Oito horas de sono são suficientes para um bebê?!

Neuropediatra diz que a qualidade do sono é mais importante do que o tempo de descanso. No primeiro ano de vida, o não dormir o suficiente pode acarretar problemas de crescimento e de aprendizado.


Por Hospital Infantil Sabará

Quantas horas um bebê precisa dormir? A pergunta é frequente nos consultórios pediátricos. Os pais sempre querem fórmulas mágicas para não errar. O que poucos sabem, explica a neuropediatra Clarissa Bueno é que se deve levar em conta a individualidade de cada criança. Assim como acontece com os adultos, algumas precisam de poucas horas de sono, outras precisam dormir mais.

Ao longo dos primeiros 12 meses de vida, a duração do sono das crianças pode variar de 8 até 18 horas por dia, de acordo com a idade e as características individuais. “Essa variação, ao contrário do que sugere, não implica em problemas de saúde. Pode ser apenas uma característica da criança”, argumenta.
Como as crianças não expressam o que sentem, para saber se a falta de sono é um problema, os pais devem ficar atentos ao comportamento dos pequenos. “Se elas não descansam tempo suficiente, ficam irritadas, agitadas ou cansadas e podem até apresentar perda de apetite”, alerta.
Alguns problemas de saúde também podem comprometer a qualidade do sono dos pequenos. Crianças com asma, rinite, alergias ou síndrome gripais têm dificuldade para respirar e dormir. Bebês com refluxo gastroesofágico também podem ter o sono prejudicado.

Além de afetar a qualidade de vida dessas crianças, o sono insuficiente pode implicar em problemas de desenvolvimento, principalmente no primeiro ano de vida. “Quando os pequenos dormem o organismo não para. Neste período o sistema nervoso e o imunológico estão em atividade, os hormônios são produzidos e o crescimento das células acontece, entre outras atividades”, esclarece.

A falta de sono no primeiro ano de vida, de acordo com a Dra. Clarissa, pode acarretar problemas comportamentais como dificuldade de atenção, sonolência excessiva ao longo do dia, dificuldade de aprendizado, hiperatividade em alguns casos e problemas no desenvolvimento neuropsicomotor e até no crescimento. 

Ainda segundo a neuropediatra, nem sempre é preciso ensinar os recém-nascidos a dormir, mas os pais podem tomar algumas medidas para garantir os bons sonhos dos pequenos. A primeira dica é estimular a criança a pegar no sono sozinha, nunca no colo, para não virar um hábito. Um ambiente tranqüilo e pouco iluminado também ajuda a embalar. Um banho morno antes de ir para o berço é uma ótima estratégia. E, lembre-se, o bebê deve ser colocado em posição supina (de barriga para cima) – forma de prevenção da Síndrome da Morte Súbita Infantil.

Fonte: Revista Sempre Materna

4 comentários

  1. Olá, vim convida-la a seguir meu blog www.odiariodeumagravidez.blogspot.com .
    Estou seguindo seu blog e adorei os assuntos abordados aqui.

    Um grande beijo

    ResponderExcluir
  2. Conto sobre o nascimento do meu filho no blog, particularidades sobre a gestação, curiosidades...

    www.petalasdefelicidade.blogspot.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olá Querida!

    Estou grávida e amei seu blog...Parabéns!

    Tudo lindo por aqui...
    Já estou te seguindo.

    Espero sua visitinha : http://amordemaematerno.blogspot.com.br
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querida, muito obrigada, vou passar lá no teu blog tb pra visitar.

      bjo

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.