Remédios e gestação: uma mistura perigosa!


Estudo publicado pela Universidade de São Paulo aponta um dado preocupante: a maior parte das grávidas não está sendo orientada sobre quais remédios tomar. Esta displicência pode comprometer a saúde e a vida da mãe e do bebê. Veja por que é preciso ser extremamente cautelosa na hora de tomar um simples comprimido

Por Maria Luiza Lara
Foto Gustavo Arrais

"Não tome remédio sem prescrição médica. Leia a bula." Quem já não escutou estas frases ao menos uma vez na vida? Embora elas sejam repetidas exaustivamente, as futuras mães brasileiras não estão dando a devida importância a estas recomendações. Foi o que constatou um estudo realizado pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), da Universidade de São Paulo. A pesquisa envolveu 699 mulheres com mais de 30 semanas de gestação.

Meu bebê não quer largar o peito. O que faço?

Eu não sou a pessoa mais experiente nisso, pois minha filha mama até hoje e nem sei quando vou desmamar, mas a matéria é muito boa pra quem está passando ou vai passar por essa fase de desmame. Alê

A equipe do BabyCenter responde:

A maioria dos bebês faz a transição do peito para a mamadeira sem grandes problemas, o que não quer dizer que algumas crianças não saibam que aquilo que mais amam na vida está embaixo da sua blusa e simplesmente não aceitem outra coisa! Caso seu filho se enquadre nessa categoria, talvez você possa reconsiderar o desmame. Os especialistas recomendam que o desmame ocorra quando o bebê der sinais de que está pronto para isso, como desinteresse pela mamada, aceitação de novos alimentos e de outros formas de consolo.

Gravidez e os riscos da pré-eclampsia

Matéria muito importante para as gravidinhas, eu tive uma suspeita de pré-eclampsia, mas graças a Deus foi alarme falso.

bj,
Alê


Por Renata De Grande



Quando a mulher descobre que esta grávida, a alegria certamente é dobrada. O que deve se multiplicar também durante esse período são os cuidados com a saúde, que passa a requerer ainda mais atenção.

Durante a gravidez podem surgir algumas complicações que devem ser tratadas com muito cuidado. Uma delas é o surgimento da pré-eclampsia. Caracterizada pelo aumento da pressão arterial, em geral, a partir da 2ª metade da gestação, a pré-eclampsia pode ser classificada em dois tipos: leve, quando a gestante pode não apresentar nenhum sintoma ou apenas leve inchaço das mãos ou dos pés com pressão arterial diastólica superior a 9; e grave, quando os sintomas como  dores de cabeça, náuseas, vomitos, dor abdominal, falta de ar, alterações visuais, presença de sangue na urina e dor pélvica são mais evidentes.

Truques Para o Bebê Dormir e que Funcionam!


A hora de dormir nunca é fácil. Geralmente a criança faz manha, não quer se deitar ou vai para a cama dos pais. Mas alguns pequenos truques podem te ajudar a colocar o seu bebê para dormir com muito mais facilidade do que você possa imaginar.

Uma das técnicas é a alimentação antes de dormir. É claro que a mamadeira a noite tem muitas restrições, mas nos primeiros meses a fome do seu bebê ainda não tem horário programado então alimentá-lo durante o sono ou bem perto da hora de ir dormir pode acalmá-lo e deixar com que ele tenha um sono tranquilo.

Quer engravidar, cuidado para ansiedade não atrapalhar!

Depois de tomar a decisão de engravidar, não há casal que não fique ansioso. E, como a gestação pode não acontecer nos primeiros meses de tentativa, a tendência é que essa sensação vá se agravando. Porém, uma coisa é certa: tanta tensão só vai atrapalhar os planos de aumentar a família.

“Quando a ansiedade se torna excessiva, a falta de equilíbrio emocional pode interferir nos níveis hormonais, tornando ainda mais difícil a concepção”, afirmou a psicóloga Luciana Leis, especializada no atendimento a casais que enfrentam problemas de fertilidade. “O estresse também pode afetar a relação do casal e a libido, levando, inclusive, a uma diminuição na frequência das relações sexuais, com prejuízos óbvios”, disse a ginecologista Maria Clara Amaral.

Então, para diminuir o nervosismo, e ainda aumentar suas chances de engravidar, confira as orientações de três especialistas na área de reprodução humana.
© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.