Mosquito Aedes Aegypti |
Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde foram:
Até 28 de novembro de 2015, foram notificados 1.248 casos suspeitos de microcefalia, identificados em 311 municípios de 14 unidades da federação, de acordo com a terceira edição do informe epidemiológico sobre microcefalia, divulgado nesta segunda-feira (30). O governo permanece realizando todos os esforços para monitorar e investigar, de forma prioritária, o aumento do número de casos de microcefalia no país.
O estado de Pernambuco registra o maior número de casos (646), sendo o primeiro a identificar aumento de microcefalia em sua região. O Estado conta com o acompanhamento de equipe do Ministério da Saúde desde o dia 22 de outubro. Em seguida, estão os estados de Paraíba (248), Rio Grande do Norte (79), Sergipe (77), Alagoas (59), Bahia (37), Piauí (36), Ceará (25), Rio de Janeiro (13), Tocantins (12) Maranhão (12), Goiás (2), Mato Grosso do Sul (1) e Distrito Federal (1). Entre o total de casos, foram notificados sete óbitos. Um recém-nascido do Ceará, com diagnóstico de microcefalia e outras malformações congênitas por meio de ultrassonografia, teve resultado positivo para vírus zika. Outros cinco no Rio Grande do Norte e um no Piauí estão em investigação para definir causa da morte.
O próprio Ministério confirmou, também, a relação entre o Zica e a microcefalia.
A transmissão se dá pela mordida do mosquito, é raríssimo a transmissão de pessoa para pessoa, como pela relação sexual. A mãe pode transmitir o vírus na gestação.
Informações sobre o Mosquito Aedes Aegypt |
Microcefalia
Na microcefalia o cérebro do bebê não se desenvolve, ou não o suficiente, na gestação, o que pode trazer muitos problemas neurológicos ao bebê e até levar a morte.
No Brasil, já foram registrados mais de 700 casos de microcefalia recentemente. No entanto, além do vírus Zica, a microcefalia também pode ser causada por rubéola, varicela, toxoplasmose, citomegalovírus, infecções, síndromes genéticas e até pelo uso de álcool ou drogas pela mãe durante a gestação.
Em relação as gestante, sabe-se que o risco é maior no 1o trimestre, mas não se descarta o risco nas outras fases da gravidez. Também não quer dizer, que se a grávida teve Zica, com certeza o bebê nascerá com microcefalia.
A criança é considerada com microcefalia se o diâmetro da cabeça for inferior a 32 centímetros. Bebê com microcefalia não tem a moleira na cabeça, o crânio vem calcificado.
Sintomas
Tabela de Sintomas Zica, Chikungunya e Dengue |
A melhor prevenção é o uso de repelente e ajudar a combater o mosquito.
Repelentes indicados na Gravidez |
Campanha de combate ao Mosquito da Dengue e a Microcefalia |
Dicas para acabar com a reprodução do Mosquito Aedes Egypt |
Quanto à amamentação, já se verificou que o vírus é encontrado no leite materno, mas ainda não há comprovação se o bebê pode ser contaminado com ele. Então ainda há controvérsias entre os próprios médicos, se a mãe com Zica deve parar ou não de amamentar. Li algumas matérias sobre isso, e cada profissional entrevistado teve uma posição diferente, então o melhor é conversar com o pediatra com urgência, assim que a mãe detectar algum sinal da doença.
Se vc vai continuar tentando engravidar ou já está grávida fique atenta, use repelente, com orientação médica, e faça um bom acompanhamento pré-natal e pré-gestacional (tentantes).
bj,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade
Fontes de pesquisa: http://portalsaude.saude.gov.br/, http://g1.globo.com/fantastico/
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Poxa tão sério né. E tão perigoso. Eu vou adiar meus planos de engravidar de novo. Na minha casa tem
ResponderExcluirMuito mosquito 🙀
Informação é tudo! Repassar essas informações sempre e torcer para todos fazerem sua parte né!
ResponderExcluirA situação está complicada mesmo, muito importante saber esses dados.
ResponderExcluirInformação útil e bem vinda!!!👏🏼👏🏼👏🏼
ResponderExcluirAssunto sério e perigoso. Porém, já houve um caso por relação sexual e estão pesquisando saliva e urina (muito preocupante). Estou usando muito repelente!
ResponderExcluirOi Ale,
ResponderExcluirTento prevenir por aqui o maximo possível com muito repelente em todos da casa e água parada nem pensar.
Bjs
Mari
vamosmamaes.blogspot. com.br
Muito complicada a situação em que estamos, uma batalha tão grande contra um mosquitinho tão pequeno, porém tão perigoso !
ResponderExcluirA situação tá realmente preocupante! Muito úteis as informações! Obrigada!
ResponderExcluirExcelente texto!! Parabens !!! Toa informação é bem vinda nesse quadro de incertezas!!! Bjos
ResponderExcluirÉ lamentável a situação que o Brasil está vivendo...
ResponderExcluirCada dia que passa sinto mais medo desse mosquito.
ResponderExcluirTriste, nós estamos pensando em adiar os planos de um irmão para o Ben ;(
ResponderExcluirEu, que To gravida, vivo cheia de repelente. E ainda passo o dia colocando em Heitor também.
ResponderExcluirAdorei o post super importante alertar as pessoas e nunca sabemos de tudo sempre aprendemos mais
ResponderExcluirEu e meu esposo estamos muito certos de que queremos tentar uma gravidez. Já adiamos uma vez e agora tá muito difícil tomar essa decisão de novo. Mas já vou começar isolar a casa. Minha Ginecologista disse q a tela nas janelas podem ajudar muito. Mas a questão tbm é fora de casa. Muito repelente.
ResponderExcluir