Então o Da Fertilidade à Maternidade, mais uma vez, traz a palavra de um especialista em reprodução humana esclarecendo dúvidas para você tentante. Hoje entrevistamos a Dra. Maria Cecilia Erthal, diretora médica do Vida – Centro de Fertilidade.
Da Fertilidade à Maternidade: Qual o momento certo para buscar ajuda de um especialista?
Dra. Cecilia: Se o motivo é o congelamento de óvulos para preservar a fertilidade, o melhor momento para procurar um profissional é o mais rápido possível, a partir da decisão de postergar a gravidez, porque quanto mais jovens os óvulos, melhor a qualidade e maior a chance de gravidez no futuro. No que diz respeito a pacientes que estão tentando engravidar sem sucesso, no caso de mulheres com até 30 anos, aconselhamos tentar por um ano, e caso não consigam procurem o especialista. Já para mulheres entre 30 e 37 anos, aconselhamos que procurem um especialista após 6 meses de tentativas e, após os 38 anos, sugiro que tentem apenas 3 meses.
Da Fertilidade à Maternidade: Obstruções tubárias sempre são indicativo para uma fertilização in vitro?
Dra. Cecilia: Sim. As trompas são a ponte entre o óvulo e os espermatozoides. Se elas estiverem obstruídas, os gametas não conseguem se encontrar o óvulo e, por esse motivo, o encontro só vai acontecer através de fertilização in vitro, ou seja, no laboratório de reprodução assistida.
Da Fertilidade à Maternidade: Quando a mulher tem endometriose é indicado fazer algum tratamento antes de um tratamento de reprodução humana, como a videolaparoscopia ou medicação?
Dra. Cecilia: Isso é muito variável. Geralmente, em pacientes com menos de 35 anos e endometriose profunda, existe a indicação de procedimento cirúrgico. O tratamento com medicamentos é mais frequentemente indicado como complementação, após a cirurgia e antes do procedimento de fertilização in vitro.
Da Fertilidade à Maternidade: Sobre congelamento de óvulos, ao descongelá-los para um procedimento de fertilização, as chances de gravidez são as mesmas de óvulos que não foram congelados?
Dra. Cecilia: Sim. Atualmente, com os avanços tecnológicos da criopreservação as taxas de gravidez são as mesmas dos óvulos frescos.
Da Fertilidade à Maternidade: Com a situação atual, em relação ao Zika vírus, é aconselhável adiar as tentativas de uma gravidez mesmo a mulher estando acima dos 30 anos, em que a fertilidade começa a diminuir bastante?
Dra. Cecilia: O que aconselhamos é que as pacientes que já tem indicação de fertilização in vitro prossigam com o tratamento, porém, com o congelamento de embriões e programação de transferência dos mesmos para o útero materno nos períodos mais frios do ano, que é quando diminuem os casos de Zika vírus.
Agradecemos muito a Dra. Cecilia por nos atender e convidamos a todas as tentantes a participar da Palestra gratuíta "A Mulher Moderna e o Adiamento do Sonho da Gravidez", que acontece dia 19 de março no Rio de Janeiro, inscreva-se já!
INSCREVA-SE AQUI
Alê NunesBlog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
A entrevista ficou ótima, verdade com o Zika vírus,
ResponderExcluiré bom aguardar um pouco mais, infelizmente os casos
de infertilidades são muitos, e cada caso é um caso isolado.
Tem que ser feito o tratamento certo
bjs
Ótimo post! Parabéns!
ResponderExcluirQuanta informação boa no post!
ResponderExcluirMuito esclarecedor!
beijos
Lele
Ótimas informações e esclarecedoras, sempre ouvi da fertilização in vitro mas o post ajudou entender melhor bj
ResponderExcluirSuper esclarecedora essa entrevista!!
ResponderExcluirPena que já tenho compromissos dia 19, senão eu iria na palestra!
Bjs
Muito triste ver mulheres adiando o sonho de ser mãe, mas é necessário, espero que logo encontrem uma solução! Ótima entrevista, super pertinente!
ResponderExcluir