Parto Normal: Episiotomia, minha experiência!

A episiotomia é uma incisão feita na região do períneo, área muscular entre a vagina e o ânus, para aumentar o canal de parto. Um procedimento que gera muita polêmica hoje em dia, em que se fala abertamente sobre violência obstétrica.
Bom, minha ideia aqui não é fazer nenhuma polêmica, é contar um pouco sobre a minha experiência.


Eu passei por uma episio no parto da minha filha, mas ao contrário do que muitas mulheres relatam, no meu caso foi uma opção minha. Eu pedi para minha médica cortar, sim, eu que pedi, apesar dela insistir muito comigo para esperar, então não considero que passei por violência obstétrica. Eu estava sofrendo com as dores a um longo tempo e não conseguia aguentar mais, pode me chamar de fraca, mas meu corpo, minhas regras e minha escolha.

Enfim, a recuperação é um pouco dolorida, exige alguns cuidados, acho que os cuidados são semelhantes ao corte de uma cesárea. Depois da cicatrização, tive receio de voltar a ter relações e a sensibilidade ficou diferente, perdi um pouco a sensibilidade. Para voltar as relações, conversei muito com o meu marido para ter muita paciência e usei lubrificante a base de água, tive mais medo que desconforto. Depois de alguns meses, acho que uns 2 meses, a sensibilidade foi voltando e acabou ficando até melhor do que antes.
A episiotomia é feita, geralmente, para evitar lacerações (cortes irregulares) que podem acontecer com o nascimento, mas segundo pesquisas, a cicatrização das lacerações são menos dolorosas e mais rápidas que um corte cirúrgico. A episio pode ser indicada, sem ser considerada uma violência obstétrica, em situações de urgência de retirar o bebê.

Não estou incentivando nenhuma mãe a fazer o mesmo que eu, mas como recebi um dúvida por e-mail, achei que falar sobre a minha experiência podia ajudar alguma outra pessoa que passou por isso.

Fonte de pesquisa: Livro Parto Natural - Mesmo após uma Cesárea, Hélène Vadeboncoeur, Ed. M.Books

bj,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

6 comentários

  1. Oi Ale
    Muito interessante seu post
    Gostei da forma como você deixou claro que às vezes o procedimento pode ser uma escolha.
    Bom senso, informações adequadas e respeitar a parturiente é sempre importante, ne?
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada por compartilhar tua experiência! É disso que precisamos: relatos sinceros. Informação nunca é demais!

    ResponderExcluir
  3. Cada uma tem o seu limite, né? Eu acabei não passando por isso, pela questãode fazer a episiotomia ou não, pois tive que fazer cesariana. Muito legal você deixar o seu relato.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.