Como superar um aborto e voltar as tentativas de gravidez?!

As perdas naturais por aborto espontâneo são muito comuns, pelo que já li, a cada 100 gestações 15 são por aborto espontâneo.  De qualquer forma, a perda em qualquer fase, não é algo fácil para uma mãe, ainda mais quem passa por um longo tempo de tentativas. 

Na maioria das vezes, nem se descobre o motivo da perda, se considera uma seleção natural (de uma forma mais leiga, quando o organismo percebe que poderia acontecer algum problema no desenvolvimento do feto, ele 'rejeita' aquelas células). Acho importante conversar com o médico, para avaliar se realmente foi apenas uma seleção natural ou há algum indício que tem que ser investigado, mesmo não sendo uma situação recorrente, até para evitar um novo episódio. Depois, são as questões emocionais do casal.
E por mais que seja algo comum, nem sempre é algo simples de superar. Passamos por momentos de tristeza, medos, dúvidas, anseios, que pode causar até uma certa falta de coragem de voltar a tentar, ou mesmo problemas emocionais relativos ao trauma. Outras mulheres, procuram superar reiniciando as tentativas o mais rápido possível, o que vale ressaltar que isso deve ser orientado pelo médico.

O apoio mútuo entre o casal, nessas horas, é fundamental, para que ambos se sintam fortalecidos e consigam superar juntos. Conversar, expor o que cada um sente, além de ajudar a aliviar o coração, ajudará a fortalecer o relacionamento. Sei que nem sempre é fácil falar sobre isso, ainda mais para os homens, mas tentem, mesmo que seja depois de um tempo. Depois que perdi meu filho, acho que o meu casamento se fortaleceu, amadurecermos juntos, viramos o porto seguro um do outro, e hoje olho para trás e percebo que foi um período de grande aprendizado para nós como marido e mulher e também como pais.

O que quero dizer a você que passa ou passou por isso, mesmo sendo um momento muito dolorido e sofrido, cuide do seu emocional e da sua relação, cuidem um do outro, acho que esse é o 1o passo para seguir em frente.

E quando decidirem voltar a tentar, a 1a coisa é procurar o médico, fazer uma avaliação, se o organismo já se restabeleceu para uma nova gestação.

Outros posts que acho que também podem ajudar:

Fertilidade, também é importante cuidar do seu emocional!
Gestação anembrionária: o que é, por que acontece?!

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Um comentário

  1. Perdas são sempre difíceis mesmo, né! Assunto bem delicado de se tratar!
    Primeira vez que estou aqui no seu blog, vou te seguir, ok!
    Convido todos à conhecerem meu blog também!
    http://mamaedocura.blogspot.com.br/
    Sejam bem vindos e sintam-se à vontade!
    Beijos :)

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.