Então vamos lá:
Intestino Preso e Cólicas
Uma coisa que ajuda muito, receita do pediatra da minha filha, é o chá de ameixa, coloca-se 5 ameixas pretas em 500ml de água, ferve por uns 5 minutos, depois deixe esfriar. Quanto mais escuro ficar melhor, côe e ofereça para o bebê uns 30ml 3x ao dia. Se vc dá leite artificial (fórmula), utilize o chá de ameixa ao invés da água para preparar. Mas claro, sempre bom ver com o pediatra do seu bebê se ele concorda que vc ofereça o chá.
Para cólicas e gases tb pode-se fazer uma massagem assim, coloque o bebê no seu cólo com os pézinhos na direção da sua barriga, aí vá empurrando as perninhas contra o abdomen, não precisa força, faça várias vezes. Bolsa de água quente na barriguinha também pode ajudar a aliviar, mas muito cuidado com a temperatura, de preferência enrole em uma toalha, deixando só a 'quenturinha'. O luftal tb ajuda, mas tem que ver com o pediatra a dosagem correta para o seu bb.
Se o bb já se alimenta, mamão, laranja, abacate e aveia são alimentos que ajudam as funções intestinais.
Assaduras
Bepantol, foi o que sempre usei na minha filha para prevenir e tratar assaduras, recomendo. A cada troca de fraldas, além da pomada, polvilhar com ámido de milho para tirar a umidade completamente. Na água do banho polvilhar um pouco de ámido na água ajuda a tratar as assaduras e também brotoejas.
Quando o bebê está assado, procure trocar as fraldinhas com mais freqüência, principalmente se o bebê fizer cocô.
Febre
Considere que o bebê está com febre a partir de 37.8°C, essa foi a orientação que recebi do pediatra. Ministrar o antitérmico conforme as indicações do pediatra e se a febre persistir dê um banho morno no bebê e procure o médico.
Diarréia
O importante é oferecer bastante líquido para que o bb fique hidratado. Soro caseiro ou soro pronto, como o Predialite, tb são ótimos. Procure controlar a alimentação, trocar o leite, por leite de soja, como Ades ou Soy. E ligue para o pediatra.
Tosse, nariz congestionado e secreção
Deixe o chuveiro no quente (quente mesmo) e feche a porta até encher bem de vapor, levê o bebê até lá e fique lá dentro por uns 5 minutos, para ele respirar aquele vapor. Isso vai fazer soltar toda a secreção, assim é possível limpar mesmo as vias aéreas e o bebê vai conseguir respirar melhor. É indicado fazer antes das mamadas e de colocar o bebê para dormir.
Inalação com soro fisiológico ajuda a aliviar e a soltar a secreção.
Passar Vick (aquele que nossas mães e avós passavam no peito para gente dormir, quando estávamos gripados) na sola dos pezinhos do bebê, colocar uma meia e deixa ele bem aquecido, tb alivia bastante. De qualquer forma é sempre importante ligar para o pediatra.
Cortador/tesourinha de Unhas
Tenha cuidado, pois algumas marcas, apesar de ser para bebês, são bem afiadas e podem cortar o bebê, então 1o teste em vc. Já me indicaram cortar as unhas com o bebê dormindo, acho que até poucos meses funciona, mas maiorzinho o melhor é ensinar.
Brotoejas
Colocar amido de milho no banho, ajuda a tratar e a aliviar a coceira. Além disso procure deixar o bebê mais 'fresquinho', com roupas leves e banhos mais frequentes.
Casquinhas na cabeça (crosta láctea)
- Massageie a cabeça da criança suavemente com os dedos ou uma escova macia para soltar as escamas e melhorar a circulação no couro cabeludo
- Lave a cabeça do bebê com cuidado e diariamente usando um sabonete neutro até que as escamas desapareçam. Quando isso acontecer, você pode diminuir as lavagens de cabelo para duas vezes por semana
- Lembre-se de retirar o sabonete por completo com água em abundância
- Escove o cabelo da criança com uma escova macia e limpa após cada lavagem e diversas vezes durante o dia
- Se as escamas não se soltarem facilmente, passe um pouco de óleo mineral no couro cabeludo e enrole um pano quente e úmido na cabeça da criança por até uma hora antes de dar o banho. Depois disso, lave o cabelo como indicado anteriormente. É importante lembrar que os bebês perdem muito calor através do couro cabeludo. Se você usar um pano quente e úmido com o óleo mineral, verifique-o com frequência para não deixar o pano esfriar. O pano frio e úmido pode baixar drasticamente a temperatura do bebê
- Se as escamas continuarem a ser um problema ou motivo de preocupação ou se a criança parecer desconfortável ou coçar o couro cabeludo, entre em contato com seu médico. Ele pode receitar uma pomada ou creme para aplicar no couro cabeludo várias vezes ao dia
Fonte:http://saude.ig.com.br/minhasaude/enciclopedia/ dermatite-seborreica/ ref1238131516940.html
Blog Da Fertilidade à Maternidade
Nenhum comentário
Postar um comentário
Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.