A importancia do Acido Folico para a fertilidade e para ter um bebê saudável

“O ácido fólico é um derivado da vitamina B, essencial para o desenvolvimento do feto. Os médicos não aconselham engravidar com o nível desta vitamina abaixo do normal. Pesquisas recentes indicaram que uma suplementação alimentar tomada no período pré-gestacional e até que se completem 12 semanas de gravidez diminui o risco de malformação do sistema nervoso da criança”.

A carência no homem provoca uma anemia e pode às vezes conduzir a anorexia ou depressão. Na mulher grávida a carência provoca riscos para formação do sistema nervoso do feto.
A gestão diária aconselhada de acido fólico são certa de 400 miligramas por dia no adolescente e adulto e 800 miligramas nas mulheres grávidas.

Deficiência: diminuição do crescimento, anemia megaloblástica e outros distúrbios sangüíneos, glossites e distúrbios no trato gastrointestinal.

Excesso: interfere na ação farmacológica de drogas anticonvulsivas

Principais fontes de Acido Fólico na Natureza
São encontrados numa grande variedade de alimentos. As fontes mais ricas são fígado, vegetais de folha verde escura, feijão, gérmen de trigo e a levedura. Outras fontes são a gema de ovo, o linho, o sumo de laranja e o pão de trigo integral.

Onde encontramos a vitamina B9?
Alta Concentração (de 100 a 200 microgramas/100 g) : espinafre, chicória, melão, sementes (nozes, castanha, ervilha), queijos refinados
Media concentração (20 a 100 microgramas /100g) : outros legumes (alface, endivia, couves, alho-porro, alcachofra), feijão verde, pequenas ervilhas, aspargos, beterragas, abobrinha, lentilhas, abacate, cenouras, tomates, cebola, abóbora, milho, pimenta, cítricos, banana, kiwi, frutas vermelhas, tâmaras, figos, ovos, outros queijos, Paes.

Fraca concentração (5 a 20 microgramas/100g) : pepino, aipo, berinjela, cogumelos, azeitonas, batatas, arroz, massas, laticínios frescos, carnes, peixes, maças, pêras, ameixas, pescados.

Zinco e acido fólico auxiliam a fertilidade masculina
O acido fólico poderia ter virtudes para a fertilidade masculina. Associada ao zinco, de acordo com um estudo recente, poderia melhorar a qualidade do esperma de homens estéreis. Surgiria assim, um novo tratamento?

Melhoria da qualidade do esperma
Os investigadores da Universidade de Nijmegen (Países Baixos) seguiram 108 homens férteis e 103 com problemas de fertilidade, cujo exame do esperma (espermograma) tivesse revelado uma concentração espermatozóides de 5 para 20 milhões por mililitro. O estudo não incluiu homens cuja concentração era inferior 5 ou nulo. As concentrações sanguíneas em ácido fólico e zinco no seu sangue e o seu esperma eram semelhantes nos dois grupos.
Durante 26 semanas, os homens dos dois grupos seguiram um dos quatro regimes seguintes: ácido fólico e placebo, zinco e placebo, zinco e ácido fólico, dois placebos.
Resultados: os homens com problemas de fertilidade que têm recebido os dois suplementos apresentaram um aumento 74 % da sua concentração espermatozóides e um ligeiro aumento 4 % espermatozóides anormais. Uma tendência similar foi observada nos homens férteis.

Um novo tratamento?
Presente em larga quantidade no aparelho genital masculino, o zinco tem um papel chave na síntese do esperma e testosterona. Assim, vários estudos testemunharam de um efeito benéfico de suplemento de zinco sobre as produções testosterona e mesmo a mobilidade dos espermatozóides.

No entanto, a melhoria 74 % não permite contudo de atingir o limite do 20 milhoes/ml definido arbitrariamente pela Organização Mundial da Saúde. Mas sabe-se que homens que apresentam uma concentração inferior puderam gerar filhos. Os critérios de infertilidade masculina definidos pela Organização Mundial da saúde de resto foram repostos em causa por um estudo americano em Novembro de 2001. (relação para o texto “Diminuição em causa dos critérios de esterilidade masculina”).

A próxima etapa visa por conseguinte avaliar a influência de suplementos nutritivos sobre o número de nascimentos em casais em malogro. Por último, esta descoberta abre o caminho a novas investigações em termos de fertilidade.



Acido fólico Duplica a possibilidade de terem Gêmeos
Os ginecologistas podem prescrever comprimidos de acido fólico às mulheres consideradas de risco, nomeadamente os que têm tido crianças que apresentam malformações neurológicas. Um recente estudo sueco atribui à vitamina B9 um aumento de nascimento de gêmeos. O conduzido sobre mais de 2.500 mulheres que têm recebido um suplemento em vitamina B9, estudo conclui que uma taxa de nascimento gemelar perto duas vezes de superior “à normal”. Embora este estudo não possa ser considerado como “” a verdade absoluta (de precedentes investigações não tivesse estabelecido tais relações), poderia repor em causa os benefícios de um suplemento de ácido fólico nos países que contam poucos casos de espinha bífida. De acordo com o autor, os riscos ligados a uma gravidez múltipla (nascimento prematuro, fraco peso ao nascimento, problemas cerebrais…) seriam mais importantes que o efeito preventivo da vitamina B9. Este estudo intervém enquanto que outros países preparam-se para seguir as recomendações dos Estados Unidos. Fonte: Twin Research (vol. 4, p 63)

Para saber mais :
Estudo mostra importância do ácido fólico na prevenção da Síndrome de Down

Fonte: http://www.bienchezsoi.info/?p=206

4 comentários

  1. Amiga,
    quanto tempo que naum passava aqui!?

    Passando pra desejar aquele final de semana perfeito....

    bzoo

    ResponderExcluir
  2. Oi Déia, q bom q veio!

    Um ótimo final de semana pra vc tb, bjss

    ResponderExcluir
  3. Ale, meio do ano ta aì...e estamos com os planos quase deixando de serem planos para serem reais...em junho começo a nao evitar a gravidez, trouxe do Brasil um acido folico chamado: DTN-FOL ,vc conhece? Acha que posso toma-lo e quando acabar posso tomar o que vende aqui na minha cidade?
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, não conheço, mas pode tomar sim, na verdade o que interessa é ser ácido fólico 5mg, a marca não influencia.

    bjos

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.