O que é Ovulação Tardia

Se você está tentando engravidar a algum tempo, já deve ter ouvido falar em ovulação tardia, se não, talvez com a explicação do que é você se identifique, por talvez já ter acontecido com você.

A ovulação tardia é quando a ovulação acontece após o período natural da sua ovulação, ou seja, mais tarde do que normalmente acontece. 

Quando a ovulação tardia acontece, ela causa o atraso da menstruação, ou quando você engravida, pode fazer com que demore um pouco mais para que o exame de gravidez marque o positivo. Isso porque, após a ovulação, existe a fase lútea ou luteínica, que é a fase pós ovulatória em que o útero se prepara para receber uma possível gestação ou uma futura menstruação. Esta fase tem um período fixo para cada mulher, geralmente entre 12 a 14 dias, que é o tempo necessário para essa preparação do útero. Por exemplo, eu tenho uma fase lútea de 14 dias, então minha menstruação desce sempre 14 dias após o dia da minha ovulação, uma amiga tem uma fase lútea de 12 dias, por isso a menstruação dela virá 12 dias após o dia da ovulação. Com isso, eu que ovulo normalmente no 15o dia do meu ciclo, se tiver uma ovulação tardia, tipo no 20o dia do meu ciclo, irei menstruar 14 dias depois, então minha menstruação vai atrasar 5 dias, claro, se não engravidar.
A ovulação tardia pode acontecer por vários motivos, sendo os mais comuns, o crescimento mais lento dos folículos (cistos funcionais) e/ou do endométrio durante o ciclo, as alterações hormonais, tratamentos com medicações hormonais, ovários policísticos, que podem causar irregularidade na ovulação.

Quando você teve uma ovulação tardia e engravidou, o exame de gravidez pode demorar um pouco mais para marcar, porque vc ovulou depois e, consequentemente, o óvulo vai se ficar ao útero também um pouco mais tarde e a produção do HCG, hormônio que indica a gravidez, também começará a ser produzido mais tarde.

A ovulação tardia é relativamente comum de acontecer, então se você está achando que aconteceu com vc, a menstruação atrasou e o teste de gravidez deu negativo, aguarde mais uns dias e refaça o teste de gravidez.

Outros posts que você também pode gostar:
Alê Nunes
Blog Da Fertilidade à Maternidade

P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê

* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!

10 comentários

  1. oi meu parei co ac tem 3 meses os 2 primeiros foram de 26 e 27 e neste tiver uma ovulação tardia a minha menstruação veio dia 10/08/15 e ovulei no dia 28/08 e hj faz 14° DPO da ovulação e os teste de sangue e de farmácia de negativo.dia 10/09 tiver um corrimento rosado tipo que a menstruação ia desse e nada hj tem 2 dias que era pra vim e nada ate agora devo fazer o exame de novo com quantos dias agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zi, se vc sabe o dia que ovulou conta 16 DPO, aí já pode refazer o teste. Se vc não tem certeza do dia, espera mais uns 5 dias e repete.
      Alê

      Excluir
  2. ola bom dia minha mestruação era pra ter vindo dia 12/09 e ate agora nada, fiz um teste de farmacia mno sabado porem apareceu uma segunda linha muito mais muito clarinha, e eu percebi pelo muco que minha ovulaçao nao foi na data prevista , sera q posso estar gravida. hj estou no 38 dia do ciclo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, é possível que seja gravidez, espera uns 3 dias e repete o exame ou já faz um exame de sangue Beta HCG quantitativo.

      Excluir
  3. Boa tarde! Estou com 6 dias de atraso, no dia da minha regra vim, só veio um corrimento marrom. E até agora nada! Não tenho sintomas de gravidez o q pode ser? Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, vai ser preciso uma avaliação médica, se não for gravidez, pode ser alguma alteração hormonal, cisto, ...

      Excluir
  4. Fiz o teste de farmácia com 5 dias de atraso da menstruação deu posito hoje a menstruação desceu será que posso está grávida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pode, mas tb pode ser uma gravidez química ou um aborto espontâneo, quando o óvulo fecundado não chega a se fixar ao útero, melhor repetir o exame e procurar o gineco para ele avaliar.

      Excluir
  5. Minha menstruação veio dia 28 de setembro, fui fazer a ultrassonografia diz que menstruei dia 30 de setembro estou com 29 semanas e cinco dias, se menstruei as semabas batem errado se mestruei dia 28, quando fiz a primeira ultrassonografia estava de 8 semana e 6 dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, 2 dias é muito pouco pra ter alguma alteração. Às vezes vem pouco ou só manchinhas e já conta como sendo menstruação, mas não, só quando vem fluxo que se conta, talvez seja essa a diferença. O melhor é considerar pelo ultrassom.

      Excluir

Para enviar sua dúvida, use os comentários pelo Blogger, não pelo Facebook, pois nesse não recebemos aviso e não temos como responder rapidamente.

© Da Fertilidade a Maternidade - Todos os direitos reservados
Desenvolvimento por: Colorindo Design - Tecnologia do Blogger.