Alterações Hormonais do Ciclo da Mulher

O ciclo menstrual é regulado pela complexa interacção das hormonas pituitárias (hormona luteinizante e hormona foliculoestimulante) com as hormonas sexuais ováricas (estradiol e progesterona).

O ciclo menstrual começa com a fase folicular. Os baixos níveis de estradiol (um estrogénio) e de progesterona no início desta fase fazem com que o revestimento uterino (endométrio) degenere e se desprenda na menstruação, que marca o primeiro dia do ciclo menstrual. Durante a primeira metade desta fase, o nível de hôrmonio foliculoestimulante (FSH) aumenta ligeiramente e estimula o desenvolvimento de alguns folículos, cada um dos quais contendo um óvulo. Só um folículo continua a desenvolver-se. Durante a última parte desta fase, o nível de estradiol segregado pelos ovários aumenta e estimula o espessamento do endométrio.

Gravidez após os 35 anos


Especialistas afirmam: as chances de engravidar naturalmente diminuem com o avanço da idade. Por outro lado, maturidade emocional e estabilidade financeira são atrativos para as mulheres postergarem a maternidade. Mas, afinal, vale a pena adiar o sonho de ser mãe?
Por Suzana Dias

A veterinária Eni da Silva Firmino, 37 anos, de São Paulo, está feliz da vida: faz cerca de 40 dias deu à luz a pequena Claire (veja a foto acima). Casados há 10 anos, ela e o marido, o enfermeiro Marcelo de Oliveira, 35, finalmente decidiram que era chegada a hora de aumentar a família. “Adiei a maternidade em nome da estabilidade profissional e financeira. Agora, estou numa fase em que posso me dedicar inteiramente à minha filha. Saí do meu emprego e pretendo ficar pelo menos um ano em casa com ela”, diz Eni.

Receitas de uma boa amamentação


Amamentar não é um dom materno, que nasce com a mulher. Nem toda mamãe consegue amamentar seu filho sem alguma ajuda. E muitas, sem ajuda, desistem no meio do caminho. E como a amamentação hoje em dia é muito incentivada, mas não bem orientada, as mamães ficam com uma culpa enorme por não conseguir.

A mamãe sabe da importância do amamentar seu filho e o bebê sabe sugar. O problema está em juntar esses dois atos, principalmente quando o pequeno chora de fome. Quanto mais o bebê chora, mais a mamãe fica nervosa e mais difícil é amamentar.

Amamentação é um ato que deve ser aprendido, explica a fonoaudióloga Jamile Elias. A profissional dá dicas importantes para facilitar a amamentação e evitar problemas comuns nesta fase de vida.

Cólicas nos bebês!

Escrito por Pablo Zevallos


Bebês com cólicas. As cólicas nos bebês são um tipo de dor abdominal inofensiva, que, em geral, começa aproximadamente nas 2-4 semanas de vida do bebê e que desaparecem até os 3 meses de idade. O bebê terá acessos de dor quando grita e encolhe as pernas até o abdômen. Aparecem diariamente ao entardeder e duram de três a quatro horas. Desaparecem espontaneamente.


Cólicas em bebês são normais e atingem 90% dos recém-nascidos. E não estão associadas a nenhuma doença. São um mero problema fisiológico, comum em recém-nascidos, que têm um sistema digestivo ainda imaturo, até por falta de experiência. Quando o bebê mama, os intestinos contraem e relaxam, provocando as cólicas. Também há estudos que relacionam as cólicas à alimentação da mãe. E ainda é possível que o bebê não esteja sugando corretamente o peito e engolindo muito ar durante a amamentação.

Teste de APGAR - Você sabe o que é e para que serve?


Pontuação do recém-nascido no teste de Apgar. O Teste de Apgar se trata de uma prova, uma avaliação do quadro de vitalidade de um bebê quando este acaba de nascer. Avalia-se, através da pontuação determinada no minuto do nascimento aos 5 minutos, e, às vezes, aos 10 minutos. Examinam-se ritmo cardíaco (a frequência das batidas do coração), respiração (dificuldade), tônus muscular, reflexos e a cor da pele do bebê.

Probióticos podem evitar o acúmulo de gordura na barriga no pós-parto


Mulheres que fazem uso de suplementos probióticos desde o primeiro trimestre da gestação têm menos risco de se tornarem obesas após o nascimento do bebê. A conclusão é de um estudo feito na Finlândia e apresentado semana passada no Congresso Europeu de Obesidade realizado em Amsterdã, Holanda.

A pesquisa, da Universidade de Turku, contou com 256 mulheres divididas aleatoriamente em três grupos. Ao primeiro foram oferecidas apenas cápsulas inócuas. Além desses comprimidos, o segundo grupo também contou com aconselhamento nutricional. O outro terço das gestantes teve acesso a essas mesmas dicas de nutrição e aos suplementos que continham Lactobacillus e Bifidobacterium, os probióticos mais comuns.

Dor de crescimento não é manha!

Que as crianças fazem de tudo para chamar a atenção dos pais, ninguém duvida. Mas, e aquele menino que acorda chorando no meio da noite, reclamando de dor na perna? Ou aquela garotinha de seis anos que sequer consegue pegar no sono por conta do mesmo problema? De acordo com o ortopedista Lafayette Lage, especialista em Medicina Esportiva e cirurgias de quadril, 15% das crianças sofre de dor de crescimento.

Não se trata de uma doença, mas de uma condição que acomete crianças em fase de crescimento, a partir dos três anos de idade. Como a freqüência da dor pode variar de uma pessoa para outra, há desde aquelas crianças que mal conseguem participar das aulas de educação física na escola, até as que sofrem mais no período noturno, diz Lage.

Desenvolvimento do Bebê na Gravidez!

É fundamental sabermos o que ocorre durante a gravidez com a mamãe e com o bebezinho, afim de diminuir nossas dúvidas e ampliar nossos conhecimentos sobre esses nove meses de felicidade!

Desde o início da gestação ficamos imaginando como está nosso bebê, qual o tamanho, qual o peso, quais as reações, enfim são muitos questionamentos que se passam pela mente das futuras mamães.

Aqui vamos revelar toda a beleza da evolução do bebê dentro do útero materno. Acompanhe:


© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.