Depois da gravidez Bebê, mamadas, choro... Como cuidar de si!

Por Michelle Veronese

Você se olha no espelho e.... não se reconhece! O cabelo está diferente, a pele mudou, os seios andam cada dia mais inchados e o peso ainda não voltou ao normal. As roupas da gravidez não servem mais e as outras continuam pra lá de apertadas. Ai, ser mãe tem um preço alto para a aparência. Mas sossegue, porque toda mulher passa por isso – e, com alguns cuidados, dá para encarar esse período com muita tranqüilidade.

Nas primeiras semanas após o parto, o bebê vai exigir cada minuto da sua atenção – e irá berrar alto quando não conseguir. O pequeno quer mamar a todo instante. Depois, dorme, acorda, chora. É assim o tempo inteiro, não tem para onde correr. “Daí, é absolutamente normal a mulher se descuidar um pouco nesse período, até porque o sono da criança ainda não é regular”, conta a psicóloga Fátima Bortoletti, da Universidade Federal de São Paulo.

Portanto, espere. Depois de algumas semanas, o pequeno passará a comer e dormir em horários mais ou menos regulares – e as mamães, obviamente, ganham mais um tempinho para elas. Nessas horas, porém, nada de aproveitar o sono da criança para se atolar em outras tarefas. “Muitas mulheres, em vez de descansar, aproveitam para se ocupar da casa e da família. Com isso, acabam se esquecendo delas mesmas também nessa fase”, explica a psicóloga Angélica Capellari, da Universidade Metodista de São Paulo. Essa ânsia de querer fazer tudo, nem precisa dizer, causa um desgaste gigantesco. E, segundo a especialista, lá na frente pode abrir brecha para vários problemas, inclusive a sabotagem da própria auto-estima.

É fato. Cansaço, irritação e angústia dão as caras quando a mamãe está sobrecarregada. E, sem ela perceber, vai se sentindo desanimada e pra baixo. “Essa pressão diária faz a mulher pensar que não dá conta de tudo e, com o tempo, ela fica insatisfeita consigo mesma”, explica Angélica. Esse pode ser o primeiro passo para a temida depressão pós-parto. “O problema é sério e muitas vezes está relacionado à pressão de ser mãe, mulher e profissional”, alerta Fátima.

Portanto, é bom ir com calma e não se cobrar tanto. “Assim que chegar da maternidade, comece fazendo pequenas pausas no seu papel de mãe e mulher”, sugere Angélica. Por exemplo, se o bebê dormiu e você está exausta, nada de lavar roupinhas, organizar a casa, fazer comida. Esse é o melhor momento para repousar. Peça também para o pai ou outra pessoa olhar a criança e aproveite os minutos de folga para cuidar de você. Aliás, pedir ajuda – seja do companheiro, da família, da empregada ou de uma amiga – é essencial. “É um reconhecimento de que você não é uma super-mulher e que também tem limites”, conta Fátima.

Se estiver muito cansada, controle as visitas. Acredite, ter a casa cheia de gente é um desgaste para a mãe e o bebê – sem falar que você vai perder justamente aqueles minutinhos que poderia dedicar a si mesma. E, por fim, olhe-se no espelho sem neuras. Não se sinta culpada porque decidiu cuidar do corpo, da pele, dos cabelos. Afinal, antes de ser mãe, você é mulher. E se estiver bem consigo mesma, vai cuidar ainda melhor do seu bebê.

Fonte: bebe.com.br

3 comentários

  1. Oi moça! obrigada pelo selinho! (antes tarde do que nunca pra agradecer hein?? hehehe)
    Super útil esse teu cantinho! adorei as informações!

    bjs

    Dri

    ResponderExcluir
  2. Otima dicas Alê....
    Bom p gente para deixar programado quando ganhar...

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Alê...como sempre com ótimas dicas!!
    Adorei!!
    Ai...quando tiver meu baby,não quero deixar a minha aparencia de lado não!!Já pensou??As visitas eu aqui com a maior cara de ´´defunto´´!!
    Aff..;ninguem merece!!kkk

    Bjs

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.