Especialista Responde Dúvidas sobre Fertilidade!

Nada melhor que um especialista para responder dúvidas sobre fertilidade, fertilização in vitro, endometriose, Zica Vírus e as tentativas, congelamento de óvulos...
Dúvidas sobre Fertilidade, FIV, endometriose, Zika Vírus, trompas obstruídas, ...


Então o Da Fertilidade à Maternidade, mais uma vez, traz a palavra de um especialista em reprodução humana esclarecendo dúvidas para você tentante. Hoje entrevistamos a Dra. Maria Cecilia Erthal, diretora médica do Vida – Centro de Fertilidade.

Da Fertilidade à Maternidade: Qual o momento certo para buscar ajuda de um especialista?

Dra. Cecilia: Se o motivo é o congelamento de óvulos para preservar a fertilidade, o melhor momento para procurar um profissional é o mais rápido possível, a partir da decisão de postergar a gravidez, porque quanto mais jovens os óvulos, melhor a qualidade e maior a chance de gravidez no futuro. No que diz respeito a pacientes que estão tentando engravidar sem sucesso, no caso de mulheres com até 30 anos, aconselhamos tentar por um ano, e caso não consigam procurem o especialista. Já para mulheres entre 30 e 37 anos, aconselhamos que procurem um especialista após 6 meses de tentativas e, após os 38 anos, sugiro que tentem apenas 3 meses.

Da Fertilidade à Maternidade: Obstruções tubárias sempre são indicativo para uma fertilização in vitro?
Dra. Cecilia: Sim. As trompas são a ponte entre o óvulo e os espermatozoides. Se elas estiverem obstruídas, os gametas não conseguem se encontrar o óvulo e, por esse motivo, o encontro só vai acontecer através de fertilização in vitro, ou seja, no laboratório de reprodução assistida.


Da Fertilidade à Maternidade: Quando a mulher tem endometriose é indicado fazer algum tratamento antes de um tratamento de reprodução humana, como a videolaparoscopia ou medicação?
Dra. Cecilia: Isso é muito variável. Geralmente, em pacientes com menos de 35 anos e endometriose profunda, existe a indicação de procedimento cirúrgico. O tratamento com medicamentos é mais frequentemente indicado como complementação, após a cirurgia e antes do procedimento de fertilização in vitro.


Da Fertilidade à Maternidade: Sobre congelamento de óvulos, ao descongelá-los para um procedimento de fertilização, as chances de gravidez são as mesmas de óvulos que não foram congelados?
Dra. Cecilia: Sim. Atualmente, com os avanços tecnológicos da criopreservação as taxas de gravidez são as mesmas dos óvulos frescos.


Da Fertilidade à Maternidade: Com a situação atual, em relação ao Zika vírus, é aconselhável adiar as tentativas de uma gravidez mesmo a mulher estando acima dos 30 anos, em que a fertilidade começa a diminuir bastante?
Dra. Cecilia: O que aconselhamos é que as pacientes que já tem indicação de fertilização in vitro prossigam com o tratamento, porém, com o congelamento de embriões e programação de transferência dos mesmos para o útero materno nos períodos mais frios do ano, que é quando diminuem os casos de Zika vírus.
 

Agradecemos muito a Dra. Cecilia por nos atender e convidamos a todas as tentantes a participar da Palestra gratuíta "A Mulher Moderna e o Adiamento do Sonho da Gravidez", que acontece dia 19 de março no Rio de Janeiro, inscreva-se já!
Palestra A Mulher Moderna e o Adiamento do Sonho da Gravidez

INSCREVA-SE AQUI

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

6 comentários

  1. A entrevista ficou ótima, verdade com o Zika vírus,
    é bom aguardar um pouco mais, infelizmente os casos
    de infertilidades são muitos, e cada caso é um caso isolado.
    Tem que ser feito o tratamento certo
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Quanta informação boa no post!
    Muito esclarecedor!
    beijos
    Lele

    ResponderExcluir
  3. Ótimas informações e esclarecedoras, sempre ouvi da fertilização in vitro mas o post ajudou entender melhor bj

    ResponderExcluir
  4. Super esclarecedora essa entrevista!!
    Pena que já tenho compromissos dia 19, senão eu iria na palestra!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Muito triste ver mulheres adiando o sonho de ser mãe, mas é necessário, espero que logo encontrem uma solução! Ótima entrevista, super pertinente!

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.