Ciclo menstrual: você sabe como funciona?

Escrito por Profa. Clarissa Mendes Nogueira

Existe para a reprodução da espécie, que para a mulher vai dos 12 aos 49 anos, em média. O processo se inicia no hipotálamo, um setor cerebral que regula as glândulas e as emoções. Ele libera hormônios que fazem com que a hipófise produza hormônios estimuladores glandulares, um deles para o ovário, onde milhões de óvulos estão armazenados em formas imaturas nos folículos. Com esse estímulo, vários desses folículos começam um processo de amadurecimento que produz os hormônios chamados estrogênios, que têm várias ações no corpo feminino.

Eles promovem o crescimento das mamas, depósitos de gorduras e crescimento de pelos em lugares específicos, e especialmente o crescimento de camadas no endométrio, a membrana que recobre a cavidade uterina. 14 dias depois, o hipotálamo reconhece o trabalho do ovário e libera outro hormônio, que faz com que o folículo mais amadurecido se rompa e libere o óvulo, pronto para se encontrar com um espermatozoide e gerar uma nova vida, que vai se aninhar e nutrir-se das camadas do endométrio. Nessa fase o ovário produz o hormônio progesterona. Se a fecundação não acontece, 14 dias depois esse endométrio é expelido, para ser novamente reconstituído no ciclo seguinte.



A fase fértil da mulher se calcula através do dia da ovulação, que em mulheres com ciclos regulares de 28 dias se dá no 14º dia do ciclo, contado do primeiro dia da menstruação. Calculado esse dia, dá-se uma margem de segurança, podendo ser contado do dia 9 ao dia 18 do ciclo.



Ilustração: Kauê Turcati



A TPM acontece no período após a ovulação até o começo da menstruação, mas geralmente é mais forte na véspera do início do fluxo. Pode ser diferente em algumas mulheres, mas é sempre na segunda fase do ciclo, a partir do 14º dia. Algumas vezes dá só sintomas físicos, como inchaço e dor de cabeça, mas geralmente dá também sintomas psíquicos, com queda da autoestima e dificuldade de aceitar frustrações.

A pílula anticoncepcional fornece os hormônios que o ovário faz, quando estimulado pela hipófise. Como já estão prontos, o ovário não amadurece óvulos, dos quais um seria lançado na trompa no 14º dia do ciclo, apto a ser fecundado por um espermatozoide que ali se encontrasse.

Fonte: http://www.idmed.com/2009/8/Sa%C3%BAde/Mulher/ciclo-menstrual-voce-sabe-como-funciona.html
Comentários pelo Facebook
4 Comentários pelo Blogger

4 comentários:

  1. adorei saber mais,
    mt bom mesmo lindona..
    beijokasss

    ResponderExcluir
  2. Hummmm...bom saber,
    Obrigado por compartilhar.

    Beijocas!

    ResponderExcluir
  3. E verdade que para a mulher engravidar ela tem que ter aquela tal clara de ovo.Mais quem ñ tem e porque ñ esta ovulando isso e verdade.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  4. Oi querida, na verdade o muco elástico é um bom indício que a mulher está ovulando, mas nem sempre é uma certeza. Por isso é importante consultar o médico, fazer exames pré-gestacionais e confirmar a ovulação regular.

    Se quiser entender mais dá uma lida em http://anunes.e-familyblog.com/note/6116/

    bj

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger