A varicocele pode causar infertilidade?

A varicocele é uma patologia que tem como característica a dilatação das veias de dentro do escroto. Também é conhecida como varizes de testículos, já que sua dilatação é muito semelhante à que ocorre com as varizes nas pernas.
Varicocele e Infertilidade

Essa patologia está sim ligada à infertilidade masculina, mas é totalmente curável quando tratada adequadamente. Neste artigo, vamos explicar para você o que é a Varicocele e responder várias dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura para saber mais!
O que é a varicocele?
A varicocele é caracterizada pela dilatação anormal das veias presentes nos testículos, mais especificamente na região chamada de plexo pampiniforme testicular. Essa condição também é conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto, já que a dilatação das veias é muito parecida com as varizes das pernas. A OMS (Organização Mundial de Saúde) estima que cerca de 25% dos homens com alterações seminais sejam atingidos pela varicocele.
Mais comum em homens entre os 15 e 25 anos, a varicocele pode afetar apenas um dos lados do escroto. De origem genética, a maioria dos homens acometidos apresentam as varizes do lado esquerdo (80 a 95% dos casos) – no entanto, também é possível desenvolver o quadro em ambos os lados (entre 30 a 45% dos casos), mais raramente afetando apenas o lado direito do escroto.
Quais são suas causas?
O transporte de sangue para os testículos acontece a partir do cordão espermático. Alguns especialistas acreditam que a varicocele acontece quando as válvulas internas das veias desse cordão não permitem que o sangue flua adequadamente. Dessa forma, o sangue acaba não circulando da forma que deveria, resultando, então, no inchaço e na dilatação das veias.
Como detectar os sintomas?
Dentre os principais sintomas da doença masculina, estão a coceira, o desconforto e a sensação de peso nos testículos. Geralmente essa doença é assintomática, mas sua evolução sem o tratamento adequado pode causar atrofiamento da bolsa escrotal, reduzindo a testosterona.
Muitos homens comparecem ao consultório médico apenas quando acontece a dificuldade do casal em engravidar, já que a infertilidade pode aparecer como complicação da varicocele.
Varicocele e infertilidade masculina
Existe uma relação direta entre a varicocele e a infertilidade masculina. Como as veias da região testicular fazem parte do cordão espermático, a dilatação anormal pode dificultar o retorno de sangue no próprio órgão e o aumento da temperatura no local, e assim afetando os parâmetros seminais.
É importante ressaltar que a varicocele não causa impotência sexual. Por isso, é comum que muitos homens só descubram o quadro quando percebem que estão enfrentando problemas de infertilidade e decidem buscar ajuda. Ao procurar uma clínica ou profissional para solucionar o problema, o procedimento padrão é realizar exames detalhados de diagnóstico tanto no homem como na mulher.
Onde tratar a Varicocele?
O tratamento cirúrgico para melhora da fertilidade pode ser indicado mas possui taxas de sucesso variáveis. A indicação do tratamento para esta finalidade dependerá também da presença ou não de outras causas de infertilidade, idade da paciente e tempo de infertilidade.
A Varicocele, assim como outros tratamentos para a infertilidade, devem ser feitos em clínicas especializadas em Reprodução e Fertilidade. Ao escolher uma clínica de Reprodução é muito importante que você pesquise bastante, leia muitos depoimentos e opte sempre por profissionais e locais de qualidade. Você está lidando com algo muito importante para o seu futuro e o da sua família, então é essencial que faça o tratamento em estabelecimentos de confiança, reconhecidos e seguros.
Artigo produzido em parceria com a Pró-Criar Clínica de Reprodução Assistida.

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê
Comentários pelo Facebook
3 Comentários pelo Blogger

3 comentários:

  1. Meu pai teve varicocele, mas teve tratamento adequado e aqui estou eu!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo post e muito explicativo. Muita gente não conhece e não sabe que a varicocele está relacionada a infertilidade.
    Post muito útil.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  3. Oi Alê
    Ótimo seu post!
    Eu adoro estas colunas médicas (por coincidência postei uma também hoje).
    Este é um assunto super importante e que ainda gera dúvidas.
    Bjs

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger