Preparo Pré-Concepsional para Gravidez!

É importante que o casal se prepare para a tão desejada gravidez. Esse preparo não só aumentará as chances de engravidar, mas também diminuirá o risco de complicações tanto para mãe como para o feto. Algumas recomendações:

Peso e nutrição


É essencial uma dieta balanceada e saudável. Estar acima ou abaixo do peso pode comprometer a ovulação, reduzir as chances de engravidar aumentar as complicações gravídicas e riscos associados aos procedimentos cirúrgicos. Se o índice de massa corpórea está acima de 30, é necessário um programa para perda de peso envolvendo dieta e exercícios. Mulheres obesas demoram mais engravidar e são de alto risco para abortamento. Se o índice de massa corpórea for menor que 20 então pode ser necessário um programa alimentar para corrigir esse índice. É importante saber que apenas o retorno ao peso ideal pode restabelecer as ovulações e a fertilidade.

Mudanças no estilo de vida

· Parar de fumar, se for difícil diminuir o possível. O fumo é nocivo para os ovários. Mulheres que fumam reduzem suas chances de engravidar em aproximadamente 40% quando comparadas a não fumantes. O fumo reduz a implantação e as taxas de gravidez. Também adversamente afeta as taxas de nascimentos vivos, equiparando as taxas de mulheres 10 anos mais velhas. Além do que, fumantes estão mais associadas a menores taxas de natalidade e maiores de parto prematuro.

· Reduzir ou eliminar o consumo de álcool, que pode afetar as ovulações. Adicionalmente, existem evidências sugerindo ser nocivo para o feto, incluíndo aumento das taxas de abortamento, crescimento restrito, prematuridade e retardo de crescimento. Além do mais o excesso de álcool está associado com anormalidades fetais como a “síndrome alcoólica fetal”.

· Não usar drogas para laser como maconha, cocaína, etc... Ou drogas antidepressivas. O uso de maconha antes do tratamento de FIV está associado com redução do número de óvulos coletados.

· Auto-exame das mamas. O câncer de mama é raro em mulheres jovens. Entretanto, os altos níveis de estradiol e progesterona produzidos pelos ovários devido a estimulação, poderiam estimular o crescimento de um câncer pré-existente.

INVESTIGAÇÃO CLÍNICA

  • Examinar imunidade para rubéola, que expõem a criança ao risco de cegueira, surdez e retardo mental. Para mulheres susceptíveis a rubéola deve ser oferecida a vacina antes da gravidez.
  • Exame de colpocitologia oncológica (Papanicolaou).
  • Examinar os níveis de pressão arterial.
  • Hemograma (anemias).
  • Glicemia (diabetes).
  • Proteinúrias (doença renal).
  • Infecções genitais ou urinárias (na maioria das vezes assintomáticas).
  • Saúde odontológica.
  • Se houver história familiar, alguns exames genéticos.

RISCOS PROFISSIONAIS

Algumas profissões podem reduzir a fertilidade tanto no homem como na mulher tais como, padeiro, motoristas, soldador, radiologista ou radioterapeuta, agricultures e carpinteiros. A exposição ao calor, raios-X, pesticídas químicos, solventes, etc... Podem contribuir para infertilidade.

ÁCIDO FÓLICO

A administração do ácido fólico é recomendada para mulheres que estejam expostas a gravidez usem o ácido fólico (2 – 5mg) até 12 semanas. Isto diminui o risco de defeitos do tubo neural tais como spina bífida (não fechamento da coluna vertebral), anencefalia (ausência de cérebro) e hidrocefalia (acúmulo de líquido no crânio). A dose deve ser de 5mg para mulheres com antecedente de criança com defeito no tubo neural e mulheres epiléticas em uso de medicação anti-convulsivante.Existem alimentos ricos em ácido fólico que poderiam substituir os comprimidos como, espinafre, ervilha, flocos de milho e laranja.

CONSELHOS AO HOMEM

  • Usar roupas confortáveis, cuécas e calças.
  • Evitar banhos quentes e banheiras.
  • Parar de fumar e beber. Homens que fumam e bebem muito parecem ter menor motilidade espermática e maior proporção de espermatozóides anormais.
  • Se estiver com sobrepeso, deve ser aconselhado a perder.
  • Evitar exposição aos agentes químicos, radiação, etc...

Fonte: http://www.clinicadereproducaohumana.com.br
Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger