VISÃO DO BEBÊ: ENTENDA OS MISTÉRIOS E CUIDADOS!

A visão do bebê e os mistérios que a envolvem podem gerar uma série de dúvidas nos pais e cuidadores da criança, pois como já é sabido, os recém-nascidos não possuem a visão completamente desenvolvida e por isso não enxergam como uma pessoa adulta.
Desenvolvimento da visão do bebê
Embora os bebês tenham a capacidade de enxergar desde o momento em que abrem os olhos pela primeira vez, nos primeiros meses de vida a visão do recém-nascido estará em fase de desenvolvimento e amadurecimento. E todo este processo leva algum tempo, assim como todos os processos de desenvolvimento que os bebês passam nos primeiros momentos de vida.

Como é a visão do bebê nos primeiros meses?

Quando nascem, os bebês ainda não conseguem compreender todas as informações que estão ao seu redor, então, nos primeiros meses os bebês enxergam objetos e pessoas de forma embaçada e turva.

A visão embaçada é completamente normal nos primeiros meses, por isso os pais e cuidadores da criança não precisam se preocupar excessivamente com isso. Pois somente dos 6 aos 8 meses é que o bebê deixa de enxergar embaçado e começa a ver pessoas e objetos com uma nitidez melhor.

O tempo de desenvolvimento da visão do bebê varia de acordo com as características de cada um deles, por isso o recomendado é que os pais não façam comparações entre o seu bebê e o bebê da vizinha, por exemplo, cada criança possui seu ritmo e tempo de desenvolvimento.

Porém, se você suspeitar que existe algo de errado com a visão do seu bebê, o recomendado é que você procure um oftalmo-pediatra, pois ele poderá realizar exames específicos e te informar com clareza se está tudo bem com a visão do seu pequeno.

Mas no geral os bebês começam a enxergar melhor após os seis meses e pelo fato de estarem vendo as coisas com maior nitidez, é nesta fase que os pequenos começam a querer explorar tudo o que há ao seu redor. E a curiosidade decorrente do fato de estarem enxergando as coisas melhor, ajudam os bebês em outras fases do desenvolvimento também.

Em outras palavras, o desenvolvimento da visão do bebê vai impulsiona-lo a se sentar, engatinhar e até a levantar-se, pois a curiosidade de conhecer e explorar novos objetos são essenciais para o seu amadurecimento.

Os cuidados com a visão do bebê

Estamos na era da informação e por isso a presença de telas de celulares, computadores e aparelhos de televisão são inseridos cada vez mais na rotina dos bebês. Mas, embora a tática de deixar os bebês distraídos e entretidos em as telas seja cada vez mais comum, este hábito não é bom para a saúde dos olhos do bebê e pode trazer alguns danos para a visão do seu filho.

Por isso, evite o uso excessivo das telas e invista em livros e brinquedos coloridos para o seu pequeno. Os livros são ótimos aliados e ajudam a estimular a visão do bebê.

Você também pode usar brinquedos com cores chamativas para auxiliar no desenvolvimento da visão do bebê, movimentando o objeto e fazendo com que o bebê o acompanhe com os olhos. Este exercício é ótimo para o aperfeiçoamento da capacidade de enxergar do seu filho.

Quer aprender mais sobre as fases de desenvolvimento da visão do seu bebê? Acesse este link e saiba mais sobre o assunto!



BabyEyeCare Brasil especialmente para o Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.