Muitas mães já se depararam com esse termo, estimulação precoce, durante sua gestação ou até mesmo em rodas de conversa com suas amigas. Entretanto muitas delas têm dúvidas a respeito sobre o que se trata e quais as vantagens e desvantagens de estimular seu(a) filho(a) ou mesmo de quando iniciar a estimulação. Dessa forma, através desse post vou descrever um pouco mais sobre: o que é? Para que serve? E quais faixas etárias podem ser estimuladas?
O que é estimulação precoce?
humanos e ambientais destinados a proporcionar a criança, nos seus primeiros anos de vida ou até mesmo antes, experiências significativas para alcançar pleno desenvolvimento em seu processo de evolução.
Quando uma criança está sendo gerada e conforme avança os estágios de gestação, são formados os sistemas: nervoso e periférico, que se comunicam entre si enviando e recebendo estímulos nervosos através dos sentidos. Essa comunicação cria conexões (sinapses) por meio dos neurônios e armazenam tais informações na memória do indivíduo.
Sendo assim, para estimular, independente da idade da criança, é necessário que se faça interações com a mesma, pois quanto mais interação, mais conexões (sinapses) e quanto mais conexões, mais memória e desenvolvimento.
Para que serve a estimulação?
A estimulação serve para que a criança desenvolva suas capacidades sensitivas e motoras, potencializando sua evolução como indivíduo, por meio de interações com as pessoas que a rodeia e o meio em que vive.
A criança não estimulada não se desenvolve?
Sim, a criança consegue aprender de duas formas:
- De maneira natural, onde se ela nascer com toda a parte física e motora íntegra (como acontece com todos os bebês que não possuem nenhuma limitação ou deficiência) ela com o tempo aprenderá a se alimentar, sentar, engatinhar, etc.
- Através da intervenção do meio com as atividades sensoriais e motoras, instigando e desafiando suas potencialidades e seu cognitivo.
Quais faixas etárias podem ser estimuladas?
Conforme descrito acima é possível iniciar a estimulação desde a gravidez, pois a partir da quarta semana da gestação os olhos e os ouvidos se começam a desenvolver. Durante a sétima semana o embrião já tem pele a recobrir o corpo (apesar de ser muito fina e praticamente transparente). Nesse período desenvolvem-se os dentes e o palato existindo o início da sensibilidade a nível da boca. Na oitava semana é a vez do sistema nervoso e condução de estímulos. Após o nascimento os estímulos vão até o terceiro ano de vida da criança. Após esse período inicia-se a fase pré-escolar e de alfabetização.
Em breve postarei mais
dicas sobre atividades estimulantes e muito mais aqui no Da Fertilidade à Maternidade!
Quer
ficar por dentro acesse www.facebook.com/PriscilaOliveiraPsicopedagogaInfantil
Pedagoga, Psicopedagoga Clínica e
Institucional, Especializada em Estimulação de zero aos três anos pela Little
Genius e UNIAPAE e agora colunista do Blog Da Fertilidade à Maternidade.
P.S.: Gostou do post, então compartilha :), mas se for copiar cite a fonte, com link e a autora. É mais justo com quem pesquisa e escreve sobre o assunto para tentar ajudar. Obrigada, Alê
* As informações disponíveis são meramente informativas, os comentários respostas são informações leigas e não substituem a Consulta Médica!
Acho super importante a estimulação e sempre que posso faco isso com o Henrique!
ResponderExcluirBjus
http://esperando-esperar.blogspot.com.br/
Na minha página tem várias dicas de atividades que você pode realizar com o Henrique!
ExcluirBeijos.
Ah por aqui sempre estimulamos o Benjamin, agora a Stella. Ambos sempre responderam muito bem. A Stella interage de um jeito que fica claro que está entendendo tudo. O máximo!
ResponderExcluirEu semprei utilizei nos meus atendimentos (sou fisioterapeuta) e depois de ser mãe tambêm intervi bastante no meu filho, mas sempre respeitando o tempo dele. 😉
ResponderExcluirOI Alê, com certeza os estímulos são importantes. Mas acho fundamental que sejam no tempo certo, da forma adequada para cada fase, de maneira que criem laços afetivos e não gerem estresse na criança e bebê, nem ansiedade nos pais.
ResponderExcluirAdorei o post.
beijos
Chris
Alê ótimo texto! A estimulação é benéfica, desde que, não vire uma obsessão dos pais. Criança tem idade para tudo. Tentar acelerar o processo em demasiado não faz bem! Vou acompanhar suas dicas!! Parabéns
ResponderExcluirEstimular traz muitos benefícios, mas devemos não criar expectativas sobre a resposta, pois cada bebê tem seu tempo de aprendizado.
ResponderExcluir@nossasaogemeos.
Estimular traz muitos benefícios, mas devemos não criar expectativas sobre a resposta, pois cada bebê tem seu tempo de aprendizado.
ResponderExcluir@nossasaogemeos.
Acho super importante! Sou formada em psicopedagogia e sei o quanto vale a pena estimular seu bebe.
ResponderExcluirDeia Tomaz
@lancheiradojoao
Acho super importante esses estímulos. Vivemos em um mundo muito movimentado, cheio de informações, e é praticamente impossível deixar nossos pequenos longe de tudo isso. Sou a favor dos estímulos mais lights, sem tanta tecnologia, mas todos são importantes.
ResponderExcluirBeijos Mila (@mundodamae)
Acho super válida a estimulação, mas como tudo na vida, tem que ser cautela para não exagerar.
ResponderExcluirOlá. Muito interessante suas dicas. Realmente a estimulação precosce é algo importante para a criança em desenvolvimento. Li muito sobre isso na minha gravidez e desde a barriga procuro estimular bem o meu bebê, bricava com ele na barriga, colocava músicas calmas para ele ouvir, e depois que nasceu sempre procuro ensiná-lo coisas novas, mas claro sempre respeitando suas fases de desenvolvimento e já percebo resultados, meu filho é bem ativo, aprende tudo rápido, é bastante saudável e se desenvolve de uma maneira elogiada pelos pediátras.
ResponderExcluirTenho um blog sobre maternidade. Quem quiser vai la, vou deixa o link pra vocês. Bjs
comovireimaeaos20.blogspot.com
Acho muito importante a estimulação do bebê desde o ventre! Carinho e amor devem ser passados desde os primeiros dias!
ResponderExcluirNa minha opinião estimular traz muitos benefícios e cada um tem seu tempo bj
ResponderExcluirMuito bacana o post! Acho muito válido e importante essa estimulação! Esperando ansiosa por mais dicas!
ResponderExcluirBj
Juliana Carreras
www.mamaerobo.com
Adorei o post e ficarei aguardando as dicas .. Aqui quando estava grávida colocava música e conversava bastante além do carinho
ResponderExcluirBeijos Mi Gobbato - Espaço das Mamães
Ótimo post sobre como é importante estimular ;) parabéns
ResponderExcluirEstímulos são importantes e auxiliam muito, mas claro sempre acompanhado de bom senso pois cada criança é diferente no seu tempo.
ResponderExcluirAdorei o post a estimulação é importante e sempre procuro estimular meu filho.
ResponderExcluirMari
Vamosmamaes.blogspot. com.br
Estímulo é muito importante desde que tudo no tempo correto! Mas se feito da forma correta ajuda muitooo! parabéns pelo post
ResponderExcluirQue máximo! Adorei! @caroleassinhazinhas
ResponderExcluirAle, super importante a estimulação, logico que no seu tempo correto, sem prejudicar a criança! Adorei o post!
ResponderExcluir