Aborto Espontâneo: por que acontece?

O sangramento é o sinal de alerta mais temido pelas gravidinhas! Ele pode ter muitas causas e a muitas delas podem indicar algum problema. Por isso, qualquer sangramento deve ser investigado imediatamente no pronto socorro!
Hoje o blog Da Fertilidade à Maternidade e o Dr. Bruno Jacob vão falar desse assunto delicado, O ABORTO ESPONTÂNEO!

Quando falamos em aborto devemos primeiro ter uma coisa em mente! Nem todo sangramento na gravidez é aborto!

Um sangramento pode não estar vindo necessariamente do útero, ou seja, você foi no banheiro e quando passou a papel para se limpar viu que nele tinha manchas de sangue. Há uma grande possibilidade deste sangramento vir da uretra, do ânus, do períneo, das paredes vaginais (ou seja, nada que comprometa a gravidez).

Além disso, no início da gravidez pode acontecer um sangramento chamado de nidação, que é quando o óvulo fecundado se fixa na parede do útero, para a gravidez iniciar. Esse sangramento ocorre aproximadamente 15 dias após a fecundação e pode durar até 3 dias, ele é totalmente normal!

Mas lembre-se:
TODO sangramento deve ser avaliado por um médico o quanto antes!
Outras causas de sangramento no início da gestação podem ser gravidez Ectópica e gestação molar!

É importante saber também, que o aborto espontâneo acontece em cerca de 15% das primeiras gestações!

Dr. como saber se meu sangramento é de aborto?
Você saberá! O sangramento é em grande quantidade, acompanhado de cólica e eventualmente podem haver coágulos neste sangramento!
No exame, o médico avaliará essa quantidade de sangramento, também fará o toque vaginal, para ver se o colo do útero está aberto ou não!
A ultrassonografia dará o diagnóstico final de aborto!

E quais são as principais causas de uma mãe abortar?
  • Anormalidades cromossômicas: Uma gravidez de um feto que teria uma síndrome grave, as vezes a natureza se responsabiliza de não leva-la a diante.
  • Miomas: nos casos de miomas grandes e submucosos.
  • Malformações uterinas: quem já ouviu falar em útero bicorno?!
  • Ovários policísticos: por conta dos altos níveis de alguns hormônios.
  • Hipotireoidismo e diabetes: principalmente se mal controlados.
  • Síndrome do anticorpo antifosfolipídio: Principal causa a ser pesquisada em mulheres com mais de um aborto seguidos (o famoso aborto habitual).
  • Infecções: toxoplasmose, sífilis, rubéola, herpes, HIV e até infecção urinária.
  • Tabagismo e alcoolismo.
  • Obesidade ou anorexia.
  • Drogas ilícitas.
  • Idade materna avançada.
Ou seja, muitas condições clínicas podem levar ao quadro de aborto! Alguns são evitáveis, ou não, algumas pacientes tem um aborto completo, outras não. A conduta varia e depende de uma avaliação médica, e as vezes ultrassonográfica, para dar o diagnóstico.

O ideal é um bom acompanhamento pré-natal, fazendo todos seus exames de rotina para assim, identificar qualquer alteração a tempo de intervir em favor da gravidez. Na dúvida, vá ao pronto-socorro e fale com o seu médico!

Por Dr. Bruno Jacob - CRM167047
Formado pela Faculdade de Medicina São Camilo, residência em Ginecologia e Obstetrícia! Foi presidente da Liga Acadêmica da Saúde da Mulher!
Atende em consultório e grandes maternidades de São Paulo.
Atualmente possui um projeto nas redes sociais para levar informação às mulheres, conheça:


Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.