Fertilidade: Problemas de ovulação!

Acho que esse é um dos fatores femininos que mais causam dificuldade na hora de engravidar. 2o pesquisas médicas, mais de 40% dos casos de infertilidade feminina são causados por problemas ovulatórios.



Antes de qualquer coisa é preciso uma boa avaliação médica com exames para identificar se é esse o problema real. Sim, só com exames o médico pode ter certeza se há realmente alguma irregularidade de ovulação. Mas infelizmente muitos médico indicam indutor de ovulação como se fosse remédio para engravidar, fora casos de mulheres que tomam por conta própria, por ansiedade o porque uma conhecida usou e engravidou. Essa banalização traz riscos muito grandes a fertilidade da mulher, além de perda de tempo. Então entenda o que é uma disfunção ovulatória e procure sempre um bom médico, nunca se automedique!

Os principais sintomas de problemas de ovulação são: irregularidade menstrual (ciclo irregular), falta de menstruação, ciclos muito curtos ou muito longos, falta de muco cervical fértil (leia mais em http://dafertilidadeamaternidade.blogspot.com.br/2009/10/tentando-engravidar-muco-cervical-e.html), corrimentos escuros por mais de 2 dias antes da menstruação ou fora da época pré-menstrual.

Quanto as causas geralmente são causadas por:
- Distúrbios hormonais, o nosso organismo funciona como várias engrenagens, basta uma estar em decompasso, para que as coisas não funcionem bem. Por isso é tão importante fazer esses exames logo que se decide engravidar que são: LH, FSH, Estradiol, Prolactina, Progesterona(na 1a e 2a fase do ciclo), TSH, T3 e T4.

- Ovários Policísticos, Microcísticos e Síndrome de Ovários Policísticos, que tb não deixa de ser um problema hormonal. Leia mais sobre este assunto na nossa seção de Ovários Policísticos.

- Cistos, Pólipos e Miomas, que também podem causar problemas hormonais que levam a problemas de ovulação. 

- Estresse e ansiedade. Sim, fatores emocionais também podem levar a problemas ovulatórios.

- Infecções ovarianas.

- Endometriose nos ovários.

- Outros fatores também são: menopausa, tumores e problemas anatômicos dos ovários.

Enfim, é muito importante a avaliação pré-gestacional com o médico e, com isso a confirmação da regularidade ovulatória.

Alê

P.S.:  Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

2 comentários

  1. Comigo acontece parecido com alguns que vc colocou, como corrimentos de cores fortes, fica na minha calcinha as vezes uma mancha tipo borra de café, sei que não é menstruação. sempre tive ciclo bem curto, menstruava demais por vários dias. Mas no mÊs passado veio só 5 dias 04/06 á 09/06 e até agora nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane, se vc já está com atraso o melhor é fazer um teste de gravidez e procurar o gineco.

      bj

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.