
Muitos casais perdem vários meses e até anos de tentativas, porque o homem não se submete a uma avaliação ou mesmo resiste a procurar tratamento, quando há alguma alteração.
Tão importante quanto a mulher fazer os exames pré-gestacionais, quando o casal decide engravidar, também é importante que o homem faça um espermograma. Sim, eu sei, que o exame não é agradável, eles se constragem, ficam nervosos, mas se fizermos uma comparação com os exames que nós mulheres temos que fazer, vários exames de sangue, ultrassom transvaginal, papanicolau, … e a ‘bendita’ histerossalpingografia, nossa meninas, um espermograma não é nada, e afinal quem é o sexo frágil?! :)
Então vamos incentivar e conversar com eles sobre o assunto, pois a fertilidade é do casal, não só da mulher ou só do homem. Claro que é importante ter todo um cuidado para essa conversa, conversar sem combranças, colocar a importância de os dois estarem se esforçando para realizar o sonho, tentar entender o que ele pensa disso tudo, às vezes é mais um problema de comunicação mesmo, ou esclarecimento dessas questões que coloquei aqui.
Quando há algum problema de fertilidade, é importante não buscar culpados, ‘a culpa é minha’ ou ‘a culpa é sua’ não são boas colocações, e sim ‘temos uma dificuldade e vamos resolver juntos’. O desejo e a luta para ter um filho é do casal e é preciso que os dois estejam dispostos a fazer sua parte e se apoiarem, não é o ‘eu’ ou ‘você’ e sim o ‘nós’.
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
Post também publicado na coluna Papo de Amiga - Blog Huntington, em que sou colaboradora
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Nenhum comentário
Postar um comentário
Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.