Excesso de peso durante a gravidez aumenta riscos para mães e bebês

Mito de que é preciso "comer por dois" não faz bem para gestantes


A gravidez costuma ser uma ótima desculpa para quem já gosta de exagerar nas garfadas. Afinal, diziam nossas avós, é hora de comer por dois. Mas especialista dizem que descuidar da balança nos nove meses de gestação é um risco para a mulher e para o bebê.

Apesar da necessidade de ingerir nutrientes essenciais para propiciar um nascimento saudável, a futura mãe não pode se deixar levar pelo mito de que é preciso se alimentar em dobro. Principalmente as que lutam contra os quilos a mais. Elas devem ter em mente que o excesso de peso na gravidez pode desencadear problemas como diabetes, hipertensão e pré-eclâmpsia. Pesquisas mostram que o risco dessas complicações ocorrerem em obesas é até seis vezes maior.




As mulheres, porém, não parecem muito preocupadas com isso. Um estudo publicado no mês passado na revista médica norte-americana Obstetrics & Gynecology mostrou que as obesas ganham mais peso durante a gravidez do que as demais gestantes. Um ano depois do nascimento dos bebês, elas também retêm mais quilos se comparadas às outras mães.

Na maior pesquisa já realizada nos Estados Unidos relacionando obesidade e aumento do peso na gravidez, cientistas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças descobriram um dado assustador. "Setenta e cinco por cento das obesas ganham mais quilos do que o recomendado na gestação e têm maiores dificuldades para perdê-los depois. Esse peso extra não afeta só a mãe, mas o bebê também", diz autora do estudo, Kimberly Vesco.

A pesquisadora e sua equipe analisaram os dados de 1.656 obesas e constataram que, em média, elas mantêm 40% dos quilos ganhos durante a gravidez mesmo depois de dar à luz. As mulheres que engordaram mais do que os 13kg recomendados tiveram oito vezes mais chances de continuar com, pelo menos, 4,5kg nos 12 meses seguintes. Kimberly também constatou que as mulheres mais jovens e as mães de primeira viagem são as que têm maior propensão de engordar além da conta na gravidez.

– Temos de fazer um trabalho melhor para ajudar as mulheres obesas a controlar seu peso durante a gravidez. Depois que o bebê nasce, é muito mais difícil mudar os hábitos alimentares e começar um programa de exercícios – alerta o médico Victor Stevens, co-autor do estudo e pesquisador do Kaiser Permanente Center for Health Researach. – Se pudermos prevenir o ganho de peso no início, as mães e seus bebês serão muito mais saudáveis a longo prazo.

Embora seja natural ganhar peso durante a gravidez – somente o aumento do útero e das mamas, ao fim da gestação, são responsáveis por 2,5kg a mais na balança – , um outro estudo norte-americano sugere que as obesas devem tentar manter ou até perder seu peso. Sempre, é claro, sob estrito cuidado de médicos e nutricionistas. A pesquisa conduzida na New York Medical College acompanhou a gestação de 232 mulheres com índice de massa corporal maior do que 30. Metade delas seguiu o acompanhamento pré-natal tradicional, e a outra metade foi submetida a um programa nutricional monitorado.

A média de ganho de peso no primeiro grupo foi de 14kg, considerada normal para mulheres não obesas, porém perigoso para aquelas que já lutam contra a balança. Já as gestantes acompanhadas tiveram um aumento de apenas 5kg. Além disso, seus bebês nasceram com um peso mais adequado – menos de 4,5kg – , tiveram menor incidência de cesariana, assim como de diabetes gestacional, e perderam peso mais facilmente que as outras depois do nascimento das crianças.

Para Yvonne Thornton, professora de obstetrícia e ginecologia da New York Medical College e principal autora do estudo, a conclusão é de que os médicos precisam receitar programas de dieta específicos para grávidas muito acima do peso.

– Mulheres que estão obesas no início da gravidez já são, por definição, pouco saudáveis. Deixar que engordem ainda mais é imprudente e nosso estudo provou isso.

A própria pesquisadora conta que, quando engravidou pela primeira vez, estava obesa e ganhou uma quantidade substancial de peso na gestação. Com isso, sua longa batalha contra a balança virou uma guerra. Já na segunda gravidez, ela seguiu uma dieta balanceada e engordou muito pouco, sendo que seu bebê nasceu saudável.

– A gestação parece uma licença para comer. Falamos sobre 'comer por dois'. Mas deveríamos pensar, na verdade, em comer por um, mais 1/20 – brinca.

Controle o excesso

:: Todos os dias, coma oito porções de frutas e vegetais, três porções de laticínios magros, cinco vezes alimentos proteicos, seis porções de grãos e três colheres de gordura saudável (como nozes, azeite ou óleo de canola, por exemplo).

:: Faça refeições regulares e pequenos lanches saudáveis entre elas.

:: Reduza a gordura para menos de 30% das calorias ingeridas por dia.

:: Reduza o consumo de doces e bebidas adoçadas.

:: Mantenha um diário para checar se sua alimentação está adequada do ponto de vista nutricional e do tamanho das porções.

:: Coma apenas 100 calorias extras por dia, além das que você necessita de acordo com seu índice de massa corporal.

:: Exercite-se por 30 minutos diariamente.

* As informações são do Kaiser Permanente's Center for Healh Research, situado nos Estados Unidos, e são apenas sugestões. Mulheres grávidas devem sempre consultar seus médicos antes de iniciar um regime e um programa de exercício físico.


DIÁRIO DE SANTA MARIA
Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/donna/19,206,2789557,Excesso-de-peso-durante-a-gravidez-aumenta-riscos-para-maes-e-bebes.html
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3 comentários:

  1. hoho, eu estava assim no inicio da gravidez, comendo de tudo e muito...
    Agora entrei na dieta...só como alimentos que sei que irão fazer bem ao meu bebê.

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  2. oi, lindona.
    concordo plenamente, a gente não precisa comer por dois e sim comer bem e saudavelmente.
    Beijos
    Adoro seu artigos

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  3. Oi queridas, adoro qndo vcs comentam.

    É tem que se cuidar mesmo, porque depois tb não é fácil de perder, hehe.

    bjosss

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