Cuidados com os primeiros dentinhos do bebê!

Os cuidados com os dentinhos da criança devem começar cedo, pois a dentição do bebê inicia seu processo de formação ainda no útero materno! Alguns fatores como a ausência de nutrientes na dieta materna durante a gestação, o uso de medicamentos inadequados ou infecções podem prejudicar o processo de formação dos dentes no feto.

A amamentação também está relacionada com os dentinhos do bebê, pois o ato de mamar previne alterações bucais, a sucção auxilia na prevenção de posicionamento incorreto dos dentes e promove a respiração nasal. O nascimento dos dentinhos de leite proporciona a mastigação e a deglutição da criança que começará a receber outros alimentos além do leite materno após seu 6º mês.

Provavelmente no 6º mês alguns dentinhos no bebê começarão a surgir, os primeiros a nascer serão os dentinhos da frente (incisivos) no maxilar inferior. Pode acontecer de algumas crianças chegarem a um ano de idade sem dentes, mas a maioria dos dentes irá nascer até os dois anos e meio. Serão formados ao todo 20 dentes de leite (10 em cada maxilar) até o 3º ano da criança.
O nascimento dos primeiros dentinhos provoca inchaço das gengivas, o bebê irá sentir desconforto, e vai ficar mais dengoso, inquieto, vai chorar com mais freqüência e pode perder o apetite, em alguns casos o bebê chega a apresentar uma leve febre.

Algumas dicas para aliviar esse desconforto:
- Oferecer para a criança um mordedor para que ela possa coçar e aliviar a gengiva.
- Colocar o mordedor na geladeira antes da criança o utilizar, o frio promoverá um alívio temporário na gengiva.
- Oferecer um “picolé de leite materno” (é feito com leite ordenhado da mãee armazenado no congelador em forminhas de picolé! Uma maneira divertida de aliviar as gengivas do bebê sem privá-lo dos nutrientes que o leite humano possui!)

A higiene e escovação dos primeiros dentes devem ser realizadas com escova infantil adequada, que possua cerdas macias. Deve-se iniciar a escovação assim que ocorra a erupção dos dentinhos. A escovação noturna é importante, mas lembrando que não se utiliza creme dental com flúor para crianças com menos de três anos, pois é necessário que a criança já saiba cuspir a solução.

Maylu Souza
Enfermeira pós-graduada em Obstetrícia, com experiência em Maternidade, em Saúde Pública e na área de Docência. Psicanalista em formação (focando na área infantil e familiar, na relação entre mães e bebês e na psicoembriologia). 

Blog Da Fertilidade à Maternidade
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.