A gravidez é um momento único na vida de uma mulher e se torna uma fase onde os cuidados com a saúde devem ser redobrados, por esse motivo os exames pré-natais são fundamentais durante o período de gestação e devem ser feitos regularmente.
O exame de mamografia é recomendado anualmente para as mulheres a partir dos 35 anos. É uma técnica que tem como objetivo diagnosticar nódulos ou um possível câncer de mama. Quando o assunto é durante a gestação, muitas mulheres ainda têm dúvidas se podem ou não realizar a mamografia. Neste post, vamos explicar um pouco sobre o assunto.
Mamografia na gestação
Caso haja suspeita do câncer de mama durante a gestação, é recomendado que a mulher não realize o exame de mamografia, pois o mesmo contém certa carga de radiação que podem prejudicar na formação do feto, como por exemplo, a agenesia (ausência do osso que liga o joelho a bacia).
O exame de ultrassom é o mais recomendado diante da suspeita da doença, este, não expõe o bebê à radiação, além de não prejudicar na formação do feto. De acordo com especialistas, a mamografia só deve ser feita durante uma suspeita concreta de câncer, ou seja, quando as evidencias apontarem a existência da doença. Nesse caso, o abdômen da gestante é protegido por uma manta de chumbo, para que assim seja evitado qualquer tipo de danos na formação da criança.
Outra história a ser desvendada é a amamentação. Algumas mulheres tem medo que a mamografia prejudique o fornecimento de leite e isso simplesmente não existe.
Cuidados básicos
Outros exames como o raio-X, também devem ser evitados. Mas, contrariando os boatos, se forem seguidos os padrões de segurança, não há risco nem para o bebê e nem para a mamãe. Não há problema realizar uma ou outra radiografia durante a gravidez.
Mesmo não existindo riscos, é recomendável que esses procedimentos sejam evitados durante o primeiro mês de gravidez, pois é neste período que está ocorrendo à formação do bebê. Só existe risco para o feto de a carga de radiação for muito elevada, ou seja, 20 ou mais radiografias, número jamais solicitado por um médico, a não ser em casos extremos.
As radiografias odontológicas também não causam danos. Os parelhos produzem uma quantidade mínima de radiação. Mesmo assim, é indicado o uso do colete de chumbo.
E, por fim, a maior dica é Antes de se submeter a qualquer exame ou tratamento, consulte seu médico. Só ele poderá orienta-la corretamente.
Muito interessante!
ResponderExcluirOi Ale,
ResponderExcluirSempre é bom prevenir não faço ainda mamografia , mais o raio x eu evitava de fazer na gravidez.
Mari
vamosmamaes.blogspot. com.br
Sim. Concordo! Qto menos radiação melhor!!!🙌🏻beijos
ResponderExcluirInteressantíssimo! Muitas pessoas não sabem desse custo/benefício. Possuem muito medo da irradiação! Grata por esclarecer!
ResponderExcluirNossa.. Não sabia disso! Todo cuidado é pouco com o bebê.
ResponderExcluirÓtimo post .... Temos que nos cuidar porém tbm precisamos saber o que podemos ou não né
ResponderExcluirBjs Mi Gobbato - Espaço das Mamães
Muito bom mesmo!! A mamografia é tão importante pra nós, pena que ainda existam tantas mulheres que não a fazem!
ResponderExcluirInteressante, ótimo post ;)
ResponderExcluirMuito importante esse post.. Parabéns bj
ResponderExcluirMuita informação boa! Acredito que muitas mães e gravidinhas vão gostar de ler esse post!
ResponderExcluirBjs
Excelente informação! Parabéns! É muito bom saber!
ResponderExcluirEu sempre faço mamografia, de 6 em 6 meses,e não sabia disso!
ResponderExcluirNunca fiz mamografia e estou entrando na idade... :(
ResponderExcluirPost bem esclarecedor. Parabéns!
ResponderExcluirEu ainda não faço mamografia, adorei os esclarecimentos! Parabéns
ResponderExcluirMuito interessante
ResponderExcluirBlog maternidade sem frescura
Como eu não passei pela situação de precisar fazer mamografia durante a gestação, aliás nem estava na época de fazer o exame na minha rotina, nunca tinha pensado no assunto. Muito bom o post. É sempre legal trazer assuntos e esclarecimentos.
ResponderExcluirbeijos
Chris