O que é psoríase e quais os cuidados especiais com bebês e crianças?

Você já ouviu falar na psoríase? Se sim, sabe quais são seus sintomas? E como evitar que bebês e crianças sofram com essa doença?
A psoríase é um doença de pele, que atinge indivíduos de diversas idades, caracterizada por ser crônica e não contagiosa. Ela se apresenta em inflamações avermelhadas e descamações em diversos lugares do corpo, que podem coçar e inclusive sangrar.
Não se sabe ainda a causa da psoríase e, assim, nem sua cura, mas sabe-se que há alguns fatores que podem contribuir para que a doença reapareça na pele de alguém que a carrega: genética, frio, ressecamento da pele, obesidade, infecções, fumo e bebida em excesso, estresse e baixa imunidade.

15 % dos casos de psoríase ocorrem na infância e o aparecimento da  doença nessa faixa etária apresenta diferenças em relação aos mais velhos, além de muitas vezes ser confundida com a dermatiteseborreica, uma inflamação na pele que causa principalmente escamação e vermelhidão.
Dentre as crianças da primeira infância que possuem psoríase, a doença pode se manifestar no rosto, nas axilas, na região inguinal (próximas à virilha) e nas dobras flexurais. Por isso, acaba sendo comum que a doença e suas lesões apareçam na região onde se usa a fralda.
O sintomada psoríase mais comum entre as crianças é o desencadeamento de pequenas manchas vermelhas no corpo, mas também podem aparecer lesões avermelhadas e descamativas na pele. Além disso, a pele costuma ficar bastante seca e as lesões também podem aparecer no couro cabeludo.
É importante que alguns cuidados especiais para evitar que a doença não se manifeste sejam levados em conta. São estes:
- Ofereça uma alimentanção saudável e rica em frutas e legumes (já que a obesidade é um dos fatores de risco para doença)
- Mantenha o corpo e a pele dos pequenos bem hidratados. Por isso, é fundamental a ingestão de água e passar hidratante no corpo
- Durante o banho, evite as altas temperaturas, buchas e banhos muito longos para que a pele não resseque.
- Leve seu filho para brincar a luz do sol, já que a vitamina C presente nos raios solares podem ser benéficos a sua pele. Entretanto, a exposição solar em exagero também não faz bem. Por isso, evite os horários em que o sol esteja muito quente.
- O uso de roupas muito apertadas pode ser incômodo para a pele da criança, já que não tem espaço suficiente para uma ventilação adequada e sua respiração. Assim, é recomendado que se use roupas mais largas e feitas de algodão que, além de serem mais confortáveis, são mais benéficas à pele.
- Procure um dermatologista dermatologista. Mais do que ninguém, ele é o profissional correto que mais saberá falar sobre a psoríase com você e com ele e poderá indicar um tratamento mais adequado!
Por Mariana Boaretto, escrito especialmente para o Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Um comentário

  1. Ótimas dicas, vai ajudar as mãezinhas de primeira viagem!

    Beijos
    Gleysa

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.