale conferir:
Candidíase e infecção urinária

Dra. quais as causas da candidíase? O homem também precisa tratar?
O principal causador da candidíase vagina é o fungo Candida Albicans, que já existe em pequenas quantidades no organismo da mulher. Porém, alguns fatores como, áreas quentes e úmidas fazem com que o fungo se propague, levando-o a se reproduzir e causar sintomas.
A candidíase do homem também precisa ser tratada, e o que pode ser feito em casa é o uso de pomadas antifúngicas.

A candidíase atrapalha as tentativas de gravidez?
Não, a candidíase não deixa a mulher infértil, assim, quem tem ou quem já teve continuará podendo engravidar, ao menos que tenha outras complicações.

A infecção urinária é muito comum entre as mulheres, ela pode dificultar ou trazer algum risco à gestação?

A infecção urinária é extremamente frequente nas mulher pela própria anatomia da uretra ser muito próxima da vagina do ânus facilitando a infecção, especialmente após a relação sexual. O que é interessante para evitar, é urinar após as relações sexuais para limpar a região da uretra e diminuir a chances de infecção.
Durante a gravidez, a infecção de urina pode ser extremamente grave, por isso o primeiro episódio já deve ser tratado e a partir do segundo episódio é necessário usar antibióticos durante a gravidez e pós parto para evitar novas recidiva.
Já as infecções durante a gravidez seja urinária ou qualquer outra origem, aumenta o risco de parto prematuro, portanto é necessário ficar alerta a qualquer episódio de infecção.

Mesmo tratando, recebi alguns depoimentos de mulheres que tiveram infecções urinárias de repetição e estavam bastante aflitas, pois não sabiam o que fazer, o tratamento deve ser diferente nestes casos?
Nos casos de infecção urinária de repetição deve ser feita de profilaxia com o uso de antibióticos diários. Além disso, é muito interessante fortalecer a imunidade da mulher e orientar a criar hábitos de higiene sobretudo após a relação sexual e após funcionamento intestinal para que diminua a incidência dessas questões. Eventualmente se as infecções surgem desde criança podem estar presentes malformações no trato urinário que também podem ser corrigidas. O tratamento de pacientes com  infecções urinárias com repetição é absolutamente diferente daquele de urinária esporádica.
Quais os cuidados que a mulher pode ter para prevenir a candidíase e a infecção urinária?
A forma de prevenir a candida é evitar o uso demasiado de calça jeans; higienizar as calcinhas apenas com sabão de coco e evitar o uso de amaciante; evitar o uso de roupas molhadas por tempo prolongado; e evitar absorvente diário, pois aquece a região genital alterando o pH da vagina. A ingestão de carboidratos em excesso também podem elevar a alteração do pH vaginal e aumentar a incidência de candidíase.


Já a prevenção da infecção urinária é feita através da hidratação com água, sempre que possível higienizar a região anal após a evacuação, com água e sabão, e também é importante sempre urinar após a relação sexual, caso não haja vontade, é indicado tomar líquido e aguardar para fazer qualquer outra atividade.
                   

Autora dos livros:
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

5 comentários

  1. Penso que informação é sempre importante. Gostei de saber mais sobre o assunto!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom. Adorei saber mais sobre, são dúvidas que sempre temos.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Excelente!
    A gente tem muitas dúvidas (eu tenho) e adoro estes posts esclarecedores.
    Candidíase e infecção são bem comuns e precisam ser tratadas.

    ResponderExcluir
  4. Muito esclarecedor o post. Gostei muito das dicas de prevenção e não sabia da questão de urinar após a relação.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  5. Excelente o post. Já tive infecção urinária duas vezes e tive que fazer tratamento com antibiótico por duas semanas. Infecção urinária é péssimo.

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.