Organizando a Festa de Aniversário...


Passado mais um aniversário da Giovana, achei legal fazer um post com dicas, já que o último que escrevi foi logo após a festinha do 1o ano, que foi no salão de festas da minha casa, aqui tem o post tb com mais dicas.

Algumas perguntas que vc vai precisar pensar logo no início:
- Quanto vc pretende gastar?
- Onde fazer? Em casa, na creche/escola, em casa de festas, no salão de festas de casa, …- Quantas pessoas convidar?
- Qual será o tema?
- O que servir de comes e bebes?
Essas perguntas são importantes para vc começar a ‘moldar’ sua festa em relação a custos, principalmente.
Se você vai fazer a festa em casa de festas especializada pode ser um pouco mais caro, mas vc vai trabalhar ‘beeeemmm menos’ e estará com quase tudo organizado. No meu caso, comparando o 1o ano que fiz em casa e os demais em casas de festas, saiu quase a mesma coisa, então vale pesquisar, não descarte rápido achando que é muito caro.


Casa de Festas
Se vc optar por casa de festas, a 1a coisa é começar a visitar casas e fazer orçamentos, eu indicaria com uns 6 a 8 meses de antecedência, assim tb vc consegue um preço melhor e opções de parcelamento. Outra dica, que pode ser interessante é optar por festa escola ou festas de 2a a 5a feira à noite, que tem um preço menor, é o que tenho feito, ainda mais que minha filha faz aniversário em janeiro, que é uma época que muitos passam os finais de semana na praia.
Na hora de escolher o salão é importante se atentar para alguns detalhes, conforme as suas necessidades: brinquedos voltados para a idade do aniversariante e dos convidados (sim, tb é importante distrair outras faixas etárias), posição dos brinquedos (ex. não acho uma boa quando os brinquedos são num andar superior em que as crianças tem que ficar subindo e descendo escadas), nro de recreacionistas, alimentação oferecida, até que idade crianças não pagam, climatização, nro de garçons, segurança, estacionamento, gastos extras (ex. convidados que excederem o pacote contratado, brinquedos e decorações que são cobrados à parte, …).


Festa em Casa
Se vc optar por fazer no salão de casa, já verifique a disponibilidade e agende com uns 6 meses de antecedência, para evitar de não ter a data que vc quer. 

Verifique as regras do salão, se há alguma restrição, quanto a uso de alguma área, colar decoração nas paredes, nro máximo de convidados, … Verifique o nro de mesas e cadeiras, se não é preciso locar. Quem vai servir os convidados?! Pois é, pense no nro de pessoas, se tiver como contrate alguém, assim vc consegue dar mais atenção as pessoas e também aproveitar um pouquinho, senão, pense em um formato que facilite, como uma mesa tipo buffet, em que os próprios convidados possam se servir. Como será a decoração?! Se vc mesma vai fazer/comprar/alugar ou se vai contratar alguém. Pense na diversão, como distrair e divertir as crianças, talvez alugar kits de brinquedos, equipe de recreação, ou mesmo montar um espaço e colocar vários tipos de brinquedos, pode ser que já tem em casa, para a criançada aproveitar.


Festa na Escola
Se você escolher por fazer a festa na escola, converse com o responsável como normalmente é feito, o que pode, o que não pode, que horas e já pré-agende uma data. Nesse caso não precisa ser com tanta antecedência, 1 ou 2 meses antes já é o suficiente para começar a organizar. Pense na decoração, vc pode comprar kits de decoração prontos ou alugar, tb pode colocar balões e chapéuzinhos, mais ao estilo das nossas festas de antigamente. Algumas escolas tem espaço e autorizam tb o alguel de brinquedos, mas é sempre bom se informar antes com a escola.


Na hora de escolher o local da festa, também é importante pensar no clima, por exemplo, se houver em um espaço aberto, qual será o plano B caso chova,?!


Depois de escolher o local
 
Com o local escolhido, você terá que:
- montar sua lista de convidados (se for na escola, verifique o nro de crianças da turminha).
- providenciar e enviar os convites: a maioria das casas hoje oferece os convites em papel e online, informe-se. Eu sugiro enviar com uma antecedência de 15 a 20 dias da festa, quando não é na escola. Já na escola, os convites são entregues a professora, que encaminha pela agenda de cada aluno, geralmente com antecedência de uma semana. Quando não for na escola, solicite confirmação dos convidados com uns dias de antecedência, 7 dias, com isso se exceder o nro contratados, vc tem tempo para se organizar.
- roupa para o(a) aniversariante e para o papai e a mamãe. Eu sugiro providenciar com uns 30 dias de antecedência, assim já se tem definido o tema da festa e uma ideia do clima da época. Para criança sempre bom ter uma roupa reserva, ;)
- fotografia e/ou filmagem: mesmo que vc não vá contratar alguém,  fale com o pessoal da família pra ajudarem a tirar as fotos), é uma recordação e as crianças adoram ver depois que já estão maiorzinhas.
- lembrancinhas: pode ser apenas para as crianças, ex. saquinhos de guloseimas, kit com brinquedinhos, kit escolar, …, ou também pode ser oferecido algum tipo de lembrança do aniversário para os adultos/famílias, como um imã de geladeira, um marcador de livros,...
- mesa de guloseimas: com certeza um atrativo para as crianças e tb para os adultos, é uma mesa geralmente mais baixa, para ficar mais al alcance das crianças, com diversos doces que agradam os pequenos, como balas, bombons, gelatinas de copinho, ...
Outros detalhes, fazer ou providenciar um clipe com fotos para ficar passando durante a festa, selecionar músicas e ou DVDs. Ah, faça uma listinha do que vc não pode esquecer no dia da festa (ex. levar câmera fotográfica, bateria extra, lembrancinhas, dvds infantis, …), assim na hora da festa vc tem uma memória auxiliar para ajudar a não esquecer nada.

Uma última dica, tente organizar a festa de um jeito que vc, o papai e o(a) aniversariante também aproveitem também, não pense só nos convidados ;)

Outro post que escrevi depois do 1o ano da minha filha, que tb dei várias dicas "Dicas para festinha de aniversário: 1o Ano!"
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

>> Inspire-se e tenha outras ideias de decoração, lembrancinhas, ... acessando as várias fotos do nosso painel do Pinterest

Um comentário

  1. Olá meninas!!! Ótimo post mas para mamães que querem fazer festa com temas lúdicos, diferentes e divertidos minha dica eh o www.zumbalum.com.br !! Bjokas!!!

    ResponderExcluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.