Dúvida sobre indutor de ovulação?!

Fiz um apanhado de perguntas e respostas sobre o indutor de ovulação, acho que pode ajudar bastante, lembrando sempre que não recomendo o uso sem indicação e acompanhamento médico. 


1- O que é indutor de ovulação? Quando é indicado?
O indutor de ovulação é uma medicação para estimular a ovulação da mulher, podendo ser a base de citrato de clomifeno, ex. Clomid, Indux, Serophene, Dufine, ou a base de gonadotrofinas - FSH e LH, ex. Gonal, Menopur
Citrato de Clomifeno é o tipo de indução mais leve, indicado para casos de problemas ovulatórios mais simples.

Gonadotrofinas é um tipo de indução utilizado em casos de procedimentos de fertilização(FIV, ICSI, IA) e em casos de SOPs mais severos, em que a paciente não responde ao tratamento com citrato de clomifeno e metformina.

As perguntas e respostas abaixo se referem a indução com Citrato de Clomífeno especificamente:


2- Quais os efeitos do indutor? 
Os sintomas variam de mulher pra mulher e de ciclo pra ciclo, os mais comuns são, dores/desconforto abdominal, inchaço, dores nos seios, gases, dor de cabeça, enjôo, azia, calores, espinhas(oleosidade da pele), atraso menstrual, corrimento escuro (em pouca quantidade) e pequenas tonturas, ou seja, os mesmos que se tem na fase pré-menstrual ou no início de uma gravidez.

Com indutor o ciclo também pode ficar um pouco mais longo, até uns 5 dias, e o fluxo tende a ser menor e mais escuro. Em alguns casos também o ciclo pode ficar mais curto, entre 2 e 4 dias.

3- O indutor altera o muco cervical? Por quê não percebo o muco com indutor?
Seus efeitos antiestrogênicos podem influenciar negativamente o endométrio e muco cervical. Ele pode fazer com que o muco diminua bastante, muitas vezes se tornando imperceptível, e fazendo com que ele sofra alterações durante todo o ciclo.

Nos 1os ciclos geralmente se nota alterações significativas, principalmente se havia problemas de anovulação, como muco elástico junto ou logo após a monstra, muco leitoso/pastoso, antes e pós período fértil.

4- Como posso saber meu Período Fértil usando indutor?
O ideal quando se usa indução é fazer o controle de ovulação com ultra-sonografia seriada transvaginal, até que os folículos atinjam um tamanho ideal (em sincronia com o endométrio – que é o tecido que reveste o interior do útero, onde ocorre a implantação do embrião)

Como nem sempre os médicos solicitam o controle com US seriada, o que particularmente acho errado, é muito importante o controle de ovulação, até para saber se teve efeito ou se tem risco de hiperestímulo, mas uma dica pra saber o Período Fértil é:

- depois que se toma o último comprimido a ovulação deve ocorrer entre o 4 a 7, às vezes um pouquinho mais até 12 dias. É bom namorar regularmente durante todo o ciclo, e intensificar nesse período.

5- O que é ultrassonografia(US) seriada?
São ecografias(ultrassom) transvaginais feitas no período fértil, geralmente com 1 ou 2 dias de intervalo, conforme o médico indica, pela evolução dos folículos. A 1a ultra é indicada pelo médico, conforme o ciclo da paciente.

6- O que é um folículo dominante?
Um folículo é considerado dominante quando atinge 10mm ou mais, o que ocorre, em média, a partir do 10o dia do ciclo, mas pode variar conforme o tamanho do ciclo.

7- Qual o tamanho certo de rompimento dos folículos e do endométrio para que ocorra a ovulação?
Os folículos crescem, em média, 2mm dia e rompem entre 19 e 23mm, sem indutor. Com indutor essa faixa aumenta até 29mm, podendo atingir até um pouco mais, 35 ou 37mm.

O endométrio cresce em média 1 a 2mm dia e deve atingir entre 7 e 15mm para que haja ovulação. Também é importante que o endométrio esteja trilaminar no período da ovulação, ou seja, esteja com 3 camadas.

Isso significa:
Ovulação = folículo(s) c/tamanho de rompimento + espessura do endométrio suficiente

8- Como posso ter certeza que houve ovulação?
Se houver ovulação no ultrassom deve ser visível o corpo lúteo, que é como uma cicatriz da ovulação. Além do controle com US seriada, é importante fazer uma dosagem de progesterona a partir do 21o dia do ciclo, pois nem sempre o folículo eclode um óvulo, o que não é diferenciado apenas com a US seriada.

9- O indutor faz efeito logo no 1o ciclo?
Nem sempre, geralmente a resposta ovariana ocorre após o 2o ciclo de indução, por isso sendo indicado um tratamento de 3 ciclos.

