Tentando engravidar: Sexo com Compromisso??!


Quando um casal resolve ter um bebê, fazer sexo ganha status de compromisso, com dia e hora marcados. Se a gravidez não acontece rapidamente, o estresse toma conta. Então, antes de entrar nessa tensão, saiba exatamente quando você está ovulando, pois é nesse período que aumentam suas chances de engravidar. E durante o resto do ciclo tente relaxar. Em outras palavras, preocupe-se com a concepção apenas no período da ovulação. No restante, aproveite a vida sexual sem cobranças ou expectativas. "Ao contrário do que as pessoas pensam, não é possível controlar todo o processo até conseguir engravidar", esclarece o ginecologista Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. E essa tensão, ao invés de ajudar, pode atrapalhar, alerta. Para facilitar sua vida, veja como calcular os dias da ovulação:

Temperatura basal: o método, indicado para mulheres que têm o ciclo regular consiste em medir a temperatura diariamente pela manhã, quando ela está mais baixa. No dia da ovulação, devido à ação da progesterona, ela tende a subir cerca de 1 grau. A questão é que a temperatura pode subir alguns dias antes e se manter elevada alguns dias depois da ovulação. Ou seja, fica impossível ter certeza do dia exato por esse método. O ideal é manter as temperaturas anotadas por vários meses para que você observe em que período do ciclo ela sobe. Com essa informação, tenha relações alguns dias antes e alguns dias depois.

 
Veja tb Temperatura basal

Tabelinha: o método também é indicado para mulheres que têm ciclos regulares. Você considera o primeiro dia da menstruação e conta até o primeiro dia da menstruação seguinte. Subtraia 18 dias do número total e tenha relações em dias alternados, por uma semana. Exemplo: para um ciclo de 30 dias, diminua 18. A partir do dia 12, faça sexo dia sim, dia não.

Cólica: cerca de 20% das mulheres sentem cólica leve ou pressão no abdômen durante o período ovulatório. O desconforto pode durar alguns minutos ou até mesmo algumas horas.

Mudança no muco cervical: devido às flutuações hormonais do organismo durante o ciclo menstrual, o muco cervical também muda de cor e textura. Antes da ovulação, a quantidade é pequena ou inexistente e a vagina fica mais seca. No período ovulatório (que inclui alguns dias antes e outros depois da ovulação), a secreção é abundante e transparente. Para algumas mulheres, lembra a clara do ovo. Além da proximidade com a ovulação, a chance de engravidar também aumenta porque os espermatozóides têm vida mais longa nesse ambiente. E após esse período, ele fica como no início do ciclo.
Veja tb Muco Cervical e Fertilidade, Como funciona?

Teste de ovulação: comprado em farmácia, ele funciona como um exame de gravidez. A mulher coloca três gotas de urina no estojo e aguarda alguns minutos. O resultado indica se ela está ovulando. Para ter mais precisão, é necessário começar usá-lo logo que a menstruação
terminar.
 Fonte: Bebe.com.br

4 comentários

  1. Oi Alê, gostaria de enviar a sugestão de um site para você, mas não encontro seu e-mail. O meu e-mail é marise@gaspar.com.br
    Manda um e-mail que eu respondo com o link. Abs.
    Marise

    ResponderExcluir
  2. Alê

    Eu como tentante, procuro não deixar com que um momento tão íntimo se torne uma obrigação....mas não é fácil...

    Belo post.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    achei muito bem humorada uma amiga minha que determinou assim com o marido: de segunda a sexta sexo para procriação. sábado e domingo sexo por prazer! rs
    um desafio levar os meses de tentativa com humor!
    bjs

    ResponderExcluir
  4. É meninas, sem bem porque passei por isso, qndo a gente tá nessa situação tem q cuidar mesmo, senão vira regime militar, hahaha.
    bjss

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.