Cistos de Ovário: tipos, sintomas, diagnóstico e tratamentos!

A primeira coisa a explicar é o que são cistos, ou seja, são pequenas bolsinhas com conteúdo líquido e que, a princípio, podem aparecer em qualquer parte do organismo.

Mas o que é Cisto de Ovário?!
Todo mês, nos ovários, desenvolve-se um cisto que inicialmente é pequeno (5 a 9mm) cresce na primeira fase ciclo menstrual e atinge, na época da ovulação, a dimensão aproximada de 18mm. Estes recebem o nome de folículo e dentro está um óvulo. Na ovulação ele se rompe, o óvulo sai e se encaminha para as tubas (trompas) onde poderá ser fertilizado pelo espermatozóide - caso ocorra a relação sexual nesta época. Nesses casos, cisto não é problema e chama-se cisto funcional, isto é, decorrente do funcionamento normal do organismo. Entretanto, quando um ou mais cistos formam-se fora dessas características passam ser uma doença.

Quais são os tipos de Cistos de Ovário?!
Funcionais
São os mais comuns. Formam-se durante o processo de ovulação, período no qual a mulher produz pequenos nódulos que devem ser expelidos na menstruação. Quando não o são, formam o cisto. Tendem a regredir naturalmente.

Serosos
Secretam um líquido claro, transparente e de baixa viscosidade. Com características bem diferentes do funcional, o seroso não regride. Ao contrário, tende a crescer. O quanto antes for detectado, melhor o tratamento.

Teratomas ou Dermóides

São cistos preenchidos com vários tipos de tecidos do organismo. Podem ocorrer em qualquer idade e, eventualmente, se tornar malignos. O tratamento é a retirada do cisto por cirurgia..

Endometrióticos
São constituídos por células do endométrio (camada formada durante o ciclo reprodutivo e é mensalmente expulsa pela menstruação). Em seu interior, há um líquido sanguinolento, de cor achocolatada.

Malignos ou Carcinomas
São tumores císticos malignos que também se desenvolvem a partir das células que recobrem os ovários. Muitas vezes apresentam áreas sólidas no seu interior. O tratamento utiliza os mesmos preceitos do câncer de ovário.


Como os cistos são diagnosticados
Como os cistos de ovário não causam sintomas, na maioria das vezes, o diagnóstico é feito por meio do exame ginecológico anual. O médico pode perceber, ao toque vaginal, um aumento de um ou ambos os ovários e solicitar exames complementares para uma melhor avaliação.


A ultra-sonografia transvaginal é um dos principais exames para avaliar as características dos cistos de ovário. Entretanto, a ultra-sonografia não define com certeza se o cisto é benigno ou maligno.
A laparoscopia permite visualizar diretamente o cisto através de pequenas incisões no abdômen e, se necessário, retirá-lo.

A vantagem dela sobre a cirurgia convencional é o menor tempo de recuperação e internação, além de deixar uma pequena cicatriz.

Apesar de todos estes exames ajudarem na avaliação dos cistos ovarianos, o diagnóstico definitivo só pode ser feito através do exame histopatológico, ou seja, pela análise do tecido do cisto após sua retirada.

Quando é preciso Tratamento?!
O tratamento é indicado quando o cisto não é um cisto funcional ou quando um cisto funcional ultrapassa 40mm.

Na maioria das vezes, quando se tem boa certeza que o cisto é funcional, isto é, pequeno e sem áreas sólidas no seu interior, a mulher ficará em observação durante três a seis meses.

Medicamento
anticoncepcional pode ser indicado como forma de avaliação, pois inibe a formação de novos cistos funcionais ao impedir a ovulação em si. Como esses cistos tendem a regredir em um a três meses, a presença de um cisto ovariano após três meses de uso de anticoncepcional requer, muitas vezes, sua retirada.

Existem algumas situações é necessária a retirada do cisto, pelo risco de malignidade:
  • Cisto de ovário com áreas sólidas no seu interior;
  • Crescimento anormal do cisto;
  • Cisto de ovário em crianças e adolescentes que não menstruaram ainda;
  • Cisto de ovário em mulheres na pós-menopausa.
Os medicamentos podem ser utilizados, como reguladores hormonais e tratamentos específicos para ovários policísticos como metformina.

Cirurgia
A técnica com menos efeitos nocivos ao organismo é a videolaparoscopia. Com pequenos cortes e guiado por uma minicâmera de vídeo, o especialista separa o cisto da parede do ovário e o retira.


Punção
Guiado pela ecografia, o especialista introduz pela vagina uma agulha especial até alcançar o interior do cisto. O líquido no interior é aspirado, fazendo com que o cisto murche. É colocado álcool no cisto para que este desidrate e fique com suas paredes.

Sintomas
A maioria dos cistos não apresenta sintomas. Quando eles surgem, são:

    Dor abdominal;
    Aumento do abdome;
    Alteração no ciclo menstrual;
    Perda de peso (em casos de cisto maligno).

Dicas
É fundamental que as mulheres façam exames periódicos - ao menos uma vez por ano - para prevenir ou evitar o crescimento descontrolado do cisto.


Controlar sempre os dias de menstruação. Se notar variações muito grandes, procurar o médico.

Nunca tomar anticoncepcionais ou indutores sem acompanhamento médico. 

Mulheres que sofrem de problemas como hipertensão, varizes, obesidade, etc, podem ter a saúde prejudicada com o uso, ou mesmo piorar ainda mais o problema.

O ovário policístico é um tipo diferente de doença e raramente é operado, leia mais em nossa seção sobre o assunto em Ovários Policísticos.



Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade



Fontes de informação: http://www.santalucia.com.br/ginecologia/ e http://www.bancodesaude.com.br/

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Um comentário

  1. Post super explicativo, eu sabia de alguns
    os outros não conhecia.
    bjs

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.