10- Tenho chances de engravidar logo no primeiro mês de tratamento, se demora alguns meses para conseguir?
Sim, mas na maioria das vezes a partir do 2o ou 3o ciclo. Depende muito do problema que se tem, se for apenas ovulação, as chances de gravidez são boas com até 6 ciclos de indutor.

11- Com a indução da ovulação fica mais difícil dos óvulos fecundados se fixarem, correndo maior risco de aborto, é verdade isso?
O que acontece é que, com o uso prolongado do indutor, o endométrio tende a ficar mais fino, o que então pode causar o problema da fixação ao útero, mas mesmo assim é uma coisa que pode acontecer, não é regra, e existem outras medicações, a base de estradiol e/ou progesterona, que podem ser administradas junto com o indutor para tentar evitar que isso não aconteça.

Por isso, é muito importante tomar só sobre prescrição e acompanhamento médico e fazer o controle com US seriada para avaliação e acompanhamento.

 
12- Por que alguns médicos indicam tomar no 2o e 3o dia do ciclo outros a partir do 5o?
Pelo que minha médica explicou, isso é meio como uma preferência/prática do médico, tem uns que indicam a partir do 2o, outros do 3o, outros do 5o, tipo, indicam assim pra todas as pacientes. Mas a grande diferença, que vejo, é que quando se toma antes a tendência é ovular antes, pois quando se toma o último comprimido a ovulação ocorre entre 4 a 12 dias.

Outra coisa que descobri quando comecei a me tratar com uma especialista, é que quando se toma 2 comprimidos dia (100mg), deve-se tomar os comprimidos com uma diferença de 12 hs e não os dois juntos, pois assim tem um efeito melhor. 

13- Posso tomar indutor de ovulação por conta própria?
Nunca! O indutor deve sempre ser tomado com prescrição e acompanhamento médico, pois assim como pode ajudar, pode prejudicar, pode gerar cistos, disfunções hormonais, trombose, hiperestímulo, podendo levar até a perda do ovário em casos extremos, e até câncer de ovário. 

O médico prescreve a dosagem e a forma de uso baseado no histórico médico da paciente, não é porque serviu pra uma pessoa que o mesmo tratamento serve para outra.

14- O indutor pode deixar a minha fase lútea(=pós-ovulação) mais longa?
Pode, entre 1 a 2 dias, mas não é regra. Fase lútea é a fase do ciclo pós ovulação até a chegada da menstruação. 


15 - O indutor pode influenciar no resultado do exame de farmácia ou do beta HCG?
Não, apenas medicações a base de HCG tem esse efeito, o que não é o caso do indutor de ovulação. 


16 - Indutor engorda?
Não, o indutor pode aumentar a retenção de líquidos como qualquer medicação a base de hormônios, claro que o apetite com o uso também pode aumentar, então não é o medicamento que engorda e sim nós que estamos propensas a comer mais e reter mais líquidos. Uma boa dica pra evitar a retenção de líquidos é tomar água de coco. 


17 - Depois do tratamento com indutor meu ciclo pode desregular?
Sim, assim como quando paramos o AC(anticoncepcional), é normal desregular após o tratamento com indutor, pois ele também é a base de hormônios. 


18 - Com indutor é normal ter muitos folículos? Posso engravidar de gêmeos/trigêmeos/múltiplos?
Sim, com o estímulo do indutor, é normal se ter vários folículos dominantes, o que geralmente ocorre é que um evolui e eclode(rompe e libera o óvulo) e os demais acabam regredindo. 


A gravidez múltipla pode ocorrer com o uso do indutor, mas não é comum. 
As chances de múltiplos aumentam entre 5 a 8%, principalmente para mulheres que ovulam sem medicação.

19 - Quando devo namorar?
O período fértil com indutor ocorre, após tomar o último comprimido, entre 4 a 12 dias, então o ideal é manter treinos regulares durante o ciclo, pelo menos 3x por semana, e intensificar durante o período fértil para dia sim, dia não. 


20 - Mesmo tendo tomado indutor posso não menstruar?
Pode, o indutor também age como um regulador hormonal, mas se não ocorrer a ovulação, ocorrer um cisto ou o endométrio estiver muito fino a menstruação pode não descer. E claro se vc engravidar a menstruação tb não virá.
Nesse caso o melhor é procurar o médico e fazer um beta, se der negativo, fazer um ultrassom transvaginal e um exame de progesterona, para confirmar se houve ovulação e verificar o que está acontecendo.


