Útero Bicorno e Gravidez

útero bicorno é uma malformação congênita, neste caso o útero é divididos em duas partes, em forma de coração. Essa malformação acontece durante a gravidez de uma menina, no segundo mês de gravidez, quando estão se formando os ductos de Müller ou órgãos embrionárias do bebê, pode haver uma anomalia que provoca a formação de um útero bicorno.

Nessa condição, o útero pode apresentar dois corpos e um colo, ou dois corpos e dois colos e, ainda, um só corpo, a situação mais freqüente. 
Em todos os casos, os problemas comuns são dificuldade para engravidar, abortos de repetição, partos prematuros e fetos de baixo peso.
Uma mulher com útero bicorno, em geral, não tem os sintomas, sua menstruação é normal, pode ter cólicas, mas isso é um sintoma comum em mulheres mesmo sem útero bicorno. O útero bicorno não influencia em problemas de ovulação ou chances de múltimplos. Nos exames, como ultra-sonografia, ressonância magnética, o médico pode avaliar o problema.

Dentro do útero bicorno pode haver uma malformação maior ou menor. Dependendo do grau de separação do útero. Quando o grau é maior o bebê pode ficar sem espaço suficiente para se desenvolver, causando aborto ou parto prematuro.

No caso de infertilidade e abortos repetidos, a cirurgia corretiva uterina pode ser a solução, cirurgicamente é possível aumentar as chances de manter à gravidez.

Mas muitas mulheres com útero bicorno tem filhos sem problemas, nem todo útero bicorno trará problema, por isso é muito importante o acompanhamento médico desde quando se decide engravidar e durante toda a gestação.

Fontes: pregnancy.families.com, www.acfs2000.com/, www.stpeterssurgery.com

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.