Dicas para preparar o quarto do bebê em uma semana!

É possível montá-lo em apenas 7 dias. Foi o que nós fizemos, com a consultoria da designer de interiores Aly Simonetti

Malu Vergueiro


O primeiro passo é definir a cor do quarto. Segundo Aly Simonetti, designer de interiores, essa é uma escolha bem pessoal, que obrigará o casal a pensar no resto da decoração e a combinar quais serão os tons e o estilo do quarto. "Neste procurei fugir dos papéis de parede e optei pela combinação do azul com o marrom, no tom de chocolate, o que permite a leveza que aparece nos móveis e objetos", diz.


Pintura
Pressa não significa necessariamente paredes lisas. Uma idéia original pode ser mais rápida do que parece. A pintura realizada neste quarto, por exemplo, foi feita em quatro horas pela artista plástica Ana Luiza de Paula. Quem quiser pode se aventurar sozinho em casa, usando as dicas dela. Para as listras saírem na medida certa, use fita crepe.

Objetos para decoração
Bichinhos, livros, caixas e outros enfeites podem ser comprados e levados para casa na hora. Junte todos e escolha os que combinam mais com as cores e o estilo do futuro quarto. Às vezes, compensa gastar mais em um objeto especial, que fará toda a diferença na decoração, e usar o restante para reforçar a idéia.

Estante
Os modelos disponíveis no mercado para pronta entrega são muitos. Existe, por exemplo, a de estilo escada, usada nesse quarto, que não requer furos na parede.
Outra sugestão é armar a estante usando prateleiras de madeira, vendidas em lojas especializadas. Geralmente, o material vem com todas as instruções necessárias para a montagem e não exige muita habilidade.

Trocador
Quase sempre ele é vendido por encomenda, mas a maioria das lojas de móveis infantis possui modelos para pronta entrega. Se as opções forem poucas, prefira os modelos básicos e retos para ter mais chance de combinar com o resto da decoração. Veja se a altura é adequada ao seu tamanho, para evitar futuras dores nas costas. Lembre-se de ter um lugar para o kit higiênico. Se o trocador for pequeno, providencie uma pequena prateleira para colocar acima dele.

Geralmente é possível comprar kits prontos. Aqueles feitos de vime branco, por exemplo, estão presentes em quase todas as lojas de artigos para bebê. Mas você pode montar uma versão mais adequada à sua decoração. Em lojas de artigos para casa, você encontra uma infinidade de modelos de garrafa térmica e potes. Aí é só garimpar.

Luminária
É aconselhável que o ambiente tenha luz indireta, por isso é bom optar por uma lâmpada fraca. "Escolhi colocar a luminária ao lado da poltrona para criar um cantinho aconchegante", diz Aly. Os preços variam bastante conforme o modelo, mas nada impede que você use uma peça que já tem em casa: solução rápida e econômica.

Poltrona
Muitas lojas têm versões para serem levadas na hora. Prefira as básicas que depois possam migrar para outros cômodos da casa. O melhor é decidir-se por tecidos fáceis de limpar, como o couro sintético. A poltrona pode ser de uma cor só – nesse caso, uma almofada nos tons do resto do quarto incorpora a cadeira na decoração –, mas modelos estampados também são encontrados com facilidade.

Berço
Aqui valem os mesmos conselhos para a compra do trocador: escolher modelos básicos, retos e disponíveis para pronta entrega. Ter rodinhas no pé, alturas diferentes para o colchão e uma lateral que abaixa são opções bem-vindas e práticas. No caso de comprar móveis de laca branca, lembre-se de que existem as versões brilhante e fosca, e a produção ficará mais interessante se todo o mobiliário seguir a mesma linha.

Tecidos
O mais comum é mandar fazer colchas, kit de protetores de berço, colchonete para trocador e almofadas sob encomenda, mas há boas variedades de modelos prontos para a venda imediata, em diversas estampas, cores e tecidos. É onde podem entrar cores novas que combinem com os tons da parede.

Tapete
Fique de olho nas cores do quarto na hora de escolher o tapete, encontrado para venda imediata em uma variedade enorme de cores, tecidos e formatos. Uma boa dica são os materiais antialérgicos e fáceis de lavar. "Detalhe que pode fazer a diferença no resultado final da decoração, o tapete proporciona a sensação de aconchego no ambiente", diz Ali.

Cortina
Uma boa cortina de algodão branco é fácil de lavar e deixa o quarto do bebê bonito e com uma luz tênue. Algumas lojas especializadas em construção e decoração possuem kits prontos para você montar a cortina de forma prática, incluindo varões e argolinhas. Outras disponibilizam corte de tecidos do tamanho que você quiser, na hora da compra.

Cronograma de decoração
Segunda
Definir a cor das paredes e sair para comprar a colcha e as almofadas.

Terça
Escolher as tintas e pintar o quarto.

Quarta
Providenciar os móveis.

Quinta
Comprar a cortina, os tapetes e a luminária.

Sexta
Selecionar os enfeites.

Sábado
Receber e arrumar os móveis.

Domingo
Cuidar dos últimos detalhes

Fonte: Revista Crescer
Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger