Teste do Pezinho: o que é, quando e como deve ser feito!

Em conversa com amigas gestantes surgiram algumas dúvidas sobre o teste do pezinho, então pesquisei um pouco mais sobre isso e, como sempre, vou postar aqui para ajudar outras mamães e futuras mamães com essas informações.

O Teste do Pezinho, também chamado de Triagem Neonatal (PNTN), é um exame de laboratório, que é coletado com um furinho no calcanhar do bebê, para retirada de sangue. O Teste do Pezinho não deve ser feito antes de, pelo menos, 48 horas de amamentação ao bebê, sendo indicado a coleta entre o 3o e o 7o dia pós-parto.


Mas porque é feito no pé? Porque o calcanhar do bebê é uma região cheia de vasos, facilitando a coleta em um único furo. Mas tb pode ser retirada de outros locais, apesar não ser usual, alguns hospitais fazem a coleta no bracinho.
Com esse exame podem ser detectadas doenças graves precocemente, e conseqüentemente podrão ser tratadas também precocemente. Essas são doenças metabólicas, genéticas e infecciosas que podem causar problemas no desenvolvimento neurologico e psicomotor do bebê. 
Atualmente, existem até 4 tipos do Teste do Pezinho, o que diferencia os tipos são o número de doenças detectadas, conforme segue:

Básico
Detecta três patologias: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias. Este aqui é grátis, mas nem todos os estados cobrem as 4 doenças, ver em http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=24981&janela=1

Ampliado
Todas as doenças do Básico, mais hiperplasia adrenal congênita e fibrose sística. Atualmente só na rede privada.

Mais ou Plus
Todas as doenças do Ampliado, mais galactosemia, deficiência de biotinidase e toxoplasmose congênita. Atualmente só na rede privada.

Master
Todas as doenças do Plus, mais deficiência de glicose-6-fosfato desidrogenase, sifilis congênita, citomegalovisore congênita, doença de chagas congênita e rubéola congênita. Atualmente só na rede privada.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade


Fontes de pesquisa e mais informações sobre o Teste em:

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.