A mamãe sabe da importância do amamentar seu filho e o bebê sabe sugar. O problema está em juntar esses dois atos, principalmente quando o pequeno chora de fome. Quanto mais o bebê chora, mais a mamãe fica nervosa e mais difícil é amamentar.
Amamentação é um ato que deve ser aprendido, explica a fonoaudióloga Jamile Elias. A profissional dá dicas importantes para facilitar a amamentação e evitar problemas comuns nesta fase de vida.
A primeira delas é procurar um lugar tranqüilo para amamentar, onde mamãe e bebê possam se curtir ao máximo. A posição ideal para uma melhor amamentação é aquela em que o bebê abocanhe toda aréola do seio da mamãe. A posição normalmente mais fácil de fazer isso é aquela em que o bebê fica barriga com barriga com a mamãe, em que a cabecinha fica acomodada na volta de dentro do cotovelo da mamãe, facilitando também o contato olho a olho de mãe e bebê.
Se seu bebê já acorda berrando de fome, tente acordá-lo um pouco antes para que não chore de fome, dificultando a pega. O bebê estará mais calmo, abocanhará a aréola e nem mamãe e nem bebê ficarão estressados na hora da amamentação.
Segredinhos - Caso o bebê tenha o hábito de acordar com fome logo depois de ter mamado, como se não tivesse "comido", as mamães podem fazer o seguinte. Antes de dar o peito, esvazie-o um pouco para retirar o leite anterior que é constituído basicamente por água.
“É esse leite que mata a sede do bebê, por isso que um bebê amamentado somente no peito não precisa nem de água. Depois de esvaziado, o leite que ficará no peito será o posterior que contém mais gordura, matando mais a fome do bebê e o saciando melhor, oferecendo a ele um maior tempo de sono”, conta Jamile Elias.
Outro erro comum que não sacia a fome do bebê é mudar de peito sem esvaziar o primeiro completamente. Fazendo isso, o bebê toma todo o leite anterior de um peito e do outro peito. Quem não fica de barriga cheia depois de beber um monte de água? Mas a fome aparece rapidinho e é por isso que o bebê que acabou de mamar os dois peitos acorda logo chorando de fome. Deixe o bebê esvaziar todo um peito para depois oferecer o outro, assim terá certeza que o bebê mamou o leite anterior e o posterior.
Mesmo que o bebê não chore de fome, é bom esvaziar o peito um pouco antes de amamentar, principalmente se as mamas estiverem muito cheias, para o bebê abocanhar melhor toda a aréola. Quem consegue beliscar uma bexiga quando está completamente cheia? Se esvaziarmos fica mais fácil. É o que acontece com o bebê, abocanhar um peito muito cheio é mais difícil, assim o bebê abocanha somente o bico, machucando, e às vezes muito, a mamãe. Mamas pouco mais vazias são fáceis de abocanhar e toda a aréola ser pega, sem risco de machucar o bico.
Ainda há muitas outras dicas, mas já é um começo. Nunca dispense a orientação de seu médico ou de um especialista em amamentação, como um fonoaudiólogo. Esclareça sempre suas dúvidas.
Dicas
Nunca se culpe por não conseguir. Procure ajuda e verá que a amamentação ficará mais fácil.
Se as mamas estiverem muito cheias, evite banhos quentes. Prefira banhos mornos a frios.
Lembre-se sempre que o melhor alimento para o seu bebê até os seis meses é o leite materno.
Oi Ale....
ResponderExcluiracho que mes que vem faço a histero... pois vou para com tudo e quero ver se o caminho ta bem.... eu só n fiz ainda pois ainda n tive a chance de ovular, por isso estou tentando com clomid...
mas deixa eu te perguntar, vc ja viu tomar clomid 3 vezes ao dia??? meu medico disse p tomar assim...... eu nunca vi.....
acho que vou trocar o remedio q comprei p 100mg e tomar 2x ao dia mesmo....
me de sua opniao.... a
Abraços!!!
Obrigada pela visita ! eu defendo completamente a amamentação ! Também tive dificuldade pra engravidar por causa da endometriose , depois de um longo tratamento pra controlar a doença engravidei naturalmente ... imagina minha felicidade ?! Virei aqui mais vezes...
ResponderExcluirOi Kicha, imagino sua felicidade sim, pois tb tinha endo, acho que sei bem q felicidade é essa.
ResponderExcluirVenha sempre mesmo, eu tb estarei sempre espiando teu blog.
bjs,
Alê