Livro Parto Natural Mesmo após uma CESÁREA, de Hélène Vadeboncoeur, Ed. M.Books |
O livro traz informações confiáveis, embasadas e detalhadas sobre o parto natural e a cesárea. Fazendo um panorama sobre as taxas de tipos de parto realizados pelo Brasil e pelo mundo, mostrando as razões do aumento vertiginoso das cesáreas. Um grande estudo, sobre os fatores científicos, psicológicos, econômicos, culturais, políticos e sociais, que envolvem o assunto.
Você sabia, por exemplo, que mais da metade das mães brasileiras já fizeram cesárea?! Pois é, isso segundo dados do Ministério da Saúde de 2014, baseados nos partos realizados no ano de 2012, mais de 50%.
Em uma outra pesquisa do Ministério da Saúde e da FIOCRUZ, verificou-se que 70% das mulheres entrevistadas desejavam um parto normal, mas poucas realizaram esse desejo. Ainda nessa pesquisa, constatou-se que o principal motivo, apontado pelas mulheres para optar por uma cesárea, logo nas 1as semanas de gestação, foi o medo da dor.
São abordados os riscos e benefícios para mãe e para o bebê, de cada tipo de parto e procedimentos e protocolos obstétricos (tipos de anestesia, episiotomia, indução, etc.), os motivos para indicação de uma cesárea, o que favorece um parto natural, o trabalho de parto, o pós-parto, a importância da rede de apoio à mulher, os direitos da parturiente, relatos completos de mulheres sobre seus partos, ... enfim, um grande guia de referência para ler e consultar :)
A conclusão que eu chego com a leitura, é que a proposta do livro, não é convencer ninguém a optar pelo parto natural via vaginal e ponto final. E sim, dar todo o tipo de informação para que cada mulher possa avaliar e fazer sua própria escolha e de forma consciente, o 'famoso' termo empoderamento, que hoje se fala tanto. E, com certeza, vou usá-lo como referência para outros posts sobre o assunto por aqui. :)
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Concordo com cada palavra. Cada uma tem o direito de escolher, mas desde que escolhe consciente.
ResponderExcluirBeijos