Amamentação e uso de medicamentos!

Recebi uma dúvida de uma mãe sobre essa questão de poder ou não amamentar tomando alguma medicação, então achei interessante pesquisar mais um pouco sobre o assunto e postar aqui, pois com certeza deve ser uma dúvida de muitas mães.

A minha ideia aqui não é dizer o que pode ou o que não pode, é apenas colocar o resultado da minha pesquisa e dar algumas dicas. Então, a 1a dica, é, assim como na gestação, caso você precise de alguma medicação, é muito importante colocar para o médico que você amamenta e que, se for o caso, você ainda não quer ou não pode desmamar o bebê. Assim, o médico pode avaliar e indicar uma medicação adequada para a lactante.

Dica...

Pelo que tenho acompanhado, e até pela minha própria experiência, já que tive depressão pós-parto e amamentava, o mais comum é o médico indicar para parar de amamentar, o que nem sempre é preciso. A meu ver, vale insistir com o médico, você pode também conversar com o pediatra sobre o assunto, pois muitas vezes há alternativas que podem ser indicadas.

Acho que o mais interessante que encontrei, foi uma dica no blog Demaesparamaes, que dá a indicação de um site o http://www.e-lactancia.org/, em que pode-se pesquisar o remédio e ele indica se é compatível ou não com a amamentação. O site é em Espanhol, achei de fácil entendimento e muito útil, mas claro é só uma referência sempre deve-se conversar com o médico que indicou a medicação sobre o assunto.

Aqui também tem um guia do Ministério da Saúde, que lista todas as medicações que são compatíveis com a amamentação http://www.fiocruz.br/redeblh/media/amdrog10.pdf

O que acho importante salientar, é que também é muito importante que você mãe se trate, principalmente em relação a infecções e depressão, pois seu bebê precisa que você esteja bem para poder cuidá-lo. Então não deixe de se tratar, se for o caso do médico não abrir mão que vc pare de amamentar e vc ainda tem dúvidas, ouça uma 2a opnião, mas não coloque a sua saúde e de seu bebê em risco.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger