Cólicas nos bebês!

Escrito por Pablo Zevallos


Bebês com cólicas. As cólicas nos bebês são um tipo de dor abdominal inofensiva, que, em geral, começa aproximadamente nas 2-4 semanas de vida do bebê e que desaparecem até os 3 meses de idade. O bebê terá acessos de dor quando grita e encolhe as pernas até o abdômen. Aparecem diariamente ao entardeder e duram de três a quatro horas. Desaparecem espontaneamente.


Cólicas em bebês são normais e atingem 90% dos recém-nascidos. E não estão associadas a nenhuma doença. São um mero problema fisiológico, comum em recém-nascidos, que têm um sistema digestivo ainda imaturo, até por falta de experiência. Quando o bebê mama, os intestinos contraem e relaxam, provocando as cólicas. Também há estudos que relacionam as cólicas à alimentação da mãe. E ainda é possível que o bebê não esteja sugando corretamente o peito e engolindo muito ar durante a amamentação.


Causas das cólicas nos bebês
São de origem desconhecida. Alguns especialistas dizem que se deve a um espasmo dos intestinos, ainda que não existam provas disso.


Tratamento das cólicas nos bebês
Não se administra medicamentos. Pode-se tranquilizar o bebê com algumas pancadinhas rítmicas e leves nas costas, virando-o sobre o estômago no seu colo, com uma massagem, ou simplesmente ninando-o e balançando-o. O movimento relaxa as paredes intestinais e os acalma.


Existe um estudo que mostra que a cólica diminui em 80% quando a mãe deixa de ingerir leite animal, incluindo aí manteiga, queijo e iogurte, trocando pelos similares feitos à base de soja.


Fonte: Guia Infantil

7 comentários

  1. oi Alê,tudo bem?passei para uma visitinha e vi este post,meu bebê fez 3 meses semana passada e ainda muita cólica,também esta pesando 4500 e nasceu com 3k,a pediatra disse para complementar com nan,o que faço alguma dica?beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê!!!! Muito obrigada pelo recadinho no meu blog!! O seu é muito bacana também, cheio de enfeites e mimos!! Mulherada adooora isso! Eu tentei pôr um template assim no meu, mas você acredita que o Blogger desconfigurou tudo e eu perdi todas minhas imagens que tinha nas colunas? Maior raiva!! Agora tô em "manutenção".. rss
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi miga, nossa, eu sofri muito com as cólicas da Flávia e do Rafael, ouvi dizer que o uso do cueiro pode ajudar a evitar as cólicas...
    O seu blog tá lindo, parabéns.
    Tem selinho pra vc no nosso cantinho. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais, o pediatra acha q ele não está engordando o suficiente?
    O Nan vai dar mais cólicas, se ele está engordando talvez não seja uma boa complementar.
    bjs,
    Alê

    ResponderExcluir
  5. Oi Renata, q bom q gostou.
    Pois é, até a gente pegar o jeito pode acontecer dessas mesmo. Uma coisa q tem cuidar é q tem templates pra 2 e 3 colunas, aí se vc coloca o errado acontece isso mesmo.

    bjs,
    Alê

    ResponderExcluir
  6. Oi Thatícca, como usar os cueiros nesse caso? Não conheço essa dica, coloca aqui?

    Selinho, oba, vou lá ver, obrigada.
    bjss

    ResponderExcluir
  7. Passando pra retribuir a visita...

    nossa eu passei um cortado com a filhota, teve cólica até os 2 meses e 22 dias...

    chorava todo santo dia das 17:00 até as 22:00 hs, parece q tinha um relógio informando a hora de começar e parar...

    abraços cheirosos e obrigada por estar participando da promoção

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.