Acho muito importante que as mulheres tenham conhecimento sobre a depressão pós-parto, mesmo as que ainda não são mães. Passar por uma depressão pós parto, depois de desejar e lutar para ter um filho, é uma situação que nenhuma mulher espera, mas infelizmente é algo cada vez mais comum, queria eu ter lido mais informação sobre isso antes do nascimento da minha filha. Se tivesse mais conhecimento e também, se tivesse acreditado, que isso também poderia acontecer comigo, com certeza não teria passado por tudo que passei.
É uma fase que vc esperou muito e imaginou que teria a maior felicidade que já imaginou sentir, mas porque não está sendo? Por que essa tristeza ou essa 'não' felicidade?
É uma fase que vc esperou muito e imaginou que teria a maior felicidade que já imaginou sentir, mas porque não está sendo? Por que essa tristeza ou essa 'não' felicidade?
Após o parto a mulher passa por uma revolução hormonal e é normal passar por uma fase em que o emocional fica muito sensível, a chamada baby blues, nessa fase a mulher tende a ter mudanças de humor, se sentir mais triste, irritada, frágil e ansiosa. Só que esta fase é transitória e dura alguns dias, em torno de 15 dias. Já a depressão pós-parto não passa, esses sentimentos permanecem e vão piorando com o passar dos dias.
Existe um tipo de depressão pós-parto mais séria, em que a mãe rejeita o bebê, e também outros distúrbios que podem se desencadear com o parto como síndrome do pânico. O tipo de depressão pós parto mais comum, pelo que já li, é a que desperta sentimentos de tristeza, falta de felicidade, ansiedade, insegurança, fragilidade, distúrbios de sono e alimentação.
Acho que outro detalhe que é importante falar, é que esse tipo de depressão pode acontecer ainda durante à gestação, então é muito importante à avaliação médica, pois a tendência é que ela piore com o parto.
Enfim, minha mensagem hoje aqui, é se informe, pois a depressão é uma doença, pode acontecer com qualquer um, e busque ajuda caso precise, não tente resolver sozinha. A informação é fundamental para que, quando você tiver seu bebê saiba identificar precocemente os sintomas e procure ajuda. Se você acha que está passando por isso, fale com seu obstetra tudo que vc está sentindo, ele vai poder orientá-la e indicar o que fazer.
Se você conhece alguém que está passando por isso, o que eu posso dizer é que essa pessoa precisa muito de apoio, "cólo" e compreensão. Para quem não passou por essa experiência, é bem complicado entender o que se sente, por vezes parece que a pessoa que não quer melhorar, mas não é, ela realmente não consegue. Não cobre, não culpe, não exige, isso só piora o quadro de depressão. Abrace, dê apoio e incentive a pessoa buscar ajuda médica.
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Depressão escraviza as pessoas.
ResponderExcluirSei pq tenho uma irmã com esse problema.
Lindo texto!! Isso tem q ser encarado como doença e precisa de tratamento e acompanhamento!
ResponderExcluirConcordo com você que todas devem pesquisar sobre o pós-parto. Teria encarado o babyblues com outra visão. Depressao é uma doença e precisa de tratamento. O médico e a família devem estar atentos para perceber se passou do comum babyblues para depressao. Quanto mais divulgado mais mulheres saberão! Parabéns!
ResponderExcluirConcordo é uma doença e precisa de tratamento..
ResponderExcluirDepressão é muito ruim mesmo! Poucas são as mulheres que se percebem nesse estado no pós parto! Muito bom! 👏🏻👏🏻👏🏻
ResponderExcluirAssunto super sério que merece nossa atenção. Afinal a sociedade cobra a "cara da felicidade" da nova mãe e nem sempre é assim. Felizmente não tive esse problema, mas muitas mulheres passam por essa situação.
ResponderExcluirDifícil! 😱😘 @caroleassinhazinhas
ResponderExcluirTenho umas 3 amigas que tiveram
ResponderExcluirDepressão pós parto. Uma jurava que queria dormir e acordar Qdo a filha tivesse 5 anos. Hoje está tudo bem e todas já estão com segundo filho 👏🏻👏🏻💝💝
Esse é um assunto pouco falado mas que merece todo a atenção! Mtas mães tem até medo e vergonha de dizer o que sentem por não saber que é uma doença e que tem que ser tratado!
ResponderExcluirExcelente post!
No pós parto do meu caçulinha até cheguei a postar sobre o assunto no meu blog por que comecei a pesquisar sobre o baby blues por achar que estava passando por isso. Mas percebi que era só medo da nova fase da vida materna.
ResponderExcluirBlog maternidade sem frescura
Assunto delicado e muito importante. Muito bom!
ResponderExcluirSuper importante esse post, parabéns e vamos propagar ;)
ResponderExcluirAdorei o texto, muito importante
ResponderExcluirBjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães
Assunto importante é deve sim ser falado abertamente, quanto mais informação melhor, as pessoas precisam entender queque é uma doença. Bj
ResponderExcluirEu não tive depressão pos parto, mas é assunto muito importante a ser discutido.
ResponderExcluirBjs
Mari
vamosmamaes.blogspot. com..br