Nas mulheres o principal fator de infertilidade é a endometriose, doença que atinge uma em cada dez mulheres em idade reprodutiva. Entre os homens, a principal doença relacionada a infertilidade é a varicocele, que atinge 15% do público masculino.
Tanto para problemas relacionados a infertilidade masculina quanto a feminina é comum que se opte por dois dos principais tratamentos de infertilidade:
Inseminação artificial;
Fertilização in vitro.
Quando optar pela inseminação artificial
A inseminação artificial também é indicada para homens com leve disfunção no sêmen. O que não é o caso da varicocele, que exige um tratamento mais invasivo (em alguns casos a intervenção cirúrgica).
Em casos onde a paciente do sexo feminino apresenta problemas nas trompas, a inseminação artificial não é indicada, pois nesse tratamento o espermatozoide é inserido no útero com auxílio de um cateter, mas a fecundação continua ocorrendo nas trompas.
A inseminação artificial é uma opção para casos onde não há causa aparente da infertilidade e tentativas anteriores de coito programado não alcançaram o sucesso esperado.
Agravamento da infertilidade e Fertilização in Vitro
A fertilização in vitro é considerada um tratamento de alta complexidade e as chances de sucesso estão diretamente relacionadas com a faixa etária da mulher. Ela é indicada para casos mais graves de infertilidade, onde demais tentativas de tratamentos, como a própria inseminação artificial, não tiveram sucesso.
O tratamento é indicado para mulheres que apresentam endometriose, problemas nas trompas, ciclo menstrual irregular sem sucesso com a inseminação, aborto de repetição, entre outros.
No caso de homens, pode ser uma alternativa para alterações graves no sêmen, poucas chances de fertilidade com a reversão da vasectomia e quando não se obtém sucesso com a cirurgia de varicocele.
Outros fatores de infertilidade
É importante que ao tentar qualquer tratamento para fertilidade o casal esteja igualmente empenhado em eliminar hábitos nocivos à saúde. Estudos comprovam que há uma menor taxa de implantação do embrião durante a FIV em mulheres que consomem álcool, além de diminuir a qualidade dos espermatozoides no caso masculino.
O peso e os hábitos alimentares também influenciam a fertilidade do casal, tanto para quem está tentando uma gestação espontânea como para casais que estão realizando tratamentos de infertilidade. Atente-se e procure suporte médico antes de qualquer decisão!
Post Colaborativo por Mater Prime
Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Muito legal, sabe que eu as vezes confundia inseminação artificial com fertilização in vitro, lendo o seu post que me toquei que são totalmente distintos. Ótima informação para quem está "tentante",
ResponderExcluirUm beijo
www.mamaeaprendiz.com