Desenvolvimento infantil: Estimulação Tátil e Inteligência Corporal Cinestésica!

Você sabia que um simples massagem durante a gravidez pode ajudar no desenvolvimento do bebê? E que os exercícios físicos podem ajudar em um melhor desempenho da criança na escola? Vale conferir, em mais um post super especial da nossa especialista.
Inteligência tátil e inteligência corporal cinestésica

A inteligência corporal cinestésica é a capacidade de utilizar o próprio corpo com grande precisão, ajudando-nos a executar nossas metas e nossos objetivos pessoais. O corpo é a principal parte ativa que nos facilita o impulso necessário e nos leva a passar da intenção para a ação. É evidente e lógico para o nosso próprio bem-estar a importância da união, do equilíbrio e da harmonia do corpo e mente, levando em consideração que tais conceitos caminham de mãos dadas em nosso desenvolvimento. 

Quanto mais cedo essa inteligência corporal for desenvolvida, tanto melhor para o desempenho da criança. Já existem, inclusive, estudos que comprovam a influência das atividades físicas no desenvolvimento escolar global da garotada.
De acordo com tais pesquisas, o comportamento exigido na prática esportiva é o mesmo necessário ao aprendizado.


O embasamento dessa inteligência é a estimulação tátil, que pode ser iniciada na gestação e desenvolvida durante a primeira infância. Essa estimulação são atividades que tem o objetivo de aprimorar os receptores sensitivos da criança. Durante a gestação as massagens, manuais ou com simples massageadores, fazem com que os bebês desenvolvam seus receptores de pressão e vibração denominados mecanoreceptores, além do cérebro e amídalas.

Após o nascimento a continuação das atividades com massagens utilizando objetos de diferentes texturas/temperaturas auxiliam no desenvolvimento dos proprioreceptores e sua percepção do corpo e espaço.
Conforme o bebê amadurece é importante que haja estímulos para tonificar os músculos dos braços, pernas e pescoço para que ele consiga rolar, sentar, engatinhar, andar, etc. Além desse estímulo motor é necessário que as atividades também englobem a coordenação em segurar objetos e manipulá-los utilizando movimentos de segurar/soltar e pinça.
Quando os pequenos já estão na fase do andar, atividades ao ar livre envolvendo dança e música são uma ótima maneira de estimular o corpo e muito divertidas também. A inserção em esportes como bicicleta, futebol, natação, entre outros também auxilia o desenvolvimento da inteligência corporal.

De acordo com o site mamaeonline.com existem alguns tipos de massagens indicadas durante a gestação:
  • Drenagem linfática manual: traz alívio para os inchaços, porque minimiza a retenção de líquidos e ajuda na circulação. É a mais popular quando se fala em massagens para gestantes. Deve ser realizada a partir do segundo trimestre de gravidez.
  • Massagem relaxante: são movimentos bem leves que ajudam a diminuir a ansiedade e a dor nas costas. Pode ser realizada com um pequeno massageador, porém é necessário cuidado, pois se ele for muito potente não deve ser passado diretamente na barriga.
  • Shiatsu: técnica de massagem oriental que trabalha os pontos do corpo como acontece com a acupuntura, só que o procedimento é realizado com polegares, palma da mão, cotovelos e punhos. A recomendação é que seja feito a partir do segundo trimestre de gestação. Ajuda a aliviar a tensão, proporcionando relaxamento físico e psicológico.
Algumas atividades que podem ser realizadas com as crianças:
  • Ao ar livre: No parquinho, o escorregador costuma ser usado como um brinquedo para descida. Estimular a subida por onde se escorrega também pode ser interessante. Para isso, segure na mão esquerda de cada criança e ajude-as, uma a uma, a subir. Depois, repita a proposta segurando na mão direita de cada criança. Com essa atividade, é possível perceber com qual das mãos os pequenos têm mais habilidade e força e, a partir daí, trabalhar novos estímulos à outra mão.
  • Em casa: Bolas variadas (de tênis de mesa, tênis de quadra, futebol de salão, handebol, vôlei, basquete, entre outras) são ótimas para organizar uma competição de arremesso, sempre com os dois braços para essa faixa etária. O tamanho e o peso de cada bola estimulam os músculos do tronco e dos membros superiores. Nesse sentido, confeccionar bolas de meia pode incrementar ainda mais o trabalho.
Em breve postarei mais dicas sobre atividades estimulantes e muito mais!

Quer ficar por dentro acesse 
www.facebook.com/PriscilaOliveiraPsicopedagogaInfantil

Priscila Oliveira

Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especializada em Estimulação de zero aos três anos pela Little Genius e UNIAPAE e colunista do Blog Da Fertilidade à Maternidade.

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

4 comentários

  1. Ótimas dicas. Eu fiz bastante drenagem linfática durante a gravidez. Fiz Shantala nas minhas filhas quando elas eram pequenas e faço até hoje. Esse contáto é ótimo para o desenvolvimento.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  2. Nossa quantas informações legais, eu não sabia de nada disso.
    Agora com certeza vou fazer muitas massagens relaxantes no baby e praticar bastante atividades ao ar livre com a pequena.

    Bjos
    http://www.maternizando.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a dicas!!! Procuro sempre fazer com pisquila atividades que a façam se mexer, correr, pular, usar sua força. Acho importante a criança ser criança. Quando ela era bebê, fiz muuuuito shantala nela, e ela amava. Hoje pede pra fazer massagem na barriguinha dela antes de dormir hahaha

    Beijos Mila (@mundodamae)

    ResponderExcluir
  4. Aqui usei bastante brinquedo para estimular a coordenação, bolas, passeios aos parques e praças

    Bjs Mi Gobbato @espacodasmamaes

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.