21 - Posso usar indutor por mais de 6 ciclos? 
Não é indicado, pois aumentam as chances de cistos, hiperestímulo(quando há folículos/cistos demais no ovário), trombose e até de câncer de ovário. Se foram feitos mais de 3 ciclos e não houve ovulação, mesmo com o aumento da dosagem (indicada pelo médico), então o melhor é trocar a forma de indução, pois o citrato de clomífeno mostra-se sem efeito. É importante avaliar se houve ovulação, se houve ovulação nos 3/6 ciclos e não houve gravidez, sinal que é preciso investigar outros fatores, que o problema não é, ou não é só ovulatório. Se não houve ovulação, ou houve pouca resposta ovariana, então precisa-se avaliar a dosagem, se mesmo com uma dosagem maior não houver ovulação, outras formas de indução devem ser avaliadas, pois o citrato de clomifeno não está resolvendo.

22 - Qual a diferença entre o Clomid, Indux, Serophene e Dufine?
O princípio ativo é o mesmo, o citrato de clomífeno, o que varia é o nome comercial, o laboratório e o preço, mas o efeito é o mesmo. O Indux é o mais em conta e o Serophene o mais caro.

22 - O indutor melhora a qualidade do óvulo?
Não, o que age diretamente melhorando a qualidade do óvulo é o ácido fólico e outros complementos vitamínicos.
Na verdade o indutor pode até diminuir um pouco a qualidade, quando usado em alguém que ovula normalmente, 2o a opinião de alguns especialistas que tive contato, pois são hormônios artificiais, que forçam o organismo a agir. Então o conselho é que, se vc ovula normalmente, quanto menos medicação melhor, pois o organismo sabe a hora e o ponto de maturação certo para que ocorra a ovulação.

23- Tomei indutor mas só tenho um folículo dominante e agora?
O que importa para conseguir engravidar é ter um folículo dominante que evolua e ecloda (qndo o folículo rompe), gerando um óvulo, claro que as chances são maiores quando se tem vários, mas às vezes tem-se vários de baixa qualidade, então é muito melhor ter um de boa/ótima qualidade. No 1o ciclo do tratamento é normal ter poucos folículos também.

24- O indutor altera a temperatura basal?
Não, pois o indutor não altera a progesterona. Ou seja, vc pode usar o método da temperatura basal normalmente, pois o indutor não influencia nas taxas de progesterona, q é o que marca a temperatura basal.

25- Quais são os riscos de má formação e de problemas de saúde para as crianças nascidas por tratamento de infertilidade/indução?
O tratamento da infertilidade/indução não provoca riscos de saúde as crianças e má formação. A incidência de malformações em crianças nascidas por tratamentos seguidos de indução da ovulação é a mesma que na população normal, ou seja, não aumenta em nada as chances.

26- Mesmo tomando indutor posso não ovular?
Sim, mesmo tomando indutor você pode não ter ovulação, por isso tb é importante um controle de ovulação. É mais comum acontecer no 1o ciclo ou em casos de anovulação mais crônicos e de ovários policísticos.

27- O indutor pode atrasar meu ciclo e eu não estar grávida?
Sim, o indutor pode alongar o ciclo em média em 2 a 5 dias. Se passar disso pode ser que vc não tenha ovulado ou o indutor tenha gerado algum cisto ou o endométrio tenha afinado muito.

28- E o que eu faço se minha menstruação atrasar mais que 5 dias?
Procure o médico e faça um beta quantitativo. O médico, se o beta for negativo, irá pedir um exame de progesterona e um ultrassom, para avaliar o que houve.

29- Tenho cólicas muito fortes, é normal?
O indutor deixa o útero e os ovários muito sensíveis, além de causar muitas contrações do útero o que pode gerar cólicas bem fortes. Se vc estiver com muitas dores antes ou no período fértil e não tiver fazendo controle de ovulação procure o médico, pois pode seu uma hiperovulação, o que pode ser bem sério.

30- Indutor de ovulação para homem?
Sim, o indutor de ovulação pode ser indicado para tratar problemas de fertilidade do homem, aumentando a produção de espermatozóides.

Escrito em Março/2009, atualizado freqüentemente.
Autora: Alessandra Nunes

Bjs, 
Alê
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.:  Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

Fontes de pesquisa: http://www.e-familynet.com/phpbb/aqui-vp594549.htmlhttp://www.e-familynet.com/pages.php/PT/000/citrato.htmhttp://www.fertilidadeonline.com.br/latam_brazil/treatment/Female_Treatments/index.jsphttp://www.procriar.med.br/reprod_inducao.asp .

5 comentários

  1. oi alê!!
    desculpa a demora.. mas agora já deixei o trabalho vou ter + tempo!
    amei por aqui tá mt bonito!
    boa semana, bjs pra vc e pra Geovana!

    ResponderExcluir
  2. adorei as resposta tirei um pouco das minhas duvidas
    obrigado

    ResponderExcluir
  3. Tomei indux estou no segundo ciclo e hoje estou com 7 dias de atraso . Mais sem nenhum sintomas. o que faço?

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.