Alimentos que estimulam a concentração das crianças!

As crianças necessitam de uma alimentação saudável e equilibrada para o bom funcionamento do seu corpo e isso com certeza você já sabe. Mas você sabia que existem alimentos específicos que ajudam a estimular a concentração das crianças?
Conheça aqui quais são eles!
Você sabe quais são os fatores que levam a baixa concentração? Entre eles, o cansaço faz com que a criança perca o foco e não consiga manter a atenção. Além da falta de energia, o estresse infantil também influencia na capacidade de se concentrar.

Porém, você pode ajudar o seu filho a ter uma mente mais focada através da alimentação. Isso porque alguns nutrientes são essenciais para que o cérebro funcione bem, já que contribuem em melhorar a concentração da criança. Conheça quais são!

1. Banana


A banana atua como boa fonte de energia para o cérebro por oferecer grandes quantidades de magnésio e potássio. Além disso, as bananas são fontes de vitamina B6, esta é responsável por estimular a serotonina e norepinefrina, dois neurotransmissores essenciais para a concentração.

2. Arroz e pão integral

São carboidratos integrais que contribuem com a liberação de glicose no organismo de forma lenta. Sua falta prejudica a concentração e a memorização, portanto, ofereça esses alimentos ao seu filho.

3. Iogurte

Ele ajuda na manutenção do estado de alerta, conforme estudos, já que contém alta proporção de tirosina. Esse aminoácido contribui com a estimulação da produção de noradrenalina e dopamina, que são dois neurotransmissores essenciais no processo de atenção. Sendo assim, o iogurte ajuda no bom funcionamento da memória.

4. Aveia

A aveia contribui com muitas vitaminas e nutrientes essenciais ao bom funcionamento do nosso corpo. Entre as vitaminas, estão as do grupo B e vitamina E, que estimulam a concentração, já que são muito importantes para o cérebro e atividade cognitiva.

5. Amendoim

Especialmente na forma de manteiga, é rico em vitamina E, que atua como antioxidante, oferecendo proteção aos neurônios e estimulando a conexão entre eles.

A parte mais gordurosa contém tiamina, que é uma substancia que ajuda no desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso central, contribuindo com a manutenção da concentração.

6. Ovos

Além de oferecer diversos nutrientes, os ovos contêm também dois nutrientes fundamentais para a concentração e memória: a colina e a luteína. O ovo também possui fosfolipídios, importante fonte de fósforo para as transmissões neuronais e para o cérebro.

7. Frutos secos

Contêm ácidos graxos que contribuem com as funções da concentração.

8. Chocolate

De acordo com pesquisas, o chocolate, especialmente o amargo com alto teor de cacau, ajuda a estimular o funcionamento do cérebro por melhorar seu fluxo sanguíneo.

Esses são alguns dos alimentos excelentes para ajudar na concentração das crianças e sua saúde geral. Não se esqueça de oferecer sempre água e sucos naturais ao seu filho, pois a correta hidratação ajuda na concentração e rendimento cerebral.
Para um cardápio saudável e variado, busque ajuda de um profissional especializado, pois ele poderá desenvolver um cardápio que ofereça um equilíbrio nutricional. Se o seu filho tem um convênio médico, não deixe de levá-lo a um nutricionista.
Gostou das nossas dicas? Buscamos selecionar aqui alimentos que estimulam a concentração das crianças e que elas adoram.
Por Andreia Silveira, colaboradora do site PlanodeSaúdeNota10 para o Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

2 comentários

  1. Muito interessante a dica o assunto.
    Uma boa alimentação ajuda em vários fatores, né.
    Uma ajuda na concentração com alimentação saudável é bom demais.
    Bjs
    Ju.

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Que interessante! Eu não sabia dessa característica desses alimentos. Alguns já consumimos, mas precisamos incluir todos na dieta!

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.