A importância da música no desenvolvimento infantil!

A música é parte importante no desenvolvimento das crianças e você sabia que desde a barriga da mamãe?!

A música está presente na vida do ser humano desde os primórdios da história como produção cultural. De acordo com o Professor Lindomar (infoescola.com) a música surgiu há aproximadamente 50.000 anos e suas primeiras manifestações foram realizadas no continente africano, expandindo-se, posteriormente, pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

gravidez e música
Dessa forma, o homem é um ser totalmente musical, ao nascer (ou até mesmo antes)ele entra em contato com o universo sonoro que o cerca. Sua relação com a música acontece de várias maneiras como, por exemplo, por intermédio dos pais e/ou brinquedos e aparelhos sonoros, sons da natureza, entre outros sons produzidos dentro do seu cotidiano. Sendo assim a música torna-se parte da constituição interna do ser humano.

Benefícios da música durante a gravidez
A partir da quarta semana de gestação os ouvidos começam a se desenvolver e o cérebro começa a ser estimulado de várias formas: através do batimento cardíaco da mãe, que estimula a percepção de ritmo, das vozes dos pais e outros ruídos que o bebê ouve e, com o tempo, começa a aprender a distinguir cada um deles. Assim, os bebês que ouvem música ainda na barriga de suas mães desenvolvem seu raciocínio com mais facilidade, já que todos esses sons, incluindo as vozes e melodias, estimulam sua concentração. Além disso, a música é um vínculo emocional que também serve para acalmar a criança em um momento de agitação.

Benefícios da música durante o desenvolvimento da criança
Com o presente contato com a música a criança começa a se expressar de outra maneira e é capaz de inserir-se,de forma ativa, dentro na sociedade, já que a musicalização ajuda na autonomiade suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, além de ampliar seu mundo de relações.

Durante o processo de crescimento o contato com a música encanta as crianças, pois oferece a elas segurança emocional, confiança, compreensão ao compartilhar canções, colaboração e respeito mútuo. Além dos benefícios sociais a música também auxilia no desenvolvimento motor, através dos movimentos e da dança, na oralidade e no raciocínio lógico. Até mesmo durante a alfabetização a criança pode ser estimulada com a música, pois as canções infantis, nas que as sílabas são rimadas e repetitivas, acompanhadas de gestos fazem com queela amplie seu vocabulário e entenda melhor o significado de cada palavra.

Alguns tipos de atividade para o desenvolvimento da audição e da Inteligência Musical:

  • Sons com as partes do corpo: bater palmas, fazer sons com a boca, entre outros;
  • Sons da natureza: deixar a criança ter contato com ambientes naturais para ouvir os sons dos pássaros, das árvores, etc;
  • Utilização de instrumentos musicais: Chocalhos, xilofones, flauta, violão, entre outros;
  • Música clássica: audição dos instrumentos, notas, ritmo e melodia;
  • Cantigas e músicas infantis: obtenção de vocabulário, movimento através dos gestos, etc.
A música é fonte de expressão e cultura, além de desenvolvimento cognitivo, assim é essencial o contato das crianças desde a mais tenra idade.

Em breve postarei mais dicas sobre atividades estimulantes e muito mais!


Quer ficar por dentro acesse 
www.facebook.com/PriscilaOliveiraPsicopedagogaInfantil

Priscila Oliveira

Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e Institucional, Especializada em Estimulação de zero aos três anos pela Little Genius e UNIAPAE e colunista do Blog Da Fertilidade à Maternidade.

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

5 comentários

  1. Aqui eu colocava música para o Gui e conversava bastante com ele

    Bjs Mi Gobbato
    http://espacodasmamaes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que legal, encontrei o seu blog agora e estou començando as minhas tentativas e já amando. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Super concordo!!!! Pisquila ama música, passa o dia todo cantando, acho a coisa mais linda da vida!!!!!! Mas tudo vem do costume!!

    Beijos Mila (@mundodamae)

    ResponderExcluir
  4. Eu gostava de cantar pra barriga nas minhas duas gestações! Acho que por isso os meninos gostam tanto que eu cante pra eles kkk

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.