Mioma: nódulo que atinge metade das mulheres no mundo!

Algumas espécies de miomas não interferem na gravidez e saúde feminina

O mioma é um nódulo benigno que acomete mulheres entre os 30 e 50 anos de idade. De acordo com especialistas esse tipo de nódulo é mais comum entre mulheres que já sofreram de abortos ou mesmo em casos de infertilidade. Pesquisas apontam que mais da metade das mulheres no mundo possuem o mioma, sendo não considerado um fator que impede o processo da gravidez.
Um dos sintomas das pacientes acometidas pelo mioma é o aumento do fluxo menstrual, tornando-se sangramentos intensos e bem mais duradouros do que o comum. O mioma é responsável somente por 3% dos casos de infertilidade, ou seja, mulheres podem engravidar mesmo se tiver o nódulo.

Miomas prejudicais para gravidez
Existem alguns tipos de miomas que localizam-se em determinados locais do útero. Os denominados de submucosos, por exemplo, ficam localizados na cavidade interna do útero. Os nódulos localizados também na parede uterina, geralmente os mais volumosos, também pode gerar complicações para engravidar.
Existem miomas que crescem do lado externo do útero, chamados de suberosos, estes dificilmente atrapalham na gestação.

Quando é preciso realizar a cirurgia?
A cirurgia é aconselhada entre os médicos quando pode causar infertilidade, nos casos citados, como os mais volumosos ou presentes na parede uterina. Quando há o aumento do abdome ou em casos de abortamentos repetidos é indicado a retirada do nódulo.
Existem diversas formas cirúrgicas para retirada no mioma, embora muitos nódulos sejam assintomáticos e não interferem na saúde da mulher. Quando há casos de infertilidade é importante averiguar outras possíveis causas para um tratamento mais eficaz.

Algumas dicas para evitar o desenvolvimento dos miomas
Mantenha o peso equilibrado. Aumentos excessivos ou perdas bruscas podem interferir na saúde hormonal e consequentemente no crescimento do mioma;

Cuide da saúde do fígado, órgão responsável por transportar o estrogênio ao organismo. Evite o consumo excessivo de gorduras, café e álcool. Invista na ingestão de alimentos benéficos para a desintoxicação do fígado como o própolis, abacaxi, maça, gengibre, rabanete e frutas vermelhas;

Beba água o suficiente, no mínimo dois litros ao dia;

Consuma melão, aliado número um da saúde feminina;

Consuma fontes de fibras presentes nas frutas, cereais integrais, e folhas.


Fonte: www.onlinefarma.com.br - escrito especialmente para o Da Fertilidade à Maternidade

Outros posts sobre o assunto:

Miomas Uterinos: perguntas, respostas e tratamentos

Será que o mioma realmente é um vilão quando o assunto é infertilidade?

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.