Obstrução nas trompas (obstrução tubária), quais os tratamentos?!

O bom funcionamento das trompas de Falópio é fundamental para se conseguir engravidar. Cerca de 15% dos problemas de fertilidade feminina são atribuídos a problemas com as trompas. Se as trompas estiverem obstruídas (ocluídas), o transporte do óvulo e dos espermatozóides deixa de ser possível.


A causa mais comum das anomalias das trompas e da presença de tecido cicatricial na pélvis é uma infecção ascendente vinda da vagina, que se estende pelo útero até às trompas e à cavidade abdominal.




Se a trompa se encontrar totalmente obstruída na sua extremidade (mais próxima do ovário), poderá estar cheia de líquido. Este fenômeno designa-se por hidrossalpinge. A trompa não funciona corretamente e a mucosa e o tecido muscular circundante apresentam-se também, frequentemente, danificados. Alguns casos, apenas as fímbrias digitiformes que recolhem o óvulo estão deformadas, mas o resto da trompa encontra se desobstruída.

Sintomas

A presença de anticorpos contra a clamídia no sangue de uma mulher constitui um indício de possíveis problemas com as trompas. As obstruções ou oclusões das trompas podem ser detectadas com a ajuda de uma histerossalpingografia (HSG) ou de uma laparoscopia com exame das trompas.

Causas


Nas mulheres, a oclusão poder resultar de, entre outros factores:

  • Doenças sexualmente transmissíveis (DST)
  • Endometriose
  • Infecção pélvica (doença inflamatória pélvica – DIP)
  • Tecido cicatricial resultante de cirurgia abdominal
  • Anomalias congénitas
  • Mioma/fibromas

Diagnóstico

O diagnóstico é feito através do exame de histerossalpingografia.

Tratamentos


Se apenas uma das trompas se encontrar ocluída, os médicos podem receitar medicamentos estimulantes da ovulação para aumentar a produção de óvulos durante cada ciclo e, deste modo, maximizar as probabilidades de fertilização.


Dependendo da localização, da gravidade e da causa da oclusão, uma operação (microcirurgia) pode, em certos casos, restabelecer o normal funcionamento das trompas. É importante lembrar que a resolução do problema de obstrução nem sempre resolve o problema de fertilidade. Muitas mulheres que se submetem a uma cirurgia às trompas de Falópio têm, ainda assim, de recorrer posteriormente à fertilização in vitro (FIV).
Se as trompas estiverem muito deformadas (espessas e rígidas) e as pregas da mucosa já não forem visíveis, é pouco provável que a microcirurgia seja uma opção viável.  Neste caso, o casal deverá iniciar imediatamente a FIV. No procedimento de FIV, as trompas e eventuais obstruções são irrelevantes porque os óvulos são extraídos dos ovários e fertilizados fora do corpo (in vitro), sendo os embriões transferidos para o útero. Graças ao crescente sucesso da FIV, o número de operações destinadas a restabelecer o normal funcionamento das trompas de Falópio diminuiu drasticamente.

Fonte: http://www.fertilidadeumaviagem.com

Há vários tipos de cirurgia para corrigir bloqueios nas tubas de Falópio. O tipo específico de cirurgia que o seu médico fará dependerá da localização e extensão do bloqueio da tuba de Falópio.

Alguns procedimentos tubários podem ser realizados usando técnicas microcirúrgicas, durante cirurgia abdominal aberta ou usando laparoscopia através de uma pequena incisão. O cirurgião deve ter treino especial e perícia em técnicas de microcirurgia e/ou laparoscopia.

Abaixo, os procedimentos mais comuns:
* Re-anastomose tubária caracteristicamente é usada para reverter uma obstrução tubária ou para reparar uma porção da tuba de Falópio danificada pela doença. Esse procedimento geralmente é realizado durante laparotomia.

* Salpingectomia, ou remoção de parte da tuba de Falópio, é feita para melhorar o índice de sucesso da fertilização in vitro (FIV), quando a tuba desenvolveu uma acumulação de fluido (hidro-salpinge).

* Fimbrioplastia pode ser realizada quando a parte da tuba mais próxima do ovário é parcialmente ou totalmente bloqueada. Esse procedimento permite reconstruir as extremidades com franjas das tubas de Falópio.

* Para um bloqueio tubário próximo do útero (oclusão proximal), um procedimento não-cirúrgico chamado de cateterização tubária selectiva é o tratamento de primeira escolha. Usando-se fluoroscopia ou histeroscopia para guiar os instrumentos, o médico insere um cateter através do colo e do útero até ao interior da tuba de Falópio.

Fonte: Site Fertility.com

7 comentários

  1. Acho que há muito tempo não se usa mais o termo trompa de Falópio e sim tuba/trompa uterina.

    Bjsssssssss

    ResponderExcluir
  2. temtratamento com medicamentos sim antiflamatórios é demorado 1 ano mais o menos vc se tratar eu sou umas delas que estou me tratando com medicamentos. e vitaminas dada por médico doutor tarozo ele é especialista de tudo. depende do caso de cada um mais é só correr atraz de um médico bom.

    ResponderExcluir
  3. Oi querida, como te questionei no meu outro blog: qual medicamentos vc está tomando? q tipo de obstrução vc tem? qual o médico q vc está se tratando?
    Sinceramente nunca vi uma solução com medicamentos para uma obstrução total, se vc tem uma inflamação o correto é tratar com medicamentos.
    bj,

    ResponderExcluir
  4. O problema é achar um médico disposto a isso! Acho que nem existe mais,todos só falam de Fiv, muito triste isso. ..😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É complicado mesmo Renata, como as chances não são muito altas, já existem poucos médicos que se propõe a tentar uma desobstrução.

      Excluir
  5. descobri q tenho tubas de sinais de obstruçao a nivel da porçao ampular bilateral. ou seja nao posso ter filhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais, é preciso uma avaliação médica, nem sempre as obstruções são definitivas, talvez seja possível tratar.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.