10 Sintomas que podem indicar que você está grávida!


Já falamos aqui sobre os sintomas, como eu sempre digo, é muito complicado tirar conclusões ou criar expectativas baseado em sintomas, pois eles são causados, principalmente, por alterações hormonais, que acontecem em várias situações que não só na gravidez e até mesmo por ansiedade. Mas, de qualquer forma,  vale listar quais os principais sintomas ou os mais comuns, que podem indicar que você está grávida:

1- Atraso menstrual: esse é o principal dos sintomas, com certeza.

2- Sensibilidade e inchaços nos seios: as alterações hormonais podem causar dores e fisgadas nos seios.

3- Bicos dos seios escuros e/ou com veias mais aparentes.

4- Um pequeno sangramento ou corrimento mais escuro no período que a menstruação deveria vir.

5- Náuseas e enjôos.

6- Cólica leves.

7- Vontade de urinar com muita frequência.

8- Alterações intestinais (o que muitos chamam de intestino frouxo) e gases.

9- Corrimento(muco cervical) em mais quantidade, geralmente mais liquido ou cremoso, incolor ou branco.

10- Acnes.

É importante alertar, que mesmo que você tenha todos os sintomas acima não é certeza de gravidez, são apenas alguns bons indícios que pode ser um bebê à caminho.

Para ter certeza e tirar a dúvida, só com um exame de sangue, chamado Beta HCG, e de preferência, faça o beta HCG quantitativo, que indica a taxa exata de hormônio no seu sangue e pode detectar com mais precisão, além de indicar o tempo de gestação. O teste de farmácia também pode ser feito, feito corretamente, conforme descrito na bula tem uma taxa bem alta de acerto. E, claro, nada melhor que procurar o médico para uma avaliação e, quem sabe, já iniciar o pré-natal! ;)

Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

Leia também: Ai os sintomas, será que é gravidez?!

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

22 comentários

  1. Posso estar grávida com esses resultados? Uso pilula anticoncepcional continua.
    Ainda assim há riscos?
    Nao fiz Bhcg

    HORMÔNIO FOLÍCULO ESTIMULANTE (FSH)

    RESULTADO <0.30 mUI/mL
    Mulheres :
    Método: Quimioluminescência direta Fase folicular : 2.5 a 10.2 mUI/mL
    Pico ovulatório : 3.4 a 33.4 mUI/mL
    Fase Lútea : 1.5 a 9.1 mUI/mL
    Gravidez : < que 0.3 mUI/mL
    Pós-menopausa : 23.0 a 116.3 mUI/mL
    Homens :
    13 a 70 anos : 1.4 a 18.1 mUI/mL

    HORMÔNIO LUTEINIZANTE (LH)

    Intervalo de referência:
    RESULTADO <0.07 mUI/mL Mulheres :
    Método: Quimioluminescência direta Fase folicular : 1.9 a 12.5 mUI/mL
    Pico ovulatório : 8.7 a 76.3 mUI/mL
    Fase lútea : 0.5 a 16.9 mUI/mL
    Gravidez : <0.1 a 1.5 mUI/mL
    Menopausa : 15.9 a 54.0 mUI/mL
    Contraceptivos : 0.7 a 5.6 mUI/mL
    Homens :
    20 a 70 anos : 1.5 a 9.3 mUI/mL


    ESTRADIOL

    RESULTADO <11.80 pg/mL
    Método: Quimioluminescência
    Intervalo de referência:
    Mulheres:
    Fase Folicular :18,9 a 246,7 pg/mL
    Meio do ciclo :35,5 a 570,8 pg/mL
    Fase Lútea :22,4 a 256,0 pg/mL
    Menopausa sem reposição hormonal :até 44,5 pg/mL


    PROGESTERONA

    RESULTADO 0,48 ng/mL Intervalo de referência:
    Método: Quimiolumonescência Mulheres não grávidas:
    Fase Folicular: 0.15 a 1.40 ng/mL
    Fase Lútea : 3.34 a 25.56 ng/mL
    Pós-menopausa : Até 0.73 ng/mL
    Mulheres grávidas:
    1º trimestre : 11.22 a 90.00 ng/mL
    2º trimestre : 25.55 a 89.40 ng/mL
    3º trimestre : 48.40 a 422.50 ng/mL

    PROLACTINA
    Intervalo de referência:
    RESULTADO 13,72 ng/mL Mulheres :
    Método: Quimioluminescência direta Não grávidas : 2,8 a 29,2 ng/mL
    Grávidas : 9,7 a 208,5 ng/mL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, esses exames que vc postou não são para avaliar uma gestação, então por eles não tem como tirar conclusões. Pelo exame de progesterona vc não estaria sob suspeita, pois o valor indica que não houve ovulação. Mas para tirar a dúvida, o melhor é pedir um Beta HCG para o teu médico, para avaliar corretamente.
      Alê

      Excluir
    2. Querida, muito obrigada pela resposta e parabéns pelo blog.

