Sono do bebê: Como conciliar o sono sozinho?

Conciliar o sono sozinho significa conseguir adormecer e emendar um ciclo de sono no outro (quando é comum termos um breve despertar), sem precisar de ajuda externa.
Parece muito simples, mas não é.

Todos nós temos formas que desenvolvemos durante a vida de relaxar e conciliar o sono.


Alguns precisam ler antes de dormir, alguns precisam estar em uma determinada posição, alguns só dormem de meias, outros só dormem sem meias e por ai vai… Se você prestar atenção, vai perceber que também tem um jeito especial de se preparar para dormir.

Mas se o bebê não nasce sabendo conciliar o sono sozinho, como podemos ajudá-lo a desenvolver isso?

Primeiramente precisamos criar um ritual que antecede o sono. Ou seja, se fizermos sempre as mesmas coisas todos os dias, no mesmo horário e na mesma ordem, como por exemplo, jantar, banho, massagem, última mamada, limpar os dentes, ouvir canções de ninar e sono, vamos condicionando a mente e o corpo a esse ritmo e fica muito mais fácil para o organismo entender que está se preparando para dormir.

Depois podemos ajudar o bebê a relaxar, mas a maneira como ele vai adormecer precisa ser algo descoberto por ele mesmo. Para os bebês com mais de 6 meses, uma fraldinha de pano costuma ser uma companhia muito útil.

Segue baixo algumas dicas para ajudar o bebê a conciliar o sono durante a noite:

1)Primeiramente deixar uma fraldinha junto ao corpo da mamãe para que esta fique com o seu cheiro, o que ajuda a matar as saudades no meio da noite.

2) Durante a última mamada ponha esta fraldinha próximo das mãozinhas do bebê ou sobre a barriguinha.

3) Aos poucos eles vão aprendendo a mexer na fraldinha, a passar a fraldinha no rostinho, a amassar, abraçar a fraldinha… Para então ir relaxando e adormecendo.

4) Quando ocorre um despertar noturno, a fraldinha está lá e ele mesmo já pode pegar a fraldinha, amassar, abraçar,sem chorar, adormecendo rapidamente por si próprio.

5) Algumas crianças desenvolvem formas um pouco  diferente de conciliar o sono. Já tive paciente que esfregava a testa no lençol. Já tive paciente que batia a cabecinha no protetor de berço de forma ritmada, já tive paciente que esfregava uma mãozinha na outra… Isso é perfeitamente normal e desde que não prejudique a criança, não devemos interferir.

Renata Soifer Kraiser
http://tulipababy.com.br/

Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.