A Escolha da Escola: Minha experiência e dicas!

Quero dividir com vocês um pouco da minha experiência na escolha da escola da Giovana, ela vai para o 1o ano do ensino fundamental.
Bom, eu primeiro levantei uma lista de necessidades que temos, conforme a nossa realidade, que são:

- turno integral, já que trabalho fora e não pretendo contratar babá.

- atividades de turno integral também nas férias, afinal tenho apenas 30 dias de férias por ano e não tenho com quem deixá-la.


- uma escola que proporcione uma boa adaptação, afinal é uma grande mudança na idade dela sair da escolinha para uma escola.

- localização, procuro uma escola que seja próxima para a nossa casa.

- segurança, para nós pesa essa questão da escola oferecer uma boa segurança interna e também na hora de buscar e levar a criança.

- ensino de qualidade e boas instalações (meio lógico, mas achei importante listar).

- um preço compatível com o nosso bolso.

Depois disso comecei a pesquisar na internet e montar uma lista de escolas para visitar. Marquei as visitas e fui anotando e fotografando o que podia e em cada visita, via mais alguma coisa que era importante, como acompanhamento de monitores, alimentação, material e vários detalhes de infraestrutura.

Aí vi alguns pontos de comparação entre as escolas, que para mim foram bem importantes:

- um horário de recreio diferenciado por idade;

- pátio com áreas específicas para a faixa etária da 1a a 2a ou 3a séries;

- um ponto ruim, algumas escolas só tinham área de pátio com areia/terra, fora a questão da criança voltar até com os tênis cheios de areia, quando chove essa área não pode ser usada. Já na escola que escolhi o piso é especial para as crianças e tem uma área coberta, para que as crianças possam aproveitar brinquedos de pátio, mesmo com tempo ruim.

- atenção e cuidado com os alunos menores, como monitores nos corredores, que acompanham idas ao banheiro ou qualquer outro deslocamento possível.

- nro e qualidade das refeições escolhidas, além de monitoria durante as refeições.

- programa de ensino.

- questão religiosa, a grande maioria das escolas é vinculada a uma religião, como acho importante que a Gi possa escolher a sua religião, veja bem, é o que eu acho melhor para minha filha, nada contra quem pensa de outra forma, eu e meu marido começamos a perceber que há escolas que colocam a sua religião com mais enfase aos alunos, então pesou também esta questão. No caso da escola que escolhemos, eles ensinam os valores e não propriamente uma religião, e aceitam alunos de todas as religiões.

- programação de férias.

- opções de atividades extra curriculares dentro da escola, pois algumas escolas oferecem opções com deslocamento.

- forma de comunicação com os pais, algumas escolas oferecem vários tipos de atendimento e comunicação com os pais, como área restrita para pais no site, comunicação por e-mail, SMS. Para nós acho importante essas outras opções, além da trivial com bilhetinho na agenda ou mural de recados.

Por fim, o que nos fez decidir pela escola que escolhemos: além desses itens todos que descrevi, que ela atende muito bem, achei uma escola acolhedora, que vai proporcionar um transição tranqüila para a Gi, me senti segura com tudo que vi, com a proposta da escola. Visitamos a escola em horário de aula, conhecemos as profs e os alunos e gostei muito do que vi.

Acho que essa escolha é algo bem pessoal dos pais e da criança, mas em linhas gerais, o importante é listar as necessidades que vocês tem e conhecer cada opção, para então decidir com segurança a escola que vocês acham ideal para seu filho(a).

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.