Quando optar pela inseminação artificial ou pela fertilização in vitro?

Cada vez mais homens e mulheres optam por ter filhos mais tardiamente e, em alguns casos, essa decisão é influenciada pela diminuição da fertilidade com o avanço da idade. Após os 35 anos, as chances de gravidez espontânea por ciclo menstrual entre as mulheres caem para 12%, enquanto aos 25 essas chances são de 18% por ciclo.
Nas mulheres o principal fator de infertilidade é a endometriose, doença que atinge uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva. Entre os homens, a principal doença relacionada a infertilidade é a varicocele, que atinge 15% do público masculino.

Tanto para problemas relacionados a infertilidade masculina quanto a feminina é comum que se opte por dois dos principais tratamentos de infertilidade:


 Inseminação artificial;

 Fertilização in vitro.

Quando optar pela inseminação artificial
O tratamento de inseminação artificial é considerado de baixa complexidade e é indicado principalmente quando a mulher possui ciclo menstrual irregular, causado por doenças como a Síndrome de Ovários Policísticos. O tratamento pode ser indicado ainda para casos onde o muco é muito espesso e impede a fecundação do espermatozoide.

A inseminação artificial também é indicada para homens com leve disfunção no sêmen. O que não é o caso da varicocele, que exige um tratamento mais invasivo (em alguns casos a intervenção cirúrgica).

Em casos onde a paciente do sexo feminino apresenta problemas nas trompas, a inseminação artificial não é indicada, pois nesse tratamento o espermatozoide é inserido no útero com auxílio de um cateter, mas a fecundação continua ocorrendo nas trompas.

A inseminação artificial é uma opção para casos onde não há causa aparente da infertilidade e tentativas anteriores de coito programado não alcançaram o sucesso esperado.

Agravamento da infertilidade e Fertilização in Vitro


A fertilização in vitro é considerada um tratamento de alta complexidade e as chances de sucesso estão diretamente relacionadas com a faixa etária da mulher. Ela é indicada para casos mais graves de infertilidade, onde demais tentativas de tratamentos, como a própria inseminação artificial, não tiveram sucesso.

O tratamento é indicado para mulheres que apresentam endometriose, problemas nas trompas, ciclo menstrual irregular sem sucesso com a inseminação, aborto de repetição, entre outros.

No caso de homens, pode ser uma alternativa para alterações graves no sêmen, poucas chances de fertilidade com a reversão da vasectomia e quando não se obtém sucesso com a cirurgia de varicocele.

Outros fatores de infertilidade
É importante que ao tentar qualquer tratamento para fertilidade o casal esteja igualmente empenhado em eliminar hábitos nocivos à saúde. Estudos comprovam que há uma menor taxa de implantação do embrião durante a FIV em mulheres que consomem álcool, além de diminuir a qualidade dos espermatozoides no caso masculino.

O peso e os hábitos alimentares também influenciam a fertilidade do casal, tanto para quem está tentando uma gestação espontânea como para casais que estão realizando tratamentos de infertilidade. Atente-se e procure suporte médico antes de qualquer decisão!


Post Colaborativo por Mater Prime

Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Um comentário

  1. Muito legal, sabe que eu as vezes confundia inseminação artificial com fertilização in vitro, lendo o seu post que me toquei que são totalmente distintos. Ótima informação para quem está "tentante",
    Um beijo
    www.mamaeaprendiz.com

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.