Saúde Criança: Projeto incentiva a produção de conteúdos!

SIKANA, PLATAFORMA QUE BUSCA CONSCIENTIZAR E INSPIRAR PESSOAS POR MEIO DE CONTEÚDOS  AUDIOVISUAIS, CHEGA AO BRASIL!


O projeto sem fins lucrativos conecta cineastas, pedagogos e demais especialistas com objetivo de disseminar e celebrar histórias, soluções e ideias positivas capazes de inspirar a transformação 

A Sikana, organização não governamental, foi criada na França em 2012 e, atualmente, também conta com escritórios na China, na Índia, em Mali e no Brasil, no Rio de Janeiro. Os fundadores da Sikana reforçam que a plataforma é uma fonte de inspiração e aprendizagem global com conteúdos em tornos de temáticas fundamentais como alimentação, mobilidade, habitação, saúde, energias renováveis, cultura e artes. Para produzir seus conteúdos, a ONG vai ao encontro dos projetos e figuras mais inspiradoras ao redor do globo e que constroem um mundo mais humano e ecológico. Como resultado, histórias e conhecimentos associados são compartilhados em vídeos disponibilizados na plataforma www.sikana.ong, além do youtube e outras meios similares, de forma gratuita.

De maneira muito habilidosa e pedagógica, a Sikana traduz estes “saberes” e estas “sabedorias” de forma humanizada, apresentando personagens e experiências reais com os quais cada um pode se identificar. Para facilitar a disseminação e o uso global dessas histórias locais, a Sikana traduz todos os seus conteúdos em varias línguas com apoio de uma rede de voluntários colaborando direitamente na plataforma. Até hoje, a Sikana juntou mais de 220 especialistas (entre cineastas, pedagogos, entre outros profissionais pertinentes aos temas trabalhados), cerca de 2 mil voluntários e 30 ONGs ao redor do mundo. A organização também contou com o apoio de mais de 10 empresas privadas de diversos setores entre as quais a Decathlon e a Granado.  

O que junta essa comunidade é a convicção que ao mostrar atitudes proativas e positivas podemos mudar e inspirar novas iniciativas de transformação e vida consciente.
  
Recentemente, a Sikana foi ao encontro de Alexandre Pretão que fundou o Favela Surf Club com dois outros amigos na praia do Arpoador. Há 25 anos, o grupo de amigos da acesso ao surf para centenas de crianças da comunidade do Cantagalo, permitindo a elas saírem do dia a dia da violência e, com isso, ganhando novas perspetivas com antigos alunos. Muitos conseguiram empregos no setor e Anderson Picachu, por exemplo, se tornou campeão carioca de surf. Por seu destaque, ele também contribuiu com a parte pedagógica do programa Sikana. “Quando a Sikana foi nos encontrar, ficamos surpresos e, logo depois, a nossa iniciativa ganhou muita evidência. Era nosso sonho ver o projeto reproduzido no Brasil inteiro” conta Alexandre Pretão.

Hoje, a Sikana disponibiliza mais de 2.300 vídeos e conquistou mais de 115 milhões de visualizações de seus vídeos na plataforma.


Para poder seguir com seu trabalho, a Sikana está precisando do apoio de todas as forças da sociedade. Agora, a Sikana está trabalhando com a Saúde Criança num projeto que fala sobre os cuidados e a higiene dos bêbes. Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.sikana.ong

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.