As Dúvidas mais comuns sobre Amamentação!

E na Semana Mundial de Amamentação (SMAM), vamos falar e esclarecer um pouco sobre as dúvidas mais comuns entre as mamães que amamentam ou vão amamentar. Se a sua dúvida não estiver aqui, poste nos comentários ou envie para gente por e-mail.
Dúvidas sobre amamentação #smam2018


  1. Devo ter algum cuidado na gravidez?
    Tem especialistas que dizem que sim, outros dizem que não. Mas eu acho que é possível mudar pequenos hábitos que podem ajudar bastante, como evitar cremes e sabonetes hidratantes nos bicos dos seios, usar uma bucha no banho e tomar alguns minutos de sol.
  2. Eu não tenho formação dos bicos (bicos planos) ou bicos invertidos, o que eu faço?
    A melhor dica é falar com obstetra ainda na gravidez, para que ele avalie e te oriente. O obstetra pode indicar o uso de conchas de amamentação, mas atenção, só use com indicação do médico. Outra dica, massagem nos seios, a técnica é conhecida como exercícios de Hoffman e consiste em posicionar o polegar e o dedo indicador em lados opostos da base do mamilo e apertar para dentro e puxar suavemente para fora. A recomendação é que o exercício seja repetido 5 vezes ao dia, no comecinho da manhã, durante o último mês de gestação. Alerta: Estimulação excessiva das mamas pode fazer com que o útero se contraia, algo que pode vir a ser perigoso em casos de gravidez de alto risco. Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer tratamento ou realizar qualquer exercício para mamilos planos ou invertidos.
  3. Tenho pouco leite, como eu aumento minha produção?
    Quanto mais o bebê mama, mas estimula a produção. Tome muito líquido e ofereça sempre uma mama até esvaziar e só depois passe para a outra. não limite o tempo de mamadas e nem a quantidade de vezes para oferecer o peito. Neste post tem mais dicas de uma especialista em amamentação "Como aumentar a produção do leite materno?"
  4. Como evitar rachaduras?
    A dica de ouro é a pega correta.

  5. E como tratar rachaduras?
    Se vc já tem rachaduras ou sangramento, sinal que a pega não está correta. Para tratar procure usar o próprio leite, que tem efeito antibactericida e hidratante, evite passar produtos não indicados pelo seu obstetra. No meu caso, minha obstetra indicou o óleo Dersani, ajudou muito. Uma receitinha do tempo da vovó é colocar casca de mamão, a parte da polpa colocada sobre os bicos, tb pode ajudar.
  6. Devo usar/comprar conchas de amamentação?
    Converse com seu obstetra, mas no meu caso, ajudou muito. Só é importante saber o tipo correto para usar e manter uma boa higiene das conchas.
  7. Meu bebê mama, mas não ganha peso? Será que eu tenho leite fraco?
    Não existe leite fraco! O que pode acontecer é o bebê não estar mamando adequadamente. No meu caso, por exemplo, achava que tinha que ficar intercalando entre um peito e outro de 15 em 15 mins, aí minha filha acabava tomando só o leite anterior, pois não esvaziava completamente a mama, ela cansava antes e dormia. É um erro muito comum, o bebê toma todo o leite anterior de um peito e do outro peito. Quem não fica de barriga cheia depois de beber um monte de água? Mas a fome aparece rapidinho e é por isso que o bebê que acabou de mamar os dois peitos acorda logo chorando de fome e acaba não ganhando peso. Deixe o bebê esvaziar todo um peito para depois oferecer o outro, assim terá certeza que o bebê mamou o leite anterior e o posterior (que contém mais gordura). leia mais sobre isso neste post "A moda do Pouco Fraco".
  8. Se eu der complemento meu bebê vai largar o peito?
    Nem sempre! No meu caso, por exemplo, minha filha não largou. Varia muito, o melhor, claro, é sempre tentar ficar só no peito, mas sabemos que nem sempre é possível, como foi no meu caso. Neste post eu dou meu relato "Entre o peito e a mamadeira, sim é possível!"
  9. Meu bebê só mama no peito, preciso oferecer água para ele?
    Não é preciso, o leite materno tem tudo que ele precisa nos 1os meses de gravidez, quando iniciar a introdução alimentar o pediatra pode indicar.
  10. Posso engravidar amamentando?
    Sim, pode. Quando amamentamos os hormônios podem fazer com que não se ovule, ou se ovule irregularmente, então como não se sabe ao certo quando vc vai ovular ou não, não se arrisque, use algum método contraceptivo se vc não quer engravidar novamente. Neste post tem maiores explicações "Posso engravidar amamentando?"
Hoje temos profissionais especializados em amamentação, as consultoras de amamentação, que podem ajudar muito no início e em dificuldades que vc tenha.
Quer mais dicas? Leia nossa seção sobre Amamentação!

bj,
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

O Facebook não está avisando quando você posta comentários, então se vc quer retorno use a aba dos Comentários do Blogger ou mande por email sua dúvida. Obrigada, Alê

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.