Polêmicas Maternas: Dia das Mães x Dia da Família !

Hoje existe um movimento, principalmente pressionando as escolas a trocar as comemorações de Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Avós, ..., pelo Dia da Família. Bom, como quem me acompanhar sabe, eu não curto muito polêmicas, mas gosta de falar um pouco sobre a minha experiência e trocar ideias, pois acredito sempre que cada pessoa tem um visão, suas vivências, suas crenças, seu conhecimento, enfim, vamos a mais um assunto materno polêmico e convido você para expor um pouquinho sobre isso.
Imagem arquivo pessoal Comemoração de Dia das Mães


Eu confesso, amo demais cada dia de comemoração especial que já tive desde a creche com a Gi, mas também entendo que existem crianças sem mãe ou pai, ou mesmo só mães ou só pais. Eu acho que a cultura brasileira ainda tem muita dificuldade de aceitar a nova formações de família e acolher quem é diferente, com certeza. A única coisa que eu não concordo, é que tudo se radicaliza hoje em dia, ou serve ou não serve, ou é A ou é B, ou você é contra ou é favor, ou você ama ou detesta, sempre tem um batalhão de julgares, principalmente em redes sociais, se vc não amamentou, se não teve parto humanizado, se trabalha fora, tudo é motivo para o pilotão "menas" mãe. Gente, vamos pensar no sentimento de todos, vamos acolher, vamos repartir, vamos trocar, vamos nos ajudar, vamos nos colocar um pouco no lugar do outro.

Em relação a celebração do Dia das Mães e das demais datas familiares, eu sinceramente não acho que a solução seja abolir tudo, até porque não é só a escola, teria que ser abolido no comércio, na mídia, no calendário, em algumas religiões. Porque não agregar então Dia das Mães e da Família, Dia dos Pais e da Família, agregar?! Eu cresci numa família de pais separados, desde meus 7 anos, e nem todas as vezes tive meu pai e minha mãe nas comemorações, não me sentia excluída, não cresci traumatizada, a minha mãe, minha tia ou a minha avó iam representando ele ou ela, e mesmo naquela época não via olhares discriminadores ou de pena, me sentia parte daquele dia especial. 

Na escola da minha filha, um dos principais valores é o acolhimento, rede Salesiana católica, mas o que eu gosto é que a religião é focada nos valores humanos. Desde a 1a comemoração vemos pais, avós, tias, irmãos mais velhos na comemoração de Dia das Mães, mães, avós, tios, irmãos na comemoração de Dia dos Pais. E isso é natural, você percebe que as crianças não estão se sentindo excluídas, e não excluem os coleguinhas, elas se sentem parte, entendem que as famílias são diferentes, que tem "pãe", que tem "papai e papai", que tem "mamãe e mamãe", que tem "tãe" (tia(o) mãe/pai), que tem vó/vô que são como mãe e pai.

Então meus amores, a ideia é aqui não é para eu dizer que o certo é isso ou aquilo, eu só quero causar um pouco de reflexão, não é tão melhor quando a gente deixa um pouco essa coisa de certo e errado, relaxa e aproveitamos todos juntos?!
As crianças dessa nova geração estão crescendo tão mais sem preconceitos, mais abertas, vamos aprender com eles, vamos tentar juntar e não dividir!

Um grande beijo e um lindo Dia das Mães para todas as mamães, futuras mamães, "pães", "tães", "vães"! 

Como sempre dizia minha vó, que também considero minha segunda mãe, "mãe é quem cria, quem dá amor, quem tem sentimento materno, independente do sangue ou título familiar!", sábia Dona Irma, sempre me ensinando!

#amordemãe #maisamor #pense #chuvadeamor


bj no coração,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

3 comentários

  1. Achei esse matéria hoje e também achei bem legal a ideia, uma outra forma de acolher :D

    "Escola troca Dia dos Pais e Mães pelo dia do ‘Quem Cuida de Mim'
    Cada vez mais escolas no Brasil e no mundo estão levando o acolhimento e o respeito à diversidade para o dia a dia dos alunos. Esse é o caso da escola Estadual Professor Alvino Bittencourt, localizada na Chácara Califórnia, na cidade de São Paulo.

    Há três anos a instituição não organiza mais festas comemorativas do Dia das Mães ou Dia dos Pais. Em vez da celebração tradicional, a escola criou em seu calendário dois dias anuais especial para homenagear "Quem cuida de mim".

    A ideia com o novo tema é acolher as diferentes constituições familiares. “Percebíamos que com a chegada das tradicionais celebrações familiares aqueles alunos que não têm mais mãe ou pai ou que não podem conviver com eles ficavam muito tristes por não ter nenhum dos dois ali na plateia. Então trocamos para o Dia de Quem Cuida de Mim e todos se sentem integrados, as crianças estão mais confiantes”, conta a vice-diretora Simone Lopes Guidorizzi.

    O "Dia de Quem Cuida" é uma festa aberta a todos, pais e mães, avós, avôs, irmãs, irmãos, tios, tias ou quem a criança desejar convidar."
    Fonte: https://catraquinha.catracalivre.com.br/geral/aprender/indicacao/escola-troca-dia-dos-pais-e-das-maes-pelo-quem-cuida-de-mim/

    Muito legal!
    Alê

    ResponderExcluir
  2. E verdade as crianças não veem maldadd nem preconceito. Por aqui também é a mesma forma. Dia da família.

    ResponderExcluir
  3. Ale a escola do Gui desde o ano passado tirou a festinha doa dia das mães e doa paia e fez um passeio (dia num sítio) para a festa da família, fiquei bem triste e acho que muito não participaram tbm pq o valor era alto para ir ao passeio, e já a festa na escola o valor era mais baixo e nem sempre cobrado (só para o presente), acho que deveria ter comemoração em cada dia, pois mesmo quando não se tem o pai ou a mãe a criança tem alguém que faz o papel e essa pessoa tbm merece comemorar.


    Bjs Mi Gobbato

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.