Papo de Treinante: Como se preparar para um Tratamento de Fertilidade!

Quando um casal está tentando engravidar e descobre que será preciso um tratamento, não é uma situação que se espera. Acho que sempre se acha que vai ser simples e rápido. Bom, mas será que é preciso se preparar quando vamos enfrentar um tratamento, mesmo que um tratamento mais simples como um coito programado?! A meu ver sim, é bem importante, pois na empolgação de achar que tudo vai se resolver com isso, esquecemos de pensar "e se não der certo?".

Acho que a principal preparação, nesse sentido, tem que ser quanto ao nosso emocional, afinal quem está preparado para ouvir que vai precisar de ajuda para engravidar?! O primeiro impacto é aceitar que será preciso se tratar, não é nada fácil, a gente sonha, planeja e acha que vai engravidar logo e de repente se vê em meio a uma dificuldade. Por mais que se saiba que é algo comum, que pode acontecer, a gente nunca espera que vai acontecer logo com a gente, bom, pelo menos comigo e com meu marido foi assim, parece que tiraram nosso chão. 
Bom, passada essa primeira fase, é hora de encarar a realidade e pensar em se preparar para as possibilidade, sim, pois infelizmente mesmo com um tratamento de reprodução assistida não há certeza de sucesso, e é quase impossível não se empolgar que na 1a tentativa já teremos nosso bebê. Não que seja preciso nos desmotivarmos por isso, mas é preciso manter o ‘pé no chão’, ter um certo equilíbrio entre o otimismo e as reais possibilidades.

Quanto a ansiedade, acho que é bem óbvio que quanto mais conseguir controlar é melhor, pois ela não é uma boa companheira e muito menos conselheira nessas horas. Buscar atividades que façam vcs relaxar, uma atividade física, um bom livro, um filme, são boas dicas para ajudar a aliviar as tensões.

Ter uma boa conversa de casal, saber as expectativas e medos um do outro, se apoiar, é muito importante. Essa questão é um desafio para o relacionamento do casal, e nessa hora quanto mais comunicação melhor. Esse amadurecimento, que ganhamos com as dificuldades, nos ajuda também a, futuramente, nos tornarmos pais mais preparado, acho que seria como uma ‘aula preparatória’.

Vocês tem que ter em mente que o tratamento é do casal, mesmo que seja específico para a mulher ou só para o marido, vcs estão juntos nessa e o problema torna-se dos dois. Então, conversem com o médico, esclareçam todas as dúvidas. Acreditar que é a melhor escolha de tratamento e ter o máximo de informação, vai ajudar com que vocês se sintam mais seguros.

Outro ponto fundamental, a meu ver, é não se culpar, não importa se há problemas, agora é hora de respirar fundo e seguir em frente, pois logo ali na frente, um belo futuro nos espera :)

Um outro texto que acho que também pode ajudar e você pode gostar é "Fertilidade: também é importante cuidar do seu emocional!"

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.:  Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
Comentários pelo Facebook
0 Comentários pelo Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.


HomeSobreAnuncieContato



Da Fertilidade à Maternidade - 2015 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento: Colorindo Design | Tecnologia do Blogger