O útero bicorno é uma malformação congênita, neste caso o útero é divididos em duas partes, em forma de coração. Essa malformação acontece durante a gravidez de uma menina, no segundo mês de gravidez, quando estão se formando os ductos de Müller ou órgãos embrionárias do bebê, pode haver uma anomalia que provoca a formação de um útero bicorno.
Nessa condição, o útero pode apresentar dois corpos e um colo, ou dois corpos e dois colos e, ainda, um só corpo, a situação mais freqüente.
Em todos os casos, os problemas comuns são dificuldade para engravidar, abortos de repetição, partos prematuros e fetos de baixo peso.
Dentro do útero bicorno pode haver uma malformação maior ou menor. Dependendo do grau de separação do útero. Quando o grau é maior o bebê pode ficar sem espaço suficiente para se desenvolver, causando aborto ou parto prematuro.
No caso de infertilidade e abortos repetidos, a cirurgia corretiva uterina pode ser a solução, cirurgicamente é possível aumentar as chances de manter à gravidez.
Mas muitas mulheres com útero bicorno tem filhos sem problemas, nem todo útero bicorno trará problema, por isso é muito importante o acompanhamento médico desde quando se decide engravidar e durante toda a gestação.
Fontes: pregnancy.families.com, www.acfs2000.com/, www.stpeterssurgery.com
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Nenhum comentário
Postar um comentário
Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.