      Excluir
  2. Olá, tomei remedio anticoncepcional desde meus 14 Anos. entao decidi engravida junto a meu marido..
    Parei de tomar o remedio mes passado, e desceu para mim dia 24/04. estou muito ansiosa. 2 semanas depois desceu um corrimento marrom, na calcinha entao fiz um teste HCG mais sabia qe ainda estava muito sedo.. 4 dias antes do atraso da M, fiz o de farmacia e ainda deu Negativo.. estou Com muito sono , e urinando muito frequente, porem meus seios estao normais, so doeu um pouco meu pequei no bico.. hoje ja e dia 25/05. e ate agora nada da M. sera que ja posso estar gravida ? Se eu fizer o BHCG já vai identificar , ou devo esperar mais uns dias ? Obrigada !! me ajudem *-* <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla, o melhor é aguardar usn 3 dias de atraso, já que é o 1o ciclo. É complicado avaliar gravidez por sintomas, pois eles são causados por alterações hormonais que acontecem por vários motivos que não só uma gravidez. Um conselho que eu te dou, é procurar um bom ginecologista para fazer uma avaliação pré-natal e receber orientações, aqui tem algumas dicas que podem ajudar http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2009/07/quero-engravidar-e-agora-por-onde.html

      Excluir
    2. Sim é o melhor né rs , é que as vezes a ansiedade atrapalha rsrs. Mais muito obrigada pela resposta ! estou adorando seu Blog .

      Excluir
  3. Olá, meu nome é Keyla tenho 33 anos e parei de tomar o anticoncepcional vão completar 03 ciclos. No meu primeiro ciclo minha menstruação veio bastante desregulada, atrasou bastante. No segundo ciclo atrasou 02 dias, o que considero normal. Meu ciclo é de 24 dias, e minha última menstruação veio dia 07 deste mês. Então pelas minhas contas é para vir dia 31 deste mês, andei pesquisando sobre os possíveis dias ferteis e eu procurei ter relações nesses dias, e quatro dias depois do meu possível dia mais fértil que foi dia 17 eu tive um corrimento cor de caramelo, durou 3 dias e foi embora. Não sinto mais nada, porém estou super ansiosa. Será que posso estar grávida mesmo não sentindo nada ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keyla, td depende se vc já está ovulando ou não, se vc ovulou e teve relação tem chance sim. Eu aconselho sempre procurar um bom ginecologista para fazer os exames pré-gestacionais e orientação, que são muito importantes para garantir uma gestação saudável e que vc consiga engravidar logo.
      Nesse link tem várias dicas que acho que tb podem te ajudar http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2009/07/quero-engravidar-e-agora-por-onde.html

      Excluir
  4. ola pessoal, eu estou tentando engravidar a seculos, em 2000 eu angravidei de um namorado mas tive uma gravidez tubaria retirei minha trompa direita, ai logo apos(demorou um pouco) eu casei novamente fiquei 4 anos casada e nesses 4 anos tentei engravidar mas nao conseguir meu ex marido na epoca fez exames e tudo certo com ele eu tb fiz e os medicos tb disseram que estava normal, mas apertavam uma tecla que era do peso pq eu era obesa morbida tinha 106kg pois bem me separei desse meu marido ai passar do tempo me casei novamente e esse durou um ano e esse meu marido queria ter filho logo, bom ele fez tb o espermograma e deu tudo certo eu tb fiz exames e deu tudo certo ai me separei e hoje depois de tempos ele tem um filha de qse 2 anos e ai o problema é de quem? bom eu emagreci 47 kg o problema nao é mas do peso né me casei novamente meu marido esta querendo filho, eu ja fiz exames de sangue novamente, e ultra meu marido ja fez espermograma tb deu normal e levei tudo na medica ela virou para mim e disse agora é tentar, mas nao posso ficar esperando ja tenho 35 anos completarei amanha como esperar eu marquei uma outra profissional vou falar tudo isso para ela para ver se ela me passar a histossalpigografia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, como vc já tem um histórico de tentativas acho que vale uma investigação mais detalhada sim. Que tudo dê certo!

      Excluir
    2. obrigada vou hoje na ginecologista e falar isso para ela pq eu quero acho que é o meu direito né
      bjos

      Excluir
  5. Olá, meu nome é Waléria Cristina, queria tirar uma dúvida! Minha menstruação está atrasada tem 13 dias, tenho sentido enjoos, tonturas, dores de cabeça, seios inchado e coçando, e hj houve uma pequena secreção marrom. conversei cm uma amiga grávida, enfim, ela respondeu q não teve em sua gestação, porém sua amiga sim. fiquei muito preocupada. já tenho o intuito de fazer o exame de sangue na terça a qual faço 15 dias de atraso.
    mas pfv responda, qual possibilidade de estar grávida???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que a possibilidade é muita eu ja teria feito o exame valeria faz logo e tire a duvida faz de farmacia e se ainda tiver duvida faça o de sangue

      Excluir
    2. Oi Waléria, eu não conheço o teu ciclo, nem teu histórico, mas se vc tem um ciclo regulado tem boas chances de uma gravidez. Mas, só fazendo um teste mesmo pra tirar a dúvida.

      Excluir
  6. GENTE CONSEGUI UMA MEDICA QUE NA QUAL ME DEU ATENÇÃO, FALEI TUDO QUE ESCREVI PARA VOCES ACIMA E ELA FICOU PERPLEXA QUE OUTROS MEDICOS NAO TENHA PASSADO A HISTORESSALPIGOGAFRIA AI ELA PASSOU E TAMBEM PASSOU A HISTORESCOPIA AGORA ESTOU RESANDO QUE SEJA SOMENTE UM ENTUPIMENTO PQ ELA FALOU QUE POSSO ESTA COM FALENCIA EM OUTRO OVARIO RESTANTE PQ EU TIVE UMA GRAVIDEZ TUBARIA EM 2000 E DE LA PARA CA NAO CONSEGUI MAS ENGRAVIDAR GENTE FIZ TODOS OS EXAMES DE SANGUE E DERAM NORMAIS ESTOU ATE COM MEDO

    ResponderExcluir
  7. ALGUEM ENGRAVIDOU DEPOIS DE FAZER A HISTORESSALPIGOGRAFIA? MESMO DANDO RESULTADO DE TROMPAS ENTUPIDAS OU QUALQUER OUTRA SITUAÇÃO?

    ResponderExcluir
  8. Boa Tarde,

    Minha ultima menstruação foi no dia, 30/05 durou menos que o normal e veio antes do que era para vir (antes de acabar a cartela do anticoncepcional. e até hoje 07/07 nem sinal dela. Tenho relações frequentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é importante procurar o ginecologista para uma avaliação correta. Se vc toma anticoncepcional certinho e não usou nenhuma medicação que possa cortar o efeito, pode ser efeito da pílula, hormonal, ...

      Excluir
  9. Ola,bom dia.Meu nome e luciara e tenho 42 anos.Gostaria de saber se ainda posso engravidar, pois já to tentando a cinco meses, e o medico me passou para tomar o Hipofo.Posso ou não ter outro bebê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciara, é preciso uma avaliação médica com exames para poder responder essa pergunta, principalmente avaliar a tua reserva ovariana. Aqui neste link tem mais detalhes que podem ajudar http://www.dafertilidadeamaternidade.com.br/2011/07/estou-tentando-engravidar-mas-ate-agora.html

      Excluir
  10. Eu fiz o beta hCG segue o resoltado, espero que possa me ajudar

    Resoltado ...............0.30 mUI/mL

    Valores referência:

    Mulheres não gravidas fase pre-menopausa : até 5,3 mUI/mL
    Mulheres fase pos-menopausa : até 8,3 mUI/mL
    Homens : até 2,6 mUI/mL

    Nota: a dosagem do hcg deve ser avaliada em correlação com o quadro clínico sendo um resultado isolado insuficiente para o diagnóstico de gravidez ou sua exclusão. Na presença de resultado discordante do quadro clínico sugere-se , a critério médico , repetição.


    Quer dizer que não estou grávida ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shirley, o valor é negativo, mas se a menstruação não descer o melhor é repetir em 7 dias e procurar teu médico